América
None

AMÉRICA

América repudia norma da Conmebol e ameaça tirar Estádio Independência da Libertadores

Diretoria do Coelho ficou insatisfeita com decisão da entidade de tapar escudos

postado em 26/02/2015 17:40 / atualizado em 26/02/2015 18:15

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/02/25/6496/20150225211401820308a.JPG', 'id_content': 3054481L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/atletico-mg/2015/02/25/galeria_atletico_mg,6496/fotos-identidade-visual-do-america-coberta-no-independencia.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: identidade visual do Am\xe9rica coberta no Independ\xeancia', 'samesite': True, 'id_pk': 6496L, 'id_conteudo': 3054481L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: identidade visual do Am\xe9rica coberta no Independ\xeancia', 'id_treeapp': 144, 'descricao_destaque': 'Por determina\xe7\xe3o da Conmebol, BWA teve que tapar escudos do Am\xe9rica no Horto', 'schema': 'foto_126510467054'}
O América voltou a se manifestar sobre a ordem da Conmebol para tapar os escudos do clube no Estádio Independência durante a partida entre Atlético e Atlas, pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores, que terminou com vitória mexicana por 1 a 0. Segundo nota enviada pelo conselho de administração, nenhuma logomarca ligada ao Coelho poderia ser escondida nessa quarta-feira sem que houvesse acordo para tal decisão.

“O Contrato de Cessão de Uso da Arena Independência firmado entre o América e o Estado de Minas Gerais estabelece a manutenção da identidade visual da Arena Independência, de forma INCONDICIONAL, durante o período em que o equipamento estiver sob a posse do Estado. O Estado de Minas Gerais e a BWA Arenas, empresa que administra o estádio, estão cientes de que a Arena Independência não pode ser utilizada com quaisquer adulterações em sua identidade visual, que inclui a exposição de logomarcas do América conforme detalhamento no Contrato de Cessão de Uso do estádio”, diz a publicação.

No fim do texto, o conselho alviverde ainda ameaça impedir a realização de partidas da Copa Libertadores na Arena do Horto. "Diante de todo o exposto, o América está se mobilizando juridicamente para que sejam aplicadas as penalidades decorrentes do descumprimento do Contrato de Cessão do Uso da Arena Independência. O América também está tomando as medidas necessárias para impedir que a deturpação da identidade visual da estádio volte a se repetir, sob risco de o estádio não poder mais ser utilizado para competições promovidas pela Conmebol".

Na manhã desta quinta-feira, o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT), um dos nove presidentes americanos, já havia manifestado sua insatisfação por meio de postagem na rede social Facebook.

“Ontem nós fizemos um boletim de ocorrência contra a BWA e a Conmebol por cobrir os símbolos do América. Nós também apresentamos uma documentação do ano passado, com a autorização da Conmebol para manter o escudo do América, pois ele não é publicitário, é o símbolo do dono do Estádio, que simplesmente o alugou para o Atlético. A torcida do América pode ficar tranquila. Vamos entrar na justiça para pedir o ressarcimento por todas as perdas que o América teve nesse episódio. Existe um contrato entre o América e a BWA, e ele precisa ser seguido”, afirma o parlamentar.

A Conmebol, por meio do Regulamento da Copa Libertadores, diz que todas as logomarcas ligadas a clubes que não disputam a competição têm de ser tapadas dos estádios durante as partidas. (O texto pode ser lido nas páginas 24 e 25 do link: https://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_copa_bridgestone_libertadores_2015.pdf)

“Os clubes mandantes nas partidas oficiais da Copa Libertadores, conforme o Manual Técnico: Direitos de Patrocínio, têm a obrigação de entregar para seus respectivos jogos o estádio livre de todo tipo de publicidade, inclusive institucional e/ou nomes e símbolos de clubes e ou associações que não participem da edição atual do Torneio, com a responsabilidade intransferível de retirar ou cobrir a exposição comercial das marcas que estejam ali presentes. Este compromisso também se aplica para aqueles casos em que o time mandante, por decisão própria ou por circunstâncias especiais, deve jogar em um estádio diferente ao que habitualmente utiliza para suas partidas”

Leia a nota enviada pelo conselho de administração do América

O América Futebol Clube vem a público manifestar seu veemente repúdio e total indignação com a adulteração da identidade visual da Arena Independência ocorrida por ocasião do jogo entre o Clube Atlético Mineiro e o Atlas Fútbol Club na noite desta quarta-feira (25/02/2015), quando os escudos e placas do clube foram tapados com panos pretos.

O Contrato de Cessão de Uso da Arena Independência firmado entre o América e o Estado de Minas Gerais estabelece a manutenção da identidade visual da Arena Independência, de forma INCONDICIONAL, durante o período em que o equipamento estiver sob a posse do Estado. O Estado de Minas Gerais e a BWA Arenas, empresa que administra o estádio, estão cientes de que a Arena Independência não pode ser utilizada com quaisquer adulterações em sua identidade visual, que inclui a exposição de logomarcas do América conforme detalhamento no Contrato de Cessão de Uso do estádio.

Tão logo tomou ciência da violação desta cláusula do Contrato de Cessão de Uso da Arena Independência, antes do início da partida, o América imediatamente notificou o Estado de Minas Gerais, através da Secretária de Estado de Esportes, bem como a BWA Arenas, por meio de sua gerência de operações. Apesar desta notificação, a interferência na identidade visual do estádio não foi corrigida, caracterizando-se o descumprimento do contrato que gere as relações sobre a gestão do estádio.

A título de esclarecimento, lembramos que no ano passado a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) autorizou a realização de jogos da Copa Libertadores da América na Arena Independência com as logomarcas do América após a entidade ter sido oficialmente notificada pelo Governo do Estado de Minas Gerais de que não poderia haver eventos esportivos no estádio com interferências na identidade visual do estádio.

Diante de todo o exposto, o América está se mobilizando juridicamente para que sejam aplicadas as penalidades decorrentes do descumprimento do Contrato de Cessão do Uso da Arena Independência. O América também está tomando as medidas necessárias para impedir que a deturpação da identidade visual da estádio volte a se repetir, sob risco de o estádio não poder mais ser utilizado para competições promovidas pela Conmebol.

Conselho de Administração do América Futebol Clube

Tags: atleticomg libertadores América Atlético Independência