América
None

AMÉRICA

América resolve jogo no primeiro tempo, coloca fim à sequência negativa e atropela o Santa Cruz

Vitória por 4 a 1 no Independência alivia pressão exercida sobre Givanildo Oliveira

postado em 23/05/2015 18:26 / atualizado em 23/05/2015 21:47

Sidney Lopes/EM/D.A Press

O América precisou de apenas 45 minutos para voltar a vencer depois de 48 dias e aliviar a pressão turbulenta pela qual o técnico Givanildo Oliveira vem passando. Com atuação fantástica no primeiro tempo, o Coelho fez 4 a 1 no Santa Cruz e conseguiu sua primeira vitória na Série B, neste sábado, no Independência. Antes, a equipe alviverde havia triunfado sobre o Democrata (2 a 1), na última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, no dia 5 de abril.

A goleada começou a ser construída rapidamente. Com 15 minutos, o América já vencia por 3 a 0, com gols de Robertinho, Mancini e Diego Sacoman (contra). Marcelo Toscano também deixou sua marca, e Pedro Castro descontou para o Santa Cruz.

O resultado dá mais tranquilidade para Givanildo Oliveira continuar no comando do clube. Não apenas o placar em si, mas também o futebol apresentado. O Coelho sobrou na etapa inicial e poderia ter feito cinco ou seis gols. No segundo tempo, houve um relaxamento por parte da equipe mineira, que acabou pressionada em vários momentos pelo Santa.

Na intermediária da tabela (confira aqui a classificação), com quatro pontos, o América volta a campo na sexta-feira que vem, às 19h30, contra o Bragantino, em Bragança Paulista. O Santa Cruz, que caiu para a 15ª posição, receberá o ABC, no Estádio do Arruda, no mesmo dia e horário.

Jogo resolvido no primeiro tempo

Os quatro jogos sem vitória – dois empates e duas derrotas – deixaram o ambiente no CT Lanna Drumond bastante turbulento. Não foram apenas os tropeços que causaram revolta nos torcedores. Os pífios desempenhos contra Bahia, Luverdense e Ceará também irritaram. Givanildo Oliveira precisava mudar algo para melhorar. Do contrário, poderia ser demitido em caso de revés diante do Santa Cruz. O técnico, então, promoveu mudanças, apesar de não ter feito um coletivo sequer. Tony e Raul saíram do time para as entradas de Cristiano e Bryan.

O que se viu no Estádio Independência foi outro América. Quem foi ao estádio, recebeu um pedido oficial de desculpas dos jogadores. Aos 56 segundos, Robertinho tabelou com Cristiano e bateu rasteiro no canto direito de Fred: 1 a 0. Aos 8min, a zaga do Santa Cruz falhou e Mancini, depois de receber passe de Marcelo Toscano, driblou o goleiro e marcou o segundo: 2 a 0. Pouco depois, Anderson Conceição cabeceou, Fred espalmou e Diego Sacoman jogou a bola contra as próprias redes: 3 a 0.

Carlos Cruz/América FC

Mostrando muita raça e determinação, o Coelho queria mais. Não ficou satisfeito com “apenas” três gols de vantagem. Continuou buscando o ataque e sufocando o Santa Cruz. De tanto insistir, Marcelo Toscano, artilheiro da Série A2 do Paulista pelo Mirassol (13 gols), fez o primeiro tento com a camisa do América, aos 44min: 4 a 0. Nem o gol dos pernambucanos, marcado por Pedro Castro nos acréscimos da etapa inicial, foi capaz de ofuscar a atuação fantástica dos donos da casa no primeiro tempo.

Coelho tira o pé e segura o Santa

Com o placar elástico construído na etapa inicial, o América diminuiu o ímpeto de maneira automática e permitiu algumas chegadas perigosas do Santa Cruz no segundo tempo. Aos 2min, Anderson Aquino parou em João Ricardo ao finalizar sem marcação de dentro da área. Oito minutos depois, Pedro Castro acertou a trave esquerda em chute de fora da área. O goleiro do Coelho também precisou trabalhar para defender a cobrança de falta do armador João Paulo.

O Santa acreditou que poderia reagir, mas esbarrou em erros de finalização. Bruno Mineiro, que pouco apareceu no jogo, mandou uma bola na trave. O time coral ainda reclamou um impedimento de Anderson Aquino assinalado pelo assistente Sidimar dos Santos Meuer. No lance, o centroavante da equipe nordestina se encontrava em posição duvidosa quando completou para as redes o cruzamento de Nathan.

Mas, independentemente de ter tirado o pé na etapa final e permitido um ligeiro crescimento de seu adversário, o América conseguiu aliviar a tensão de reveses recentes e finalmente fez o seu torcedor sorrir na Série B do Brasileiro. Que a disposição mostrada nos primeiros 45 minutos se estenda ao restante da competição.

AMÉRICA 4X1 SANTA CRUZ

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho (Walber, aos 9min do 2ºT), Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Thiago Santos (Diego Lorenzi, aos 12min do 2ºT) e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Mancini e Marcelo Toscano; Cristiano (Henrique Santos, aos 47min do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira

SANTA CRUZ
Fred; Nininho (Nathan, aos 16min do 2ºT), Diego Sacoman, Danny Morais e Renatinho; Édson Sitta, Bruninho (Lúcio, no intervalo), João Paulo e Pedro Castro; Anderson Aquino e Bruno Mineiro (Emerson Santos, aos 33min do 2ºT)
Técnico: Ricardinho

Gols: Robertinho, a 1min, Mancini, aos 8min, Diego Sacoman (contra), aos 15min, Marcelo Toscano, aos 44min do 1ºT (AME); Pedro Castro, aos 45min do 1ºT (STA)
Cartões amarelos: Felipe Amorim, aos 33min do 1ºT. Wesley Matos, aos 23min, Leandro Guerreiro, aos 24min do 2ºT (AME); Edson Sitta, aos 14min, Bruno Mineiro, aos 43min do 1ºT. Diego Sacoman, aos 49min do 2ºT (STA)
Motivo: terceira rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Data: sábado, 23 de maio de 2015
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Sidimar dos Santos Meuer (PR)
Público e renda: 758 pagantes e R$ 21.350,00

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/05/23/6878/20150523180238686484u.JPG', 'id_content': 3109354L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/america-mg/2015/05/23/galeria_america_mg,6878/fotos-da-vitoria-do-america-sobre-o-santa-cruz-no-independencia.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos da vit\xf3ria do Am\xe9rica sobre o Santa Cruz no Independ\xeancia', 'samesite': True, 'id_pk': 6878L, 'id_conteudo': 3109354L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos da vit\xf3ria do Am\xe9rica sobre o Santa Cruz no Independ\xeancia', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Coelho reagiu na S\xe9rie B do Campeonato Brasileiro', 'schema': 'foto_126510467054'}

Tags: coelho américa serieb interiormg Santa Cruz