América
None

NA RESSACADA

América vira sobre o Avaí, vence a quarta partida seguida e entra no G-4 da Série B

Em Florianópolis, Coelho faz 2 a 1 no time da casa e pula para o 4º lugar na tabela

postado em 11/06/2013 23:48 / atualizado em 12/06/2013 03:01

Carlos Cruz/América Futebol Clube

O América está no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, em Florianópolis, o Coelho virou sobre o Avaí, fez 2 a 1 no placar e conquistou a quarta vitória consecutiva na competição. No Estádio da Ressacada, o time da casa saiu na frente com Márcio Diogo, aos 10 minutos do primeiro tempo, mas Willians, em gol ilegal com o braço direito, e Doriva, com chute forte de fora da área, colocaram os mineiros em vantagem aos 12 e 15 minutos, respectivamente, da etapa complementar.

O excelente resultado fora de casa deixa o América na quarta colocação da Série B, com 12 pontos. Os três primeiros são Chapecoense, com 16, Joinville, com 15 e Palmeiras, que também soma 12, mas leva vantagem no saldo de gols. Derrotado em casa, o Avaí segue na intermediária da classificação e passa a ser o 13º colocado, com sete pontos.

CLIQUE E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

A Série B será paralisada para a disputa da Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. Assim, o América terá mais de três semanas de preparação para o confronto ante o Paraná Clube, no Independência, na sexta-feira, dia 5 de julho, às 21h. No dia seguinte, o Avaí enfrentará o São Caetano, fora de casa, às 16h20.

Em jogo equilibrado, Avaí sai em vantagem

Os primeiros minutos do confronto entre Avaí e América na Ressacada foram bastante movimentados. Quem chegou primeiro ao ataque foi o time da casa, em chute de fora da área de Reis. O Coelho, por sua vez, tentou manter o domínio da posse de bola e assustou em uma cabeçada de Leandro Silva, que escorou cruzamento de Rodriguinho. Diego fez ótima defesa e Alex Lima completou o corte para a linha de fundo.

Aos 10 minutos, o Avaí contou com uma falha da defesa do América para abrir a contagem em Florianópolis. O goleiro Diego repôs a bola em jogo e dois marcadores do Coelho tentaram disputar o lance com Reis, que conseguiu dar leve desvio para Márcio Diogo. Livre de marcação, o camisa 11 teve muita tranquilidade para tocar por cobertura sobre Matheus e estufar a rede na Ressacada: 1 a 0.

Entretanto, o gol sofrido no início do jogo não abalou o América. Com dribles rápidos e ótimos passes, Rodriguinho era o atleta mais perigoso do time e incomodava muito os defensores do Avaí. Aos 33', Willians, que também deu trabalho, desarmou Aélson no campo de ataque, tabelou com o camisa 10 e teve ótima oportunidade para empatar frente a frente com Diego. A finalização, no entanto, foi ruim e a bola passou à esquerda da meta.

A tônica do jogo seguiu com o América tentando ataques pelas laterais do campo e apostando na velocidade de Willians e Rodriguinho. O Avaí, por sua vez, tinha Márcio Diogo como responsável pela distribuição de bola e Reis batalhando no corpo a corpo com os zagueiros adversários. O camisa 9 do Leão, inclusive, levou a melhor em dividida com Vitor Hugo e chutou com perigo ao lado direito de Matheus, aos 37 minutos. Foi o último lance importante do primeiro tempo.

Com gol de mão e assistência, Willians decide

O Avaí tentou buscar o segundo gol nos minutos iniciais da etapa complementar e criou duas oportunidades com o atacante Reis. Na primeira, ele foi acionado por Márcio Diogo, protegeu a bola da marcação de Leandro Silva e chutou fraco nas mãos de Matheus. Em seguida, após bom passe de Marquinhos, o camisa 9 do time catarinense finalizou muito mal ao lado direito da baliza.

ANTONIO CARLOS MAFALDA/MAFALDA PRESS/ESTADAO CONTEUDO


Assim como aconteceu no primeiro tempo, o América seguiu apostando nas jogadas pelas laterais do campo, principalmente com o meia-atacante Willians. Dos pés dele, aos 12', começou a jogada que passou por Fábio Júnior e contou com sucessivas falhas do zagueiro Leandro Amaro. Da mão direita do camisa 9 do Coelho, saiu o gol de empate na Ressacada. A arbitragem não percebeu a irregularidade e validou o lance: 1 a 1.

Poucos minutos antes de ser substituído pelo atacante Laércio, Willians continuou impossível na partida. Aos 15', o meia-atacante recebeu passe de Rodriguinho e prendeu a bola no lado esquerdo do campo de ataque, aguardando pela chegada de Doriva. No momento mais propício possível, ele deu passe açucarado para o camisa 11 do Coelho, que soltou a bomba de fora da área e virou a partida em Florianópolis: 2 a 1.

A partir do momento em que conseguiu virar o placar, o América recuou a marcação e alinhou os laterais aos zagueiros com o objetivo de fechar todos os espaços para o Avaí. Assim, o time chegava à frente apenas em jogadas de contra-ataque, como ocorreu em lance de Tiago Alves, aos 25 minutos. O time da casa respondeu em cabeçada de Reis, milagrosamente defendida por Matheus no canto esquerdo. Novamente em bola aérea, o camisa 9 do Leão acertou o travessão, aos 40'. Mesmo assim, o Coelho conseguiu susentar a pressão até o fim e garantiu mais uma importante vitória na Série B.

AVAÍ 1X2 AMÉRICA

AVAÍ
Diego; Vinícius Bovi, Alex Lima (Leandro Silva, no intervalo), Leandro Amaro e Aélson; Alê, Rodrigo Thiesen, Marquinhos (Diego Jardel, aos 26 do 2ºT) e Cleber Santana; Márcio Diogo e Reis
Técnico: Ricardinho

AMÉRICA
Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo; Claudinei, China, Doriva (César Lucena, aos 43 do 2ºT), Willians (Laércio, aos 29 do 2ºT) e Rodriguinho; Fábio Júnior (Tiago Alves, aos 23 do 2ºT)
Técnico: Paulo Comelli

Motivo: sexta rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
Data: terça-feira, 11 de junho, às 21h50

Gols: Márcio Diogo, aos 10 minutos do 1ºT; Willians, aos 12', e Doriva, aos 15 minutos do 2ºT

Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Marco Mello Moreira (GO) e Edilson Frasão Pereira (TO)

Cartões amarelos: Alê, aos 14', Alex Lima, aos 17', Jaílton, aos 21' do 1ºT

Público: 3.642 pagantes
Renda: R$ 33.200,00