América
None

Seria bom, mas fica ruim

Fato de voltar a jogar apenas na quarta-feira de cinzas, diante do Nacional, não agrada ao técnico Givanildo, do América. Para ele, time pode perder o entrosamento e o ritmo

postado em 06/02/2012 07:00

Ficar 18 dias sem jogar tornou-se um problema para o América, que conseguiu 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro. Depois de vencer a Caldense (2 a 0), sábado à tarde, em Sete Lagoas, a equipe só voltará a campo diante do Nacional de Nova Serrana, na quarta-feira de cinzas, em Ipatinga. O desafio do técnico Givanildo Oliveira, que não gostou da pausa, é manter o entrosamento e o ritmo de jogo do grupo, além de intensificar a preparação física.

Ele avisou que privilegiará os treinos com bola, corrigindo erros táticos das últimas partidas. O Coelho fará um jogo-treino contra uma equipe de Angola, que faz pré-temporada em Belo Horizonte, mas apenas para atletas que não foram usados nas duas primeiras rodadas do Mineiro. O goleiro Glaycon, os zagueiros Lula, Anderson e Anderson Santos, o volante China e o atacante Bruno Meneghel serão mais bem avaliados pela comissão técnica.

Pelo menos a pausa será ideal para os jogadores que estão no departamento médico, caso do lateral-esquerdo Pará e dos zagueiros Anderson e Otávio. Eles poderão priorizar os trabalhos físicos, ficando no patamar do restante da equipe. “Nesses dias, podemos desenvolver alguns trabalhos que não havíamos feito, como o teste isocinético (de movimento), além de trabalhar a deficiência de atletas específicos, baseados nos números da temporada”, explica o preparador físico Wellington Vero.

Visivelmente fora de forma e substituído por Kaio diante da Caldense, o armador Luciano prevê muito trabalho físico nos dias que o Coelho ficará sem jogar: “O ideal seria ter uma sequência de partidas para concluir a pré-temporada. Mas podemos corrigir pontos importantes como o passe e o posicionamento. Estávamos ganhando ritmo e agora vamos ter de recuperar tudo de novo”. Ele ficou três meses longe dos gramados no fim do ano passado em virtude de uma lesão no músculo adutor da coxa direita e ainda sente os efeitos do problema.

CONFIANÇA Apoiado por Givanildo, o jogador quer recuperar o prestígio da torcida com muita luta e dedicação no Estadual. Com o treinador, foi um dos destaques do título da Série C do Brasileiro de 2009, mas perdeu espaço depois da saída do pernambucano. “Ainda estou devendo para o torcedor, mas o Givanildo vem me dando toda a confiança para trabalhar. Consegui participar de toda a pré-temporada e agora preciso me dedicar nos treinos para voltar a jogar bem.”

Com a suspensão do volante Moisés, Givanildo tem à disposição Dudu, Gilberto e China para enfrentar o Nacional de Nova Serrana, mas pretende escolher o substituto com calma.

Dia de herói

O armador Kaio, de 18 anos, viveu ontem seu primeiro dia de herói com a camisa alviverde. Aplaudido de pé pelos torcedores na Arena do Jacaré no sábado, quando marcou belo gol diante da Caldense, ele curtiu a folga em casa com os familiares. Humilde, o jovem jogador, campeão brasileiro sub-20 com o Coelho, sabe que o caminho é árduo em busca da fama no futebol: “É apenas o início de tudo. Quando fiz o gol, deu aquele frio na barriga. Mas sei que ainda tenho muitas lições a aprender com os jogadores mais experientes”. O técnico Givanildo fez questão de elevar o moral do atleta, afirmando que ele tem condições de assumir a camisa 10 alviverde. No entanto, tem de manter a responsabilidade e o profissionalismo.