América
None

AMÉRICA

América deve superar estatísticas para vencer a primeira fora de casa no Campeonato Brasileiro

Coelho encara o Vitória, na Fonte Nova, às 18h30 de domingo, pela Série A

postado em 25/08/2016 17:15 / atualizado em 25/08/2016 17:28

Carlos Cruz/América
O América segue na luta para diminuir a diferença de pontos em relação aos adversários próximos na tabela e deixar a última colocação no Campeonato Brasileiro. Para concretizar a tarefa hercúlea, o primeiro objetivo é vencer a primeira partida fora de casa e melhorar o aproveitamento como visitante na competição. O Coelho e o Figueirense são os únicos que ainda não triunfaram longe de seus domínios entre os 20 clubes da Série A.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de o América vencer quando visitante é de 11,06%. O índice só é superior ao do Figueirense, que tem 10% de chances. Até o momento, o Alviverde é o clube com pior desempenho como visitante, com dois empates e dois pontos conquistados. O time catarinense acumula três pontos em três empates.

As duas equipes têm compromissos fora de casa na 22ª rodada do Brasileirão. O Coelho viaja a Salvador, onde enfrenta o Vitória. Já o Figueira pega o Santos, na Vila Belmiro. A tarefa alviverde é relativamente mais modesta, já que o Peixe é o segundo melhor mandante da competição, atrás apenas do Palmeiras. O Rubro-Negro baiano, por sua vez, é o 15º com melhor campanha em casa.

Ainda segundo a tabela de probabilidades da UFMG, o Vitória tem 24,22% de chances de triunfo quando mandante, 48,03% de empate e 27,76% de derrota. Outro ponto que pode ajudar o América é o fato de o duelo ser realizado na Fonte Nova. Até aqui, o Leão só jogou uma vez no estádio e empatou com o Atlético. Em oito partidas no Barradão, foram três vitórias, três empates e duas derrotas. O Rubro-Negro ainda atuou uma vez no Joia da Princesa, onde venceu o Coritiba.

O elenco americano recebeu com bons olhos a confirmação da partida de domingo na Fonte Nova. Gilson e Sueliton comentaram sobre a esperança de vencer o rival direto na tabela. “Acredito que na Fonte Nova não teremos tanta pressão em comparação ao Barradão. Já joguei ali e sei muito bem como funciona a pressão no Barradão e, na Fonte Nova, essa pressão será um pouco menor. Só que temos que jogar bem com ou sem pressão”, ponderou o lateral-esquerdo.

O novo palco do jogo de domingo traz boas lembranças para Sueliton. Lá, em maio, pela Copa do Brasil, o zagueiro marcou o gol da vitória por 1 a 0 e da classificação americana contra o Bahia. “Conheço a Fonte Nova e cheguei a jogar lá contra o Bahia, inclusive fazendo gol. Mas, independentemente do local, acho que a equipe deve estar focada no jogo. No momento em que estamos, o principal é a vitória”, ressaltou o defensor americano.

Tags: américa coelho vitoriaba seriea gilson sueliton