2

Série B de 2010: relembre os atletas que conquistaram acesso à elite pelo América

Elenco atual tenta se espelhar no time de três anos atrás para se recuperar na tabela

25/09/2013 09:05 / atualizado em 19/01/2015 19:26
compartilhe
No Estádio Moisés Lucarelli, América empatou com a Ponte Preta em 0 a 0 e garantiu o acesso
foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

No Estádio Moisés Lucarelli, América empatou com a Ponte Preta em 0 a 0 e garantiu o acesso


Embora esteja afastado dos quatro primeiros colocados da Série B - é o 10º, com 35 pontos -, o América ainda sonha com o retorno à elite do futebol brasileiro, da qual fez parte há dois anos. E a inspiração não vem de muito longe. Em 2010, o Coelho conseguiu tal feito depois de finalizar a Segunda Divisão em quarto lugar, com 63 pontos ao término das 38 rodadas.

CLIQUE AQUI E SAIBA POR ONDE ANDAM OS JOGADORES DO ELENCO DE 2010

A campanha do América na Série B de 2010 foi marcada pela boa regularidade, com 19 vitórias, seis empates e 13 derrotas. O time sempre esteve dentro ou próximo do G-4, porém caiu de produção nas rodadas finais. Logo, a classificação que poderia acontecer sem tantos sustos, ocorreu de forma um pouco mais dramática.

O retorno do Coelho à Série A foi confirmado no sábado, dia 27 de novembro de 2010, depois de um empate em 0 a 0 com a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Na penúltima rodada, o triunfo do Alviverde sobre o Sport, por 2 a 1, em Sete Lagoas, encaminhou a vaga na elite. Nessa ocasião, a Arena do Jacaré recebeu mais de 13 mil pagantes.

América venceu o Sport por 2 a 1 em Sete Lagoas e encaminhou a vaga na Série A
foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

América venceu o Sport por 2 a 1 em Sete Lagoas e encaminhou a vaga na Série A

Mauro Fernandes foi o responsável por conduzir o América à Primeira Divisão. Ele era adepto dos esquemas táticos 3-6-1 e 3-5-2, sendo que um dos armadores chegava a fazer papel de segundo atacante. O time titular era formado por Flávio; Micão, Preto e Gabriel Santos; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio, Luciano e Rodrigo; Fábio Júnior. Otávio e Thiago Silvy eram espécies de “12º jogadores”.

Além dos titulares, diversos atletas considerados reservas tiveram papéis fundamentais no desempenho americano naquele ano. Desta forma, o Superesportes relembra, em imagens, as passagens de atletas e treinador pelo clube e faz um balanço a respeito de seus atuais momentos, seja dentro ou fora do mundo do futebol.

Vale lembrar que o volante Leandro Ferreira e o atacante Fábio Júnior são os únicos remanescentes do grupo de três anos atrás. Há pouco tempo, o zagueiro Otávio e o atacante Kaká foram liberados pelo clube. Já o lateral-direito Danilo, titular nas primeiras rodadas, atualmente brilha com a camisa do Porto, de Portugal.

Confira o elenco completo do Coelho em 2010

Goleiros: Flávio, França, Gléguer e Laílson

Laterais-direitos: Marcos Rocha, Danilo, Chiquinho e Sheslon

Zagueiros: Gabriel Santos, Preto, Micão, Otávio, Marcus Vinícius, Fabrício e Wellington Paulo

Laterais-esquerdos: Rodrigo, Jean, Zé Rodolpho e Bruno Maia

Volantes: Dudu, Leandro Ferreira, Neto Maranhão, Dudu Araxá, Nando, Luís Ricardo, Geovane e Simão

Meias: Irênio, Luciano, Helton Luiz, Weslley e Ulisses

Atacantes: Fábio Júnior, Thiago Silvy, Jandson, Laécio, Diego Clementino, Euller, Kaká, Yan e Leo

Técnico: Mauro Fernandes

Compartilhe