América
None

AMÉRICA

Com um a menos desde o 1º tempo, América segura pressão e empata diante do Joinville

Coelho vencia por 1 a 0, teve Obina expulso e acabou tomando gol na etapa final

postado em 23/09/2014 21:27 / atualizado em 23/09/2014 22:33

Rafael Arruda /Superesportes

O América teve a oportunidade de "se vingar" do clube que o complicou na Série B do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu. Por outro lado, somou mais um ponto na árdua caminhada para deixar a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Até que o empate por 1 a 1 com o Joinville, pela 25ª rodada, na Arena Joinville, não foi ruim. Ainda mais pelo fato de o Coelho ter atuado com um atleta a menos desde os 36 minutos do primeiro tempo, quando Obina foi expulso ao dar cotovelada em Bruno Aguiar. Os gols da partida desta terça-feira foram marcados por Willians, a favor dos mineiros, e Hugo, para os catarinenses.

Sem muito tempo para treinar, o América, ainda na lanterna da competição, já pensa no Santa Cruz, seu próximo adversário. As equipes se enfrentam no sábado, às 16h10, no Independência. Será o primeiro confronto da sequência de duas partidas como mandante. O Joinville, que segue na liderança, visitará o Vasco em duelo direto pelo G-4. O jogo em São Januário, no Rio de Janeiro, está marcado para 21h50 de sexta-feira.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/09/23/5977/20140923203926641443e.jpg', 'id_content': 2917161L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2014/09/23/galeria_america_mg,5977/fotos-de-joinville-x-america.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos de Joinville x Am\xe9rica', 'id_pk': 5977L, 'id_conteudo': 2917161L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos de Joinville x Am\xe9rica', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Imagens do duelo na Arena Joinville v\xe1lido pela 25\xaa rodada da S\xe9rie B', 'schema': 'foto_126510467054'}

Pouco antes de entrar em campo, o América já estava ciente de que permaneceria no Z-4. O relator do Pleno do STJD, Miguel Cançado, negou o pedido de reconsideração de efeito suspensivo parcial ao clube mineiro, mantendo a retirada de 21 pontos em virtude da escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo. Diante do clube mineiro estava o Joinville, responsável por noticiar a infração ao Tribunal. Embora não admitido pelos jogadores, havia no ar um sentimento de "vingança".

Determinado a vencer seu adversário pela segunda vez, o Coelho de Belo Horizonte fechou os espaços na defesa e não deu colher de chá. Controlou as ações e levou perigo em contra-ataques. Num desses lances, veio o êxito alviverde. Renan Oliveira descolou ótimo lançamento em profundidade, Willians surgiu como um raio entre os defensores do JEC e tocou para as redes depois de driblar o goleiro Ivan, aos 19 minutos: 1 a 0.

Estava tudo sob controle. O Joinville até tocava a bola, mas chegava, de fato, apenas em bolas paradas ou cruzamentos. E quando a defesa não conseguia evitar, lá estava João Ricardo. Seguro, calmo e tranquilo. Mas aí veio a burrada. Obina, um dos mais experientes do grupo, acertou cotovelada em Bruno Aguiar. O cartão vermelho aplicado por Marcos André Gomes da Penha foi justo. Mesmo com um a menos, o América se segurou até o fim do primeiro tempo.

Carlos Cruz/América FC


A pressão já era anunciada. O Joinville viria com tudo na etapa complementar. Hemerson Maria tirou Anselmo, amarelado, e colocou Edigar Junio, o terceiro atacante. Sem muitas opções, o Coelho permaneceu atrás da linha da bola. Raríssimas as vezes em que passava do meio-campo. Para reforçar ainda mais o poder defensivo, Givanildo Oliveira colocou Andrei Girotto no lugar de Renan Oliveira. Retranca total.

Se em condições iguais é difícil para uma equipe sustentar vitórias magras, com um atleta a menos fica praticamente impossível. E o América foi castigado, pois tinha a bola no campo de ataque. Aos 29, Gilson cobrou falta direto para o gol, nas mãos de Ivan. No lance seguinte, o Joinville partiu em velocidade e a pelota foi lançada em direção a Edigar Junior. O cruzamento rasteiro terminou em finalização de Hugo, que, mesmo antes de entrar, já prometera fazer o gol de empate: 1 a 1. O JEC continuou pressionando até os 50 minutos, mas o Coelho foi firme na defesa e garantiu o suado ponto na Arena Joinville.

JOINVILLE 1X1 AMÉRICA

JOINVILLE
Ivan; Edson, Bruno Aguiar, Thiago Medeiros e Bruno Collaço; Washington, Anselmo (Edigar Junio), Everton (Eduardo Ramos, aos 15 do 2ºT) e Marcelo Costa; Jael e Fabinho (Hugo, aos 25 do 2ºT)
Técnico: Hemerson Maria

AMÉRICA
João Ricardo; Thiago Santos, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro (André, aos 32 do 2ºT), Pablo, Gilson e Renan Oliveira (Andrei Girotto, aos 13 do 2ºT); Willians (Ricardinho, aos 27 do 2ºT) e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: 25ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: terça-feira, 23 de setembro de 2014
Gols: Willians, aos 19 do 1ºT; Hugo, aos 29 do 2ºT
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (CBF-ES)
Auxiliares: Fábio Faustino dos Santos (CBF-ES) e Carlos Eduardo do Rosário Depizzol (CBF-ES)
Cartões amarelos: Gilson, aos 13, Willians, aos 15, Anselmo, aos 25 do 1ºT; Leandro Guerreiro, aos 13, Raul, aos 37, Thiago Santos, aos 47, João Ricardo, aos 48 do 2ºT
Cartão vermelho: Obina, aos 36 do 1ºT
Público e renda: 9.884 pagantes e R$ 132.655,00