América
None

AMÉRICA

América enfrenta xará de Natal para aumentar sequência invicta e chances de acesso à elite

Vitória nesta sexta-feira, no Horto, é fundamental para as pretensões do Coelho

postado em 24/10/2014 08:00

Rafael Arruda /Superesportes

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

A palavra “derrota” não faz parte do vocabulário americano há mais de um mês. O último revés aconteceu em 16 de setembro, contra o Bragantino, no Independência. De lá para cá foram oito partidas, com cinco vitórias e três empates. Determinado a conseguir os pontos necessários pelo G-4, o Coelho tenta estender o bom retrospecto na Série B diante do América-RN, nesta sexta-feira, às 19h30, pela 32ª rodada. A missão é triunfar mais uma vez e diminuir a vantagem do quarto colocado Avaí.

Mesmo prejudicado pela perda de seis pontos no STJD em virtude da escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo, o América mantém a confiança no acesso. Os cálculos dos sites Chance de Gol e Departamento de Matemática da UFMG apontam que um time com 64 pontos ao final de 38 rodadas terá entre 70 e 97% de chances de subir à elite. O América, que soma 45, chegará a 66 se vencer os sete jogos restantes. Portanto, ainda existe um empate como “gordura a ser queimada”.

Mas antes de pensar no que acontecerá daqui a um mês, o América foca as atenções em um jogo por vez. Independentemente se Vasco, Avaí e Ceará tropeçarão ou não diante de Ponte Preta, Joinville e Santa Cruz, o técnico Givanildo Oliveira recomenda aos seus atletas o cumprimento das obrigações. “Não podemos esperar pelos outros. Temos que fazer nossa parte. No futebol já vi casos de clubes que não fazem sua parte e os outros resultados favorecem. Aí fica lamentando. Mas nós estamos cumprindo nosso papel”, afirma.

Com pouquíssimo tempo para treinar a equipe – os atletas participaram de um recreativo antes da concentração –, Givanildo preferiu não revelar a escalação. Do time que venceu o Oeste terça passada, por 3 a 1, Júnior Negão deve dar lugar a Obina, artilheiro do Coelho na Série B, com 12 gols. Na parte defensiva do meio-campo, existe a dúvida entre Magrão e Leandro Guerreiro. Mais à frente, Renan Oliveira se coloca à disposição da equipe, mas tende a ficar no banco de reservas, com Tchô mantido titular.

Recuperado de edema na virilha, Renan Oliveira relembra a passagem pelo Goiás, quando conquistou o título da Série B de 2012. Naquela ocasião, o time esmeraldino assumiu a liderança na 34ª rodada e não saiu mais, sendo campeão com 78 pontos. O exemplo de recuperação serve para o América. “No Goiás tivemos que vencer tudo para ser campeão da Série B. O quinto colocado (São Caetano) ficou com 71 pontos. Foi até a última rodada. Agora, para subir é a primeira vez. A gente vai acreditar até o fim. Somos merecedores de uma boa sequência”, garante o jogador.

América-RN sem artilheiro

Desesperado na briga para fugir da zona de rebaixamento da Série B, o América-RN vem confiante depois de vencer o Vasco na Arena das Dunas, terça-feira passada, por 2 a 0. Buscando êxito na 32ª rodada, a equipe do técnico Roberto Fernandes precisa triunfar e torcer por combinações de resultados. A tarefa do Dragão em Belo Horizonte não será nada fácil, pois Rodrigo Pimpão, vice-artilheiro da competição (13 gols), está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

AMÉRICA X AMÉRICA-RN

AMÉRICA
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro (Magrão), Andrei Girotto, Gilson, Tchô e Willians; Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

AMÉRICA-RN
Andrey; Wálber, Cleber, Lázaro e Wanderson; Fábio Braga, Neto, Fabinho e Daniel Costa; Isac e Alekito.
Técnico: Roberto Fernandes

Motivo: 32ª rodada da Série B
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: sexta-feira, 24 de outubro de 2014, às 19h30
Árbitro: Antônio Neuricláudio R. Costa (AC)
Assistentes: Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC) e Daniel Henrique da Silva Andrade (AC)
Ingressos: setores Pitangui e Ismênia (visitante) – R$ 10

Tags: Série B G-4 Independência América-RN América elite acesso serieb