América
None

'CASO FIFA'

América tentará compensação financeira do El Jaish por conta de 'caso Rodriguinho'

Atualmente no Corinthians, ex-camisa 10 do Coelho esteve praticamente vendido ao clube do Catar, porém demora na emissão do visto de trabalho emperrou a negociação

postado em 05/10/2013 10:35 / atualizado em 05/10/2013 00:15

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Negociado com o Corinthians na última semana, Rodriguinho rendeu R$ 4 milhões ao América. Contudo, o montante pode ser ainda maior. Isso porque o El Jaish, do Catar, teria cometido uma atitude antidesportiva ao prometer o pagamento de 4,5 milhões de euros pelo jogador e depois nem sequer dar sequência à negociação. Quem alega isso são os próprios dirigentes do Coelho, que prometem entrar com uma ação na Fifa com o objetivo de conseguir uma compensação financeira.

“O América entende que foi prejudicado por uma conduta antiesportiva. E eu diria até irresponsável. Uma conduta que muito nos estranhou. Mas ficamos sabendo que isso já teria acontecido com vários clubes brasileiros, então imagino que seja uma política comum deles. Mas isso é problema deles. Por isso contratamos o escritório Bichara e Motta, que é um dos mais renomados do Brasil, com uma série de ações na Fifa. Eles já estão finalizando uma propositura de ação, e o América vai, através desse escritório, reivindicar uma ação que futuramente será arbitrada pela Fifa”, disse o superintendente geral Alexandre Faria, em coletiva no CT Lanna Durmond.

No dia 6 de setembro, pouco antes de enfrentar o Guaratinguetá pela 20ª rodada da Série B, o América anunciou a venda de 100% dos direitos econômicos de Rodriguinho ao El Jaish. Descontadas as participações de Capivariano Futebol Clube (SP) e do próprio jogador, o time mineiro ficaria com cerca de 6,8 milhões de reais. Contudo, os árabes demoraram a enviar o visto de trabalho para o atleta, o que incomodou bastante a cúpula alviverde.

Quase três semanas depois, o conselho administrativo do América divulgou uma nota por meio do site oficial na qual informou a contratação de um escritório de advocacia para acompanhar o caso. Cinco dias antes do fechamento da janela de transferências internacionais para o Catar, a diretoria do clube já dava por errada a transferência de Rodriguinho. Foi a partir daí que surgiu o interesse do Corinthians.

“Com a demora do El Jaish, os clubes começaram a procurar diretamente o Rodriguinho. O Corinthians não fez e procurou diretamente o América e nos pediu que se fôssemos negociar o jogador para o Brasil, déssemos preferência a eles. E pela postura que o clube teve, quando foi finalmente decidido que o Rodriguinho não ficaria por um pedido dele, finalizamos a negociação”, explicou Alexandre.

Acerca da postura do El Jaish, o superintendente não dá garantias, porém se mostra confiante que o América poderá sim ser indenizado por conta da não concretização da transferência de Rodriguinho.

“É causa ganha? Não tenho o menor conhecimento jurídico para falar isso. Mas, segundo nossos advogados, o América agiu totalmente dentro do que manda a lei da Fifa e, de forma muito profissional, se documentou. Baseado nessa documentação bem clara, nossos advogados estão muito confiantes de que o América será indenizado”, finalizou.

Tags: fifa rodriguinho corinthians américa alexandre faria el jaish