América
None

AMÉRICA

Coelho quebra sequência negativa na Série B e vence o Vila Nova por 1 a 0 no Serra Dourada

Depois de cinco jogos sem vencer, sendo quatro derrotas, América desencanta

postado em 20/09/2014 18:06 / atualizado em 20/09/2014 20:08

Mayko Silva /Superesportes

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/09/20/5964/20140920181941904218o.jpg', 'id_content': 2913780L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2014/09/20/galeria_america_mg,5964/fotos-de-vila-nova-x-america.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos de Vila Nova x Am\xe9rica', 'id_pk': 5964L, 'id_conteudo': 2913780L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos de Vila Nova x Am\xe9rica', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Jogo disputado no est\xe1dio Serra Dourada, em Goi\xe2nia', 'schema': 'foto_126510467054'}
A chegada de Givanildo Oliveira ao comando do América já surtiu o primeiro efeito. O novo treinador alviverde viajou a Goiânia e, do Serrado Dourada, acompanhou a vitória do Coelho por 1 a 0 sobre o Vila Nova, a primeira depois de um mês. A equipe mineira foi comandada interinamente por Cláudio Prates, da comissão técnica do clube, e teve muitas mudanças. Nada que impedisse a quebra da péssima sequência recente, uma vez que vinha de cinco jogos sem vitórias – um empate e quatro derrotas. O gol foi marcado por Obina, em cobrança de pênalti.

Mesmo com os três pontos conquistados neste sábado, o América continua na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos. O clube belo-horizontino foi punido pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter escalado irregularmente o lateral-esquerdo Eduardo em quatro partidas da competição. O próprio STJD concedeu efeito suspensivo parcial ao clube, retirando, provisioriamente, a multa de R$ 4 mil.

O Vila Nova-GO ocupa apenas uma posição acima na tabela, com 17 pontos. Na terça-feira, pela 25ª rodada, a equipe goiana enfrentará a Ponte Preta, novamente no Serra Dourada. Já o Coelho pegará o Joinville, em Santa Catarina. Se vencer novamente, o alviverde mineiro melhora o retrospecto fora de casa, que agora é de três vitórias, três empates e seis derrotas, em 11 jogos.

CONFIRA A TABELA COMPLETA DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O jogo

Na condição de mandante da partida, o Vila Nova inicou o confronto melhor e teve grande chance de abrir o placar logo aos 4 minutos. Paulinho chegou pela esquerda da área e chutou forte, cruzado. Mas João Ricardo, que substitui o contundido Fernando Leal (adutor da coxa direita), fez ótima defesa. O goleiro americano gesticulou muito e reclamou com sua equipe, que passou a dominar.

Precisando se recuperar dos cinco jogos anteriores sem vitórias, e depois do susto inicial, o América tomou as rédeas do embate e passou a levar perigo ao gol adversário, além de pressionar a saída de bola do colorado, que errava muito passe. Raúl, em chute venenoso de fora da área, Renan Oliveira, Willians, Gilson e Adalberto apareceram na área do Vila, mas foram inefetivos. Os anfitriões só voltaram a assustar o Coelho aos 42 minutos, novamente com Paulinho, que entrou na área pela esquerda e chutou na rede, pelo lado de fora.

Na saída para o intervalo, o lateral-esquerdo Gilson – jogou no meio-campo – e o atacante Obina cobraram capricho na finalização das jogadas. "A gente teve mais volume de jogo, mas isso não significa quase nada, porque a gente precisa fazer o gol. Continuar da mesma maneira, porque, criando, uma hora a gente vai fazer. Precisamos caprichar um pouco mais. Na hora que eu tiver uma oportunidade vou tentar caprichar", disse Obina.

O segundo tempo começou do mesmo jeito que o primeiro terminou: com a equipe mineira pressionando e melhor. O gol quase saiu depois de cobrança de escanteio de Renan Oliveira que André desviou de cabeça. Mas o goleiro Cléber Alves espalmou para escanteio. Dois minutos depois o Vila Nova trocou passes na área americana, em sua melhor chance, mas nada conseguiu.

Foi aos 15 minutos que a história do jogo mudou. Em sua última participação em campo, Renan Oliveira cobrou escanteio na área e Obina foi derrubado pelo zagueiro Vítor. Atento, o árbitro marcou pênalti. Um minuto depois, Obina fez aquilo que prometeu ao descer para o vestiário no meio da partida. Caprichou e marcou, cobrando o pênalti no meio do gol: 1 a 0.

Depois do gol mineiro, o Vila Nova mudou e passou a pressionar, deixando espaços para os contra-ataques. Obina e Mancini trocaram passes na área adversária e a bola sobrou para Gilson, que quase ampliou. O colorado ainda teve boa chance no último minuto, em cobrança de falta, mas João Ricardo garantiu o resultado positivo.

Carlos Cruz/Assessoria AFC
VILA NOVA-GO 0 X 1 AMÉRICA

VILA NOVA-GO
Cléber Alves; Léo Rodrigues, Vitor, Gabriel e Christiano; Leonardo (Gustavinho, aos 26 do 2ºT), Radamés, Felipe Macena, Paulinho (Lucas, no intervalo) e Júnior Xuxa; Jheimy
Técnico: Christian Lauria

AMÉRICA
João Ricardo; Adalberto, André, Vitor Hugo e Raúl; Thiago Santos, Pablo, Gilson (Magrão, aos 41 do 2ºT) e Renan Oliveira (Mancini, aos 18 do 2ºT); Willians e Obina (Ricardinho, aos 33 do 2ºT)
Técnico: Cláudio Prates

Motivo: 24ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: sábado, 20 de setembro de 2014
Gol: Obina, aos 16 do 2ºT;
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (CBF-MS)
Auxiliares: Luciano Benevides de Sousa (CBF-DF) e Edmilson da Silva Rodrigues
Cartões amarelos: Christiano, Obina, Willians, Vítor, Léo Rodrigues e Vitor Hugo
Público e renda: 3.030 pagantes e R$ 44.480,00

Tags: serieb americamg vilanovago