América
None

AMÉRICA

Melhor com Enderson, América ainda precisa se aprimorar para bater São Paulo; veja detalhes

Coelho foi comandado por Sérgio Vieira na derrota por 3 a 0 no primeiro turno

postado em 28/10/2016 08:00 / atualizado em 28/10/2016 13:12

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

América e São Paulo atuaram na última rodada do Campeonato Brasileiro com seis jogadores, cada equipe, dos times que entraram em campo no confronto entre os rivais, no primeiro turno, pela 14ª rodada da competição. No dia 10 de junho, um time misto do Tricolor paulista derrotou o Alviverde mineiro por 3 a 0 em uma partida com diversas falhas apresentadas pelo Coelho no Morumbi.

Mesmo com todas as alterações nos clubes neste momento segundo turno, se quiser vencer no Horto, o América precisa acertar diversos aspectos apresentados na Série A que vem sendo determinantes para as derrotas do clube.

Em uma comparação entre a partida contra o São Paulo e o duelo da última rodada, contra o Atlético-PR, veja aspectos que podem ajudar o Coelho a conquistar mais um triunfo e outros que ainda devem ser corrigidos na competição.

Mudança no comando técnico

Com o técnico Sérgio Vieira à beira do gramado, o América obteve somente uma vitória e saiu derrotado oito vezes – inclusive para o São Paulo – no Campeonato Brasileiro. O treinador português foi dispensado com um aproveitamento de apenas 16,66% na Série A. Na sequência, o sucessor, Enderson Moreira obteve quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas e conquistou 31,37% dos pontos disputados.

Pontaria e Lançamentos

Muitos erros apresentados pelo Coelho no início da competição foram corrigidos pelo novo treinador. Porém, o time ainda peca em alguns aspectos como nas finalizações e na ligação direta.

No duelo contra o São Paulo, o América finalizou sete vezes e acertou somente uma no alvo. Quatro meses e meio depois, contra o Atlético-PR, foram cinco chutes ao gol adversário e, mais uma vez, somente um com a pontaria correta.

Embora Enderson tenha aprimorado a estratégia da equipe, com o Coelho aguardando mais os adversários e explorando os contra-ataques, o time ainda utiliza muito os lançamentos. Contra o tricolor, no primeiro turno, foram 51 tentativas (20 corretas e 31 erradas) de ligações diretas. Na rodada passada, em 64 vezes, foram 27 acertos e 37 erros no fundamento.

Desarmes, faltas e cartões

Carlos Cruz/América
A posse de bola permanece próxima (41,03% contra o São Paulo e 38,58% frente ao Atlético-PR). Ainda assim, alguns quesitos relacionados sofreram alterações. O número de desarmes da equipe caiu, assim como o de faltas e o de cartões amarelos.

No Morumbi, os jogadores americanos desarmaram o adversário 22 vezes corretamente, porém cometeram 13 faltas e foram punidos com quatro cartões. Contra o Furacão, foram somente sete desarmes, nove faltas cometidas e nenhuma punição da arbitragem.

O que fazer?

O Coelho entendeu suas limitações e está sabendo jogar melhor sem a bola. Com muita entrega, os jogadores conseguem marcar melhor e dar mais opções aos companheiros em campo. O contra-ataque vem sendo uma arma importante para vencer as partidas, porém a pontaria continua falha. Caso melhore o fundamento, o América pode ser letal no confronto. Outro aspecto importante será o equilíbrio entre uma elevação nos desarmes com a manutenção das poucas faltas e cartões amarelos.

Escalações

São Paulo x América - 14ª rodada

São Paulo: Denis; Auro, Maicon, Lyanco e Carlinhos; Hudson, Wesley, Luiz Araújo e Cueva; Centurión e Alan Kardec

América: João Ricardo; Pablo, Roger, Leandro Guerreiro e Bruno Teles; Juninho, Gilson, Ernandes e Tony; Osman e Borges

São Paulo x Ponte Preta (32ª rodada): Denis; Wesley, Lyanco, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt, Thiago Mendes, Cueva e David Neres; Kelvin e Pedro

América x Atlético-PR (32ª rodada): João Ricardo; Jonas, Éder Lima, Messias e Ernandes; Leandro Guerreiro, Juninho, Danilo Barcelos e Tony; Matheusinho e Nixson

Tags: américa coelho seriea saopaulosp brasileiro