América
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na estreia da Série B, América mostra novidades e consegue empate com o Vasco

Com gol de Obina na segunda etapa, o Coelho conseguiu tirar pontos do time carioca em pleno São Januário; Moacir promoveu as estreias de Mancini, Thiago Santos e Pablo

postado em 19/04/2014 17:54 / atualizado em 19/04/2014 19:19

Tiago Mattar /Superesportes

Assessoria AFC/Carlos Cruz

Mostrando novidades, com as estreias de Mancini e Thiago Santos, o América mostrou futebol e iniciou sua campanha na Série B com um empate diante do Vasco, por 1 a 1, em São Januário - sem a presença de torcedores -, na tarde deste sábado. Os dois gols foram marcados na segunda etapa. Reginaldo fez para o time da casa e o atacante Obina igualou para o Coelho.

O jogo

De camisa nova, o Coelho tomou um susto logo após o apito inicial do árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra. Aos 33 segundos, o meia Danilo recebeu de Reginaldo, invadiu a área americana e finalizou, atrapalhado pela marcação. Mesmo assim, a bola acertou o travessão do gol de Matheus. Nas jogadas de bola parada, Fellipe Bastos também ameaçava. Aos 9, o meia vascaíno acertou o gol, mas o goleiro do Coelho fez boa defesa.

O América ameaçou o Vasco pela primeira vez aos 12 minutos. Após rápida trama no meio do campo, o atacante Ricardinho recebeu lançamento, dominou no peito, invadiu a área do cruz-maltino e bateu para o gol, tirando do goleiro Martín Silva. O zagueiro Luan tirou a bola quase em cima da linha. A resposta do time alvinegro veio quatro minutos depois. Após tabela na intermediária americana, a bola sobrou para Reginaldo, dentro da área. O goleiro Matheus saiu no pé do atacante e impediu o avanço.

Aos 22, o Coelho chegou mais uma vez, com certo perigo, ao gol adversário. Leandro Guerreiro aproveitou um erro do volante Aranda, tomou a posse da bola e lançou Gilson, que chutou por cima da meta de Martín Silva. Em nova oportunidade, no minuto seguinte, o atacante Obina, atento, conquistou um escanteio para o time mineiro. Aos 26, o Vasco respondeu com rápida jogada pela direita. Dentro da área, o atacante Thales recebeu de Reginaldo e, de primeira, bateu com perigo para o gol. A bola passou a direita da rede defendida por Matheus.

Com poucas chances reais de gol, as duas equipes ainda tentaram jogadas pouco objetivas. Aproveitando a liberdade na intermediária do América, o Vasco finalizou de fora da área em três ocasiões. O atacante Thalles e o volante Felipe Bastos testaram alguns chutes, mas, também, sem perigo ao gol de Matheus. A primeira etapa acabou com empate sem gols, em São Januário.

Segunda etapa de homenagem, gols e estreias


O início da etapa complementar foi marcado pela primeira homenagem a Luciano do Valle, jornalista esportivo morto na tarde deste sábado, após um mal estar dentro do avião, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O árbitro Paulo Bezerra pediu um minuto de silêncio aos jogadores.

Assessoria AFC/Carlos Cruz
Assim como no início da primeira etapa do jogo, o Vasco pressionou o Coelho logo após o apito de Bezerra. Desta vez, no entanto, o abafa deu resultado. Aos 2’ minutos, após boa jogada de Douglas, Reginaldo recebeu livre, na entrada da área. O atacante penetrou, tocou entre as pernas do goleiro Matheus e estreou o marcador de São Januário.

Após sofrer o gol, o América precisou sair em busca do empate. Aos 9’, Tchô chegou com perigo ao gol do Vasco. O meia recebeu de Elsinho, dentro da área, mas errou o alvo e chutou a esquerda do gol de Martín Silva. Aos 15’, a pressão mostrou resultado. Após bela jogada do volante Andrei Giroto, Obina recebeu lançamento e, de primeira, emendou para o gol de Martín Silva, que nada pôde fazer. A bola ainda bateu na trave antes de estufar as redes.

Com o placar igual, novamente, as equipes balancearam as ações do jogo, com pouca inspiração e nenhuma jogada de perigo. O técnico Moacir Júnior aproveitou o momento para promover a estreia do experiente meia Mancini, que entrou no lugar de Tchô. Aos 30’, o treinador do time mineiro foi obrigado a tirar outra peça importante, o atacante Obina. Na saída, o jogador mostrou muito cansaço. Minutos depois, foi à vez de Thiago Santos vestir a camisa do Coelho pela primeira vez. O volante entrou no lugar do experiente Leandro Guerreiro.

Com sangue novo, o América chegou ao gol adversário em algumas situações, mas seguiu sem levar muito perigo ao gol de Martín Silva. O Vasco, por sua vez, não alterou o posicionamento e tentou aproveitar o talento de Douglas, que pouco pôde fazer. Ao fim dos noventa minutos, a igualdade permaneceu no placar. Vasco 1, América 1.

Já classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, após vencer o Santos do Amapá por 3 a 0, o Coelho foca suas atenções na segunda rodada da Série B. No próximo sábado, às 21 horas, o América recebe o Ceará, no Independência.

FICHA DO JOGO: VASCO 1 x 1 AMÉRICA

Vasco:
Martín Silva, André Rocha (Marlon), Luan, Rafael Vaz e Diego Renan; Aranda, Danilo, Fellipe Bastos (Montoya) e Douglas; Reginaldo e Thalles
Técnico: Adílson Batista

América: Matheus; Elsinho, César Lucena, Victor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Pablo, Andrei Girotto e Tchô (Mancini); Ricardinho e Obina (Júnior Negão)
Técnico: Moacir Júnior

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Estádio: São Januário
Data: sábado, 19 de abril, às 16h20
Gols: Reginaldo (2’ 2T), Obina (17’ 2T)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra – SC (CBF)
Assistentes: Herman Brumel Vani - SP (CBF) e Daniel Paulo Ziolli - SP (CBF)
Cartão amarelo: Elsinho (33’ 1T), André Rocha (43’ 1T), Andrei Girotto (21’2T)

Tags: vascorj america série b campeonato brasileiro