América
None

AMÉRICA

América busca triunfo inédito contra Vitória em briga direta até pela liderança da Série B

Coelho joga no Barradão e tenta bater Vitória pela primeira vez em jogos oficiais. Confronto deste sábado, às 16h30, valerá no mínimo a vice-liderança da Série B

postado em 01/08/2015 07:00 / atualizado em 01/08/2015 09:16

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Na briga para se manter no G4 da Série B do Brasileiro, o América enfrenta neste sábado um concorrente direto, o Vitória. Empatadas com 27 pontos (o rubro-negro leva vantagem no saldo de gols: 9 a 6), as duas equipes medem força às 16h30, no Barradão, pela 16ª rodada. Com apenas uma vitória em sete jogos como visitante, o Coelho terá de quebrar o incômodo tabu de jamais ter superado o adversário em partidas oficiais. Desde 1972, foram 12 confrontos, com 10 triunfos do time baiano e dois empates.

Como se não bastasse o péssimo retrospecto diante do Vitória, o Coelho também tem problemas para definir a equipe. O armador Mancini e o atacante Richarlison foram vetados e permaneceram em Belo Horizonte, em tratamento de lesões na coxa. O lateral-esquerdo Raul, por sua vez, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, o técnico Givanildo Oliveira confirma Tony no meio-campo e Rubens como centroavante, enquanto Xavier, armador de origem, será improvisado na lateral.

Se vencer o Vitória, o América garantirá a vice-liderança e poderá até mesmo assumir a ponta, desde que o Botafogo não supere o Luverdense no Engenhão. Veja como está a classificação da Série B.

O jogo terá sabor especial para Xavier, cria da base americana. O prata da casa, de apenas 20 anos, será titular pela primeira vez. “Já joguei nessa posição na época da base. No profissional, também participo de coletivos como lateral. Então, posso falar que sou da posição”. Ele entrou nos minutos finais da derrota para o Papão e não esconde a ansiedade de pisar no gramado do Barradão: “É o que sempre sonhei desde que fui promovido ao profissional, no início do ano. Sete meses depois, tenho essa oportunidade de ser titular”.

Para os jogadores do Coelho, já está na hora de repetir, longe de BH, as atuações do Independência, sobretudo por se tratar de um confronto direto. “Estamos em uma fase da competição em que, por qualquer descuido, podemos saltar do G4 para a sexta ou sétima colocação. A diferença de pontos continua mínima, e uma rodada pode mudar tudo. Não podemos pensar nunca que a colocação dos times na classificação é indicador de jogo mais fácil, muito pelo contrário. Por estarmos em um momento em que as coisas mudam muito rapidamente, isso acaba se tornando uma motivação a mais para os jogadores”, avisa o zagueiro Wesley Matos.

Com Marcelo Mattos no lugar de Amaral, cortado por indisciplina, o Vitória também está definido pelo técnico Vágner Mancini. “Ganhar de uma equipe que também está no G4 nos dará a chance de nos distanciarmos dos demais”, diz o comandante. No Barradão, o rubro-negro tem ótimo aproveitamento: seis vitórias, um empate e apenas uma derrota.

MERCADO

O América admite perder o goleiro João Ricardo para a temporada’2016. O Palmeiras é um dos interessados na contratação do jogador. “O contrato dele vence em dezembro. Fizemos uma proposta e estamos aguardando a contraproposta. Estou achando difícil, mas temos esperança. Sabemos que ele se sobressaiu demais. Há mais clubes atrás do João Ricardo, não é só o Palmeiras. Então, estamos tentando renovar de todas as formas”, disse o presidente Francisco Santiago. No clube desde junho de 2014, João Ricardo, já disputou 45 jogos e sofreu 38 gols, sendo titular absoluto.

VITÓRIA X AMÉRICA

VITÓRIA
Júnior Gatito; Diogo Mateus, Diego Renan, Ramon e Guilherme Mattis; Marcelo Mattos, Flávio, Pedro Ken e Escudero; Rhayner e Elton
Técnico: Vágner Mancini

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos e Xavier; Thiago Santos, Leandro Guerreiro, Felipe Amorim, Tony e Marcelo Toscano; Rubens
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: 16ª rodada da Série B
Estádio: Barradão
Data: sábado, 1º de agosto de 2015
Horário: 16h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani (SP)
TV: Pay-per-view

DUELO MINEIRO NA SÉRIE C

Sem vencer há três rodadas, o Tupi volta a campo hoje na busca pela reabilitação. Na terceira colocação do Grupo B da Série C do Brasileiro, com 16 pontos, o Galo Carijó recebe o Tombense, às 16h, no Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela 10ª rodada. Os dois times vêm de empate: o Tupi com o atual líder, Brasil de Pelotas (17 pontos), e o Tombense (sétimo, com 9) com a Portuguesa. Outros jogos do grupo: Portuguesa x Londrina e Madureira x Caxias, às 11h; Juventude x Brasil de Pelotas e Guarani x Guaratinguetá, às 19h. Pela Série D, a Caldense enfrenta o Comercial, às 16h, no Mato Grosso. O time de Poços lidera o Grupo 5, com 7 pontos. Lanterna do Grupo 6, o Villa Nova recebe o Gama, amanhã, às 16h, no Castor Cifuentes.

Tags: interiormg serieb vitoriaba futnacional américa