América
None

AMÉRICA

Quase um mês depois de denúncia, América reencontra Joinville, o seu algoz no Tribunal

JEC noticiou infração do Coelho, que perdeu 21 pontos em virtude da escalação do lateral-esquerdo Eduardo. Equipes ocupam os extremos da tabela da Série B

postado em 23/09/2014 08:00

Rafael Arruda /Superesportes

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Sexta-feira, 29 de agosto de 2014. O América se preparava para entrar em campo no Estádio Castelão, em São Luís, contra o Sampaio Corrêa. Mal imaginava que, simultaneamente, o Joinville mobilizava denúncia contra a escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo, atleta do clube mineiro inscrito em quatro partidas entre junho e agosto (Clique aqui e relembre o caso). A partir daquele dia, o sonho de acesso do Coelho à Série A começou a desmoronar. Virou ruína. Semanas depois (15/09), o STJD retirou, em julgamento, 21 pontos da equipe alviverde, que desceu à lanterna (Leia a matéria da punição aplicada em primeira instância). O JEC, por sua vez, ganhou força e hoje é líder isolado da competição. Assim, o enredo do confronto desta terça-feira, às 19h30, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, é recheado de temas que ultrapassam as quatro linhas.

Tensão, drama, incerteza e temor. Desde que soube da notícia de infração no Tribunal, o América simplesmente “esqueceu” como se joga futebol. Depois do empate com o Sampaio, perdeu os quatro primeiros jogos do returno, respectivamente para Vasco, Ceará, Boa Esporte e Bragantino. Nada dava certo. Nos bastidores, Moacir Júnior foi demitido. Posteriormente, surgiu o questionamento sobre o responsável por contratar Eduardo, até agora não apontado pela diretoria. O clube tem esperança em conquistar uma reviravolta no Pleno do STJD e, desta forma, evita tomar decisões administrativas precipitadas. No sábado passado, entretanto, a vitória sobre o Vila Nova-GO, concorrente na luta contra a queda, deu novo ânimo aos atletas.

Agora é a hora de o recém-chegado Givanildo Oliveira implementar sua filosofia de trabalho e mostrar por que carrega o status de quarto técnico com mais jogos pelo clube. Incluindo amistosos, são 146, com 70 vitórias, 37 empates e 39 derrotas. Responsável por comandar o Coelho nos títulos da Série B de 1997 e Série C de 2009, o pernambucano de Olinda, conhecido pelo estilo simples e um pouco sistemático, espera começar da melhor forma. “Tenho uma história aqui no América. Claro que em nossa vida não se vive do passado, mas sempre no presente. Só que para mim e para a torcida tem esse lance de ‘dar certo’. Espero que desta vez aconteça de novo”, afirma Givanildo, que só revelará a escalação no vestiário.

Coincidentemente, foi contra o Joinville que o América fez a melhor partida na Série B. Num Mineirão com 20 mil pagantes, há pouco mais de quatro meses, o time viu Mancini comandar a vitória por 3 a 1. Ele marcou um gol e deu assistências para os outros dois, de Obina e Vitor Hugo. Naquele 20 de maio jamais poderia passar pela cabeça do torcedor escalação irregular de jogador ou queda brusca de rendimento na competição. O papo estava voltado totalmente ao acesso à elite do futebol brasileiro. O América era líder isolado, registrando cinco vitórias e um empate.

Mas agora a situação é diferente. Está em jogo o duelo entre o líder e o lanterna. O Joinville soma 46 pontos, 31 a mais que o América. Um tem 90,3% de chances de acesso. O outro é virtual rebaixado - 89,5% -, embora possa recuperar pontos no STJD. Não pense, contudo, que isso deixa a equipe catarinense relaxada. “Temos um vestiário muito alegre, mas não é de euforia. Estamos contentes pela vitória anterior, mas sabemos que há muito a percorrer. Temos que ter os pés no chão, porque a caminhada é longa”, afirma o técnico Hemerson Maria, que, assim como Givanildo, só confirmará a formação no vestiário da Arena Joinville.

JOINVILLE X AMÉRICA

AMÉRICA
João Ricardo; Adalberto, André, Vitor Hugo e Raul (Andrei Girotto); Thiago Santos, Pablo, Gilson e Renan Oliveira; Willians e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

JOINVILLE
Ivan; Edson, Bruno Aguiar, Thiago Medeiros e Bruno Collaço; Naldo, Anselmo, Everton e Marcelo Costa; Jael e Edigar Junio
Técnico: Hemerson Maria

Motivo: 25ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: terça-feira, 23 de setembro de 2014, às 19h30
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (CBF-ES)
Auxiliares: Fábio Faustino dos Santos (CBF-ES) e Carlos Eduardo do Rosário Depizzol (CBF-ES)

Tags: Joinville América serieb