América
None

AMÉRICA

Em documento oficial, Coelho reitera desrespeito da Conmebol a acordo da Arena Independência

Diretoria espera que Atlético se acerte com entidade sul-americana e não tape marcas do clube no restante da fase de grupos da Copa Libertadores da América

postado em 27/02/2015 13:34 / atualizado em 27/02/2015 20:14

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Depois de se manifestar por meio de nota oficial, o América liberou documentos para a imprensa no qual há um acordo para a exibição de sua logomarca durante quaisquer eventos realizados no Estádio Independência. Baseado no ofício, o clube explica que Conmebol e BWA (concessionária do estádio) não poderiam tapar os escudos na partida entre Atlético e Atlas, na última quarta-feira, válida pelo Grupo 1 da Copa Libertadores.

No último parágrafo de um dos textos há uma obrigatoriedade para manter a identidade do Independência enquanto a arena estiver sob posse do Estado.

“Faz parte desse acordo o direito do América – e a respectiva obrigação do Estado – de assegurar a implantação e a manutenção da identidade visual do clube na Arena Independência, de forma incondicionada, durante o período em que o equipamento estiver sob a posse do Estado de Minas Gerais”
.

A redação foi feita com assinatura de Tiago Lacerda, então Secretário de Estado de Turismo e Esportes do Governo de Minas Gerais, em fevereiro de 2014.

Na ocasião, o Atlético jogaria em casa na Copa Libertadores contra o Independiente Santa Fe, da Colômbia. O Galo venceu por 2 a 1 e as marcas do América ficaram expostas no estádio com consentimento da Conmebol.

“A Conmebol toma conhecimento do manifestado e comunica ao Clube Atlético Mineiro não tem responsabilidade referida à logomarca institucional do Estádio Independência, do América. Solicitamos que todos os tapetes colocados atrás dos gols sejam retirados”, dizia a nota do gerente-geral da Conmebol, Romer Osuna Añez.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/02/25/6496/20150225211401820308a.JPG', 'id_content': 3054481L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/atletico-mg/2015/02/25/galeria_atletico_mg,6496/fotos-identidade-visual-do-america-coberta-no-independencia.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: identidade visual do Am\xe9rica coberta no Independ\xeancia', 'samesite': True, 'id_pk': 6496L, 'id_conteudo': 3054481L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: identidade visual do Am\xe9rica coberta no Independ\xeancia', 'id_treeapp': 144, 'descricao_destaque': 'Por determina\xe7\xe3o da Conmebol, BWA teve que tapar escudos do Am\xe9rica no Horto', 'schema': 'foto_126510467054'}

Como o regulamento da Conmebol de 2015 teve mudança de redação – agora, as logomarcas de clubes devem ser tapadas durante as partidas da Libertadores (leia as páginas 24 e 25 do link: https://www.conmebol.com/sites/default/files/reglamento_copa_bridgestone_libertadores_2015.pdf) –, o América entende que o Atlético deveria negociar com a entidade sul-americana ou procurar outro estádio para jogar. “Não estamos indo contra o regulamento. Mas se a marca do América não pode aparecer, o contrato está sendo descumprido. É isso que não queremos, pois o Independência pertence ao América”, diz ao Superesportes o advogado Paulo Lasmar, integrante do conselho de administração do Coelho.

Embora o documento esteja datado em 2014, Paulo Lasmar afirma que a determinação vale durante o período em que o Estado tiver acordo com o América, até 21 de outubro de 2037. “O documento deixa claro isso. A imagem do Independência não pode ser alterada enquanto houver a interferência do estado”.

Numa das páginas do ofício de 2014, o Governo de Minas Gerais solicitou que a Conmebol “estendesse a flexibilidade a ser adotada na partida contra o Santa Fe de forma tal que os contratos que regem as relações em torno da gestão do estádio pudessem ser cumpridos”.

Na fase de grupos da Libertadores de 2015, o Atlético, lanterna da Chave 1 sem nenhum ponto, ainda jogará contra Santa Fe-COL (09/04) e Colo Colo-CHI (22/04). Resta saber se haverá acordo com a Conmebol para deixar os escudos do América destampados ou se a decisão tomada na última quarta-feira será mantida.

Veja fotos dos documentos disponibilizados pelo América




Tags: futinternacional futnacional libertadores atleticomg américa interiormg