América
None

AMÉRICA

Depois de passar várias rodadas no G-4, América amarga pior sequência na Série B do Brasileiro

Coelho não vence há quatro partidas e vê adversários ganharem força no returno

postado em 03/09/2015 10:00 / atualizado em 03/09/2015 15:46

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Depois de passar 12 rodadas consecutivas no G-4, o América vive o outro lado da moeda e amarga sua pior sequência na Série B do Campeonato Brasileiro. São quatro jogos sem vitória (um empate e três derrotas), números que assustam a torcida, antes tão confiante na briga pelo acesso à Primeira Divisão. Estacionado nos 35 pontos (10 vitórias, três empates e sete derrotas), o Coelho viu recentemente Sampaio Corrêa, Bahia e Paysandu lhe ultrapassarem na tabela de classificação. O time, que encerrou o turno na terceira posição, agora é o sexto. Por isso, o sinal de alerta está acesso para o jogo de sábado contra o Bragantino, às 21h, no Estádio Independência, pela 23ª rodada.

"Você não pode ter uma sequência de quatro jogos sem vencer e continuar assim. Temos que acabar com isso, se não vai complicar e daqui a pouco estaremos em 10º, 11º e 12º lugares”, avisa o técnico Givanildo Oliveira.

O último triunfo americano ocorreu na 18ª rodada, contra o Ceará, no Castelão – vitória por 2 a 0. Depois, o time perdeu para Botafogo, Luverdense e Santa Cruz (2 a 1), e empatou com o Bahia (1 a 1). Dos três reveses, dois ocorreram no Horto, aonde a equipe chegou a ter 92,5% de aproveitamento ao vencer oito dos nove primeiros jogos. A marca atual é de 75,7%, fazendo do América o sexto melhor mandante da Segundona.

Preocupado com a queda de rendimento da equipe, Givanildo ainda faz uma observação para a péssima sequência. “Nos últimos jogos, conseguimos um ponto em 12. Se a gente tivesse conseguido quatro, o que ainda é muito ruim, nós continuaríamos no G-4. Então tem que acordar logo. Assim não pode ficar”.

Considerando apenas as partidas do returno, o América ocupa a 18ª posição com apenas um ponto, marca idêntica à do Vitória. Todos os outros postulantes ao acesso estão acima na segunda metade da competição: Paysandu (7), Sampaio Corrêa (7), Santa Cruz (6), Bahia (5), Botafogo (3) e Náutico (3).

Arbitragem

Apesar de compreender o mau momento, o técnico do América não deixa de chamar atenção para a atuação da arbitragem e relembra os lances em que a equipe foi prejudicada na competição. “Isso não acontece só com o América, é com todo mundo. Eles tem mania de renovar? Sim, precisa renovar. Mas é renovar com cuidado, e não colocar juiz ruim como eles vêm colocando”, destaca Givanildo.

Os erros mais gritantes ocorreram diante de Botafogo (19ª rodada), no Independência, e Santa Cruz (22ª rodada), no Arruda. Contra os cariocas, o árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo teria deixado de marcar dois pênaltis para o Coelho, além de assinalar uma falta inexistente que originou um dos gols do Alvinegro. Frente ao Santa, foi a vez de o auxiliar Daniel Paulo Ziolli não perceber a posição de impedimento dos atacantes Luisinho e Bruno Moraes, protagonistas do primeiro gol pernambucano na partida.

Tags: américa serieb