América
None

AMÉRICA

Diretoria do América exigirá exibição de escudos do clube em partida do Atlético na Libertadores

Galo jogará contra Santa Fe dia 9 de abril pela fase de grupos do torneio continental. Conselho do Coelho espera que identidade visual do Independência seja preservada

postado em 30/03/2015 18:13 / atualizado em 30/03/2015 20:37

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Ao tomar conhecimento de que o Atlético jogará no Independência dia 9 de abril (quinta-feira), contra o Santa Fe, pela Copa Libertadores (leia aqui), a diretoria do América indicou, em contato com a reportagem do Superesportes, que as marcas do clube no estádio não poderão ser tapadas durante a partida válida pela competição continental.

“O Atlético só vai jogar no Independência se as marcas do América estiverem expostas. Caso a Conmebol não aceitar isso, o clube estará livre para jogar onde quiser, seja no Mineirão, em Sete Lagoas, na Arena Pantanal, ou em qualquer outro estádio, mas menos no Independência”, diz Paulo Lasmar, integrante do conselho de administração.

Quando enfrentou o Atlético enfrentou o Atlas no dia 25 de fevereiro, todos os escudos do América no Horto foram ocultados por ordem da Conmebol. Se isto ocorrer novamente, as partes envolvidas no espetáculo estão sujeitas a punições.

“O Ministério Público vai resolver a situação junto do Governo. Se o ocorrido se repetir, é um desrespeito a um contrato (entre o América e o Governo do Estado de Minas Gerais). Aí haverá punições e multas determinadas em contrato. Tanto a BWA (concessionária do Independência) quanto o Estado serão chamados esta semana para ratificar o posicionamento. O documento que o nosso conselho liberou para imprensa é claro ao explicar que a identidade visual do Independência não pode ser alterada sem autorização do América”, afirma Paulo Lasmar.

Segundo o dirigente, o Atlético não deve ser procurado para uma possível reunião, já que a decisão que causou polêmica partiu da Conmebol. “O clube diz que não tem nada com isso, então não há a necessidade do contato”.

Em 26 de fevereiro, um dia depois da derrota do Atlético para o Atlas, o conselho de administração do Coelho divulgou documentos assinados pelo Governo de MG e pela própria Conmebol cujas redações favorecem a exibição das logos do Alviverde. Leia alguns trechos:

Manutenção de identidade visual

“Faz parte desse acordo o direito do América – e a respectiva obrigação do Estado – de assegurar a implantação e a manutenção da identidade visual do clube na Arena Independência, de forma incondicionada, durante o período em que o equipamento estiver sob a posse do Estado de Minas Gerais” - documento enviado pelo Governo de MG à Conmebol em fevereiro de 2014.

Resposta da Conmebol em 2014

"A Conmebol toma conhecimento do manifestado e comunica ao Clube Atlético Mineiro não tem responsabilidade referida à logomarca institucional do Estádio Independência, do América. Solicitamos que todos os tapetes colocados atrás dos gols sejam retirados” - nota assinada por Romer Osuña Anez, gerente-geral da entidade.

Nota publicada pelo América em fevereiro de 2015

"O Contrato de Cessão de Uso da Arena Independência firmado entre o América e o Estado de Minas Gerais estabelece a manutenção da identidade visual da Arena Independência, de forma INCONDICIONAL, durante o período em que o equipamento estiver sob a posse do Estado. O Estado de Minas Gerais e a BWA Arenas, empresa que administra o estádio, estão cientes de que a Arena Independência não pode ser utilizada com quaisquer adulterações em sua identidade visual, que inclui a exposição de logomarcas do América conforme detalhamento no Contrato de Cessão de Uso do estádio".

Tags: atleticomg libertadores futnacional américa atlético libertadores