América
None

Bandidos banidos. Já é bom começo

Torcedores de bem sabem que a presença da PM dentro e fora dos estádios é fundamental para manter a ordem e a segurança. Se com ela já está difícil, imaginem sem

postado em 01/10/2014 12:00 / atualizado em 01/10/2014 08:35

Jaeci Carvalho /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe / EM DA PRESS
Os amigos atleticanos Sérgio Alvarenga, Zigu e Adalberto já podem levar os filhos com segurança ao Independência, assim como os cruzeirenses Gustavo Gatti e Bruno Vicintim podem ir com os deles ao Mineirão. Graças à medida firme do Ministério Público de Minas Gerais, que baniu três facções organizadas por seis meses dos estádios do país. Achei a decisão excepcional, mas uma pergunta não quer calar: quem vai fiscalizar ou impedir a entrada desses bandidos travestidos de torcedores? Sabemos que a Polícia Militar não faz mais a segurança interna – para mim, um erro gravíssimo. Torcedores de bem sabem que a presença da PM dentro e fora dos estádios é fundamental para manter a ordem e a segurança. Se com ela já está difícil, imaginem sem...

Considero perfeita a medida do MP, órgão em que confiamos, mas outras serão necessárias para que a determinação seja cumprida. Não é mais possível assistirmos a cenas de agressão, tiros, bombas e mortes num local feito apenas para o lazer. Infelizmente, no Brasil se mata mais do que em muitas guerras. São 50 mil assassinados por arma de fogo a cada ano. Números que assustariam qualquer população de países civilizados, mas por aqui parecem ter virado coisa banal. As autoridades têm de abrir os olhos para esse clima de insegurança.

Vejam como o Brasil funciona: na segunda-feira, um rapaz entrou num hotel de Brasília com uma arma e explosivos falsos, fez um cidadão de refém e, depois de sete horas de negociação, se entregou à polícia. A pena máxima que poderá pegar é de oito anos. Nos Estados Unidos, seria tratado como terrorista, pegaria no mínimo prisão perpétua e, dependendo do estado, até pena de morte. Lá há seriedade e respeito aos pagadores de impostos. Aqui, o cara deveria ser tratado como terrorista e pegar a pena máxima do país, 30 anos, sem qualquer benefício da lei. Esse negócio de pegar 30 anos, cumprir um sexto deles e ser libertado é um absurdo. Por isso, torcedores do mal fazem o que querem, pintam e bordam, e nada acontece.

Vamos ficar de olho no banimento dessas facções para ver o que realmente vai funcionar. Medida para inglês ver não interessa. Queremos coisas palpáveis e eficazes para que os pais mineiros e brasileiros possam levar os filhos sãos e salvos aos estádios. A sociedade de bem estará de olho para confirmar se realmente a pena será cumprida com os rigores da lei.

COPA DO BRASIL Sonho com final mineira e acho que temos boas chances com Cruzeiro e Atlético. Na edição de 2000, os dois foram semifinalistas, mas o Galo foi eliminado pelo São Paulo, que perderia o título na decisão com a Raposa. Em 1987, na Copa União, os dois chegaram às semifinais, mas caíram no Mineirão, diante de Flamengo e Internacional, respectivamente. Espero que a história seja diferente agora. O alvinegro mineiro tem pedreira contra o Corinthians no Itaquerão. Jogo dificílimo, mesmo com a má fase do paulista. O Atlético está ajeitadinho nas mãos de Levir Culpi e hoje é um dos favoritos ao título. Claro que com os pés no chão, as defesas de Victor e a excepcional fase de Diego Tardelli, para mim o melhor jogador em atividade no país.

O Cruzeiro, teoricamente, tem missão mais fácil, no Mineirão, contra o ABC. Tanto que Marcelo Oliveira pensa em poupar titulares para o jogão de sábado diante do Internacional, no Gigante da Pampulha. Muitos veem essa partida como decisiva para o Brasileiro. Não concordo. Depois dela ainda faltarão 12 rodadas e muita coisa vai acontecer. Seria bom para a Raposa pelo menos manter a vantagem sobre o Inter, hoje de seis pontos. Uma vitória, então, a deixaria ainda mais folgada. Mas nada será decidido no sábado. A vantagem azul ainda é enorme, e não tenho dúvidas de que o time vai caminhar rumo ao tetra. É o único que joga futebol de primeira linha no Brasil.

Quanto à Copa do Brasil, acho que a chave celeste é bem mais fácil e a equipe estrelada deverá chegar às finais, para buscar sua quinta taça. Seria fantástico ter o Cruzeiro, campeão brasileiro, decidindo a Copa do Brasil com o Galo. Minas fecharia mais um ano com chave de diamante.

Tags: cruzeiroec americamg atleticomg