América
None

AMÉRICA

Superioridade e jogo único: América tem bom retrospecto contra adversários da sequência

Em jogos no Campeonato Mineiro, Coelho tem histórico positivo contra Tupi e Villa Nova e somente uma partida contra o Tricordiano na competição

postado em 21/03/2017 17:30 / atualizado em 21/03/2017 18:18

Mourão Panda/América
O América iniciou nesta terça-feira a preparação para a partida contra o Tricordiano e a reta final da primeira fase do Campeonato Mineiro – enfrenta Tupi e Villa Nova na sequência. Depois de folga na segunda, após vitória fora de casa contra o América-TO, o elenco se reapresentou no CT Lanna Drumond. Na terceira posição na tabela, o Coelho busca a classificação às semifinais e a defesa do título estadual. Para atingir o primeiro objetivo, o Alviverde pode contar com um bom retrospecto frente aos próximos adversários.

Dentre os três rivais, um reserva uma situação atípica ao América. A relação de jogos contra o Tricordiano é de somente uma partida. Segundo colocado do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2015, o clube de Três Corações disputou a elite do futebol estadual pela primeira vez na temporada passada. No único confronto entre as equipes, jogando em casa, vitória do Galo sobre o Coelho por 1 a 0. No sábado, às 18h30, os comandados de Enderson Moreira enfrentam o clube do Sul de Minas no Independência.

O histórico do América contra os outros dois rivais é bem mais amplo e carregado de tradição. Frente ao Tupi, no Campeonato Mineiro, foram 33 jogos, com 13 vitórias do Coelho, 13 empates e sete triunfos do Galo Carijó. Na penúltima rodada da fase de classificação, as duas equipes se enfrentam em Juiz de Fora. A superioridade do Alviverde fica ainda mais marcante jogando no interior – em 16 duelos, o clube da capital venceu oito, empatou sete e só foi derrotado uma única vez.

O confronto entre América e Villa Nova é ainda mais tradicional em Minas Gerais. Em duelos pelo Campeonato Mineiro, o Alviverde também leva vantagem. Em 51 partidas, foram 21 vitórias do Coelho, 13 do Leão, além de 17 empates. Na última rodada da primeira fase do Estadual, o América recebe o Villa Nova no Independência. Em casa, o Coelho venceu 13, empatou sete e perdeu sete vezes para o Leão de Nova Lima.

Caso vença seus compromissos nas próximas duas rodadas, o América estará praticamente garantido nas semifinais do Mineiro. Hoje com 14 pontos, o Coelho chegaria aos 20 e, dependendo dos demais resultados, não poderia ser alcançado pelos concorrentes. Se a vaga ainda estiver em disputa, cabe o Alviverde empatar o confronto final, contra o Villa, para se confirmar na próxima fase da competição. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, 21 pontos asseguram 100% de possibilidades de um clube avançar às semifinais.

Tags: villa nova tupi tricordiano inteirormg histórico retrospecto sequência coelho américa