América
None

Derrota

Defesa alvirrubra volta a falhar e Náutico é derrotado pelo Atlético-GO: 2 a 0

Setor defensivo demonstrou os erros habituais e timbu perdeu a segunda consecutiva

postado em 26/07/2014 18:17 / atualizado em 26/07/2014 18:37

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Atlético-GO oficial/Divulgação
Mais do mesmo. O Náutico até que esboçou um certo equilíbrio defensivo no primeiro tempo. É verdade que deu um aviso do que estava por vir logo aos quatro minutos de jogo. Porém, na etapa inicial, soube se compactar bem. No segundo tempo, contudo, tudo mudou. O Timbu demonstrou as mesmas deficiências de sempre em sua defesa. O Atlético-GO, percebendo a fragilidade alvirrubra, trocou mais a bola na etapa complementar e envolveu o time pernambucano. Em duas falhas clamorosas da retaguarda timbu, o Dragão não vacilou. Duas chances, dois gols. E o Náutico perdeu por 2 a 0, chegando à segunda derrota consecutiva na Série B. Agravando o momento delicado pelo qual passa o clube.

O jogo mal havia começado e o Náutico já pregava o primeiro susto em seu torcedor. Aos quatro minutos, a defesa alvirrubra vacilou, os zagueiro tentaram fazer a linha de impedimento, porém o lateral esquerdo Raí não acompanhou os companheiros e ficou apenas observando Júnior Viçosa se isolar e penetrar a zaga timbu. O atacante bateu forte, porém parou em grande defesa de Alessandro. Seria prenúncio de mais um jogo infeliz do sistema defensivo alvirrubro?

Aos poucos, entretanto, o Náutico foi se ajustando. Chegou até a ter ligeiro domínio, entre os 11 e 16 minutos. Sem consistência no meio-campo, o time subia à reboque de iniciativas de Leleu e Vinícius. O meia, inclusive, teve nos pés as duas melhores chances dos pernambucanos na etapa inicial. Na primeira, falhou na finalização. Na seguinte, quase marcou um golaço. De fora da área, matou no peito e bateu sem deixar a bola cair, mandando a bomba no travessão.

No cronômetro, o árbitro Wagner do Nascimento arrastou o confronto até os 48 minutos. Porém, não é exagero dizer que a etapa inicial chegou ao fim com a bola no travessão. É que tanto Atlético-GO quanto Náutico se mostravam incompetentes na construção de jogo coletivo. O Dragão até dominava a posse de bola, porém sem pressionar o alvirrubro. Com exceção de lances esporádicos, sempre aproveitando falhas do setor esquerdo da defesa timbu. Como no contra-ataque aos 42, em que Jorginho, de frente para o gol, desperdiçou.

As falhas de sempre
O jogo manteve a mesma característica na volta para o segundo tempo. O Náutico tentava se compactar defensivamente, à espera de uma falha do Atlético-GO, para sair em contra-golpe. Os donos da casa, porém, ao contrário da etapa inicial, mostravam maior competência na troca de passes. O Dragão voltou mais envolvente, conseguindo abrir mais espaços na defesa timbu.

Depois de duas boas chegadas, o Atlético-GO não perdoou. Aos nove minutos, Paulinho tentou sair jogando, contudo perdeu a bola de forma infantil. André Luís arrancou, deu um drible desconcertante em Flávio e tocou para Júnior Viçosa. O centroavante bateu bonito na bola, que fez um arco e só parou no ângulo esquerdo de Alessandro. O Dragão abria o placar.

Se o torcedor alvirrubro esperava pela reação de seu time após sofrer o gol, ficou decepcionado com que viu em campo. Apático, o Náutico não esboçava sinal de ser capaz de reagir à adversidade no placar. E como nada é tão ruim que não possa piorar, aos 22, a defesa timbu voltou a presentear mais um adversário. Passiva, viu Jorginho subir na pequena área e escorar para André Luís, livre, ampliar para 2 a 0.

Com vantagem confortável, o Dragão administrou o resultado e ainda conseguiu ser mais perigoso que o Náutico, estando mais próximo do terceiro gol do que o timbu de diminuir o placar. O 2 a 0 se manteve até o apito final e o Náutico perdeu mais uma na Série B.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 2

Márcio; Jonas, Adriano, Lino e Thiago Feltri (Victor Oliveira, aos 40’ do 1º T); Marcus Winícius, Pedro Bambu, Luciano Sorriso e Jorginho; André Luís (Wagner, aos 32’ do 2º T) e Júnior Viçosa (Josimar, aos 23’ do 2º T). Técnico: Hélio dos Anjos.

Náutico 0

Alessandro; Rafael Cruz (Neílson, aos 34’ do 2º T), William Alves, Flávio e Raí; Gilmak, Elicarlos, Paulinho, Leleu (Marinho, aos 29’ do 2º T) e Vinícius (Marcos Vinícius, aos 17’ do 2º T); Tadeu. Técnico: Sidney Moraes.

Local: Serra Dourada, em Goiânia-GO.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Asp Fifa-RJ)
Assistentes: Dilbert Pedrosa moisés (RJ) e Wendel de paiva Gouveia (RJ)
Gols: Júnior Viçosa (aos 9’ do 2º T), André Luís (aos 22’ do 2º T) (Atlético-GO)
Cartões amarelos: Lino, Jorginho, Luciano Sorriso (Atlético-GO); Raí, Tadeu, Marinho, Paulinho (Náutico).
Público: 1.743
Renda: R$ 26.935,00