América
None

AMÉRICA

Missão Série A: Coelho precisa repetir campanha de 2011 em casa e alcançar 'salvação' fora

Ainda sem vencer fora de casa neste ano, próximo desafio do América será no Paraná

postado em 26/09/2016 13:06 / atualizado em 26/09/2016 13:49

Carlos Cruz/América
Após mais uma vitória, o América segue sonhando em permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro em 2017. A missão é considerada impossível pela maioria. Ainda assim, o Coelho pode se apegar em alguns retrospectos para motivar o grupo alviverde. Apesar do resultado final, com o rebaixamento na campanha de 2011, a equipe ficou invicta em casa – quatro vitórias e dois empates – durante as últimas 11 partidas. No entanto, nos outros cinco jogos, só conquistou uma vitória fora de Belo Horizonte. Se quiser escapar em 2016, é imprescindível buscar os pontos longe do Horto.

Nas 11 rodadas finais de 2011, o Coelho jogou seis jogos em Belo Horizonte e cinco fora. O clube acumulou cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas. Um aproveitamento de 51.51% em pontos. Foram quatro vitórias e dois empates em casa e apenas um triunfo fora. Caso repita o desempenho neste ano, o clube terminaria o campeonato com 38, com 99% de chances de rebaixamento, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

Há cinco anos, o América 'desperdiçou' pontos em confrontos com equipe que figuravam no meio da tabela de classificação. O Coelho foi derrotado por Figueirense (9º colocado), Coritiba (11º) e Atlético-GO (14º). O Alviverde ainda perdeu para o São Paulo (8º), porém o Tricolor paulista ainda sonhava com uma vaga na Copa Libertadores – terminou a competição em sexto e não se classificou.

Neste ano, os jogos longe de Belo Horizonte podem ser ainda mais traiçoeiros. Dos cinco adversários restantes, dois são 'concorrentes diretos' às últimas posições e três lutam por vaga na maior competição Sul-Americana. O Coelho encara Coritiba, Corinthians, Santa Cruz, Grêmio e Santos. Ainda sem vencer fora de casa e, enfim, vivendo um bom momento no Brasileirão (apesar da posição na tabela), o América tem um único objetivo no Paraná: voltar com mais três pontos na conta. Será a diferença para a campanha de 2011 que poderá salvar o clube.

Bom desempenho contra os líderes

O América ainda pode se valer de sua força contra equipes que disputavam a ponta de cima da tabela. Naquela ocasião, o Coelho emendou uma sequência de três vitórias contra Corinthians, Fluminense e Botafogo. O time paulista era o líder e terminou campeão, enquanto os dois cariocas lutavam pela Libertadores – o tricolor terminou classificado, em 3º; já o alvinegro perdeu forças e ficou fora, em 8º. Neste ano, o Alviverde ainda enfrenta Palmeiras, Flamengo e Atlético.

Últimas 11 rodadas em 2011: 5V;2E;4D

América 0 x 0 Atlético (brigava contra o rebaixamento - 18º)

América 4 x 1 Ceará (brigava contra o rebaixamento - 15º)

Figueirense 2 x 1 América (meio de tabela - 9º)

América 2 x 2 Grêmio(meio de tabela - 9º)

Coritiba 3 x 1 América (meio de tabela - 11º)

América 2 x 1 Corinthians (estava na liderança - 1º)

Fluminense 1 x 2 América (estava no G4 - 3º)

América 2 x 1 Botafogo (brigava pela Libertadores - 5º)

São Paulo 3 x 1 América (brigava pela Libertadores - 8º)

América 2 x 1 Atlético-PR (brigava contra o rebaixamento - 18º)

Atlético-GO 5 x 1 América (havia escapado do rebaixamento - 14º)

Últimas 11 rodadas em 2016

Coritiba x América

América x Palmeiras

Atlético x América

Corinthians x América

América x Atlético-PR

América x São Paulo

Santa Cruz x América

América x Flamengo

Grêmio x América

América x Sport

Santos x América

Tags: américa coelho campanha rebaixamento coritibapr seriea