América
None

AMÉRICA

Boa fase do sistema defensivo faz América sonhar com 'grandes objetivos' no ano

Coelho sofreu apenas um gol nas últimas seis partidas na temporada

postado em 29/03/2017 15:30 / atualizado em 29/03/2017 17:18

Mourão Panda/América
“Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos”. A frase célebre e até clichê em esportes americanos é atribuída a Phil Jackson, técnico de basquete 11 vezes campeão da NBA – seis títulos pelo Chicago Bulls e cinco pelo Los Angeles Lakers. O América de Enderson Moreira parece seguir essa linha. Ainda que tenha pontos a serem ajustados, depois de uma grande reformulação no elenco que terminou mal a temporada passada, o treinador alviverde deu outra cara ao time americano.


Em terceiro lugar do Campeonato Mineiro com 17 pontos, o América está a uma vitória de garantir sua classificação às semifinais da competição. Um dos motivos que fazem o Coelho estar próximo da vaga é o bom desempenho do sistema defensivo. Nos últimos seis jogos, cinco deles valendo pelo Estadual, a equipe comandada por Enderson Moreira sofreu apenas um gol – o time saiu de campo sem levar gols em nove das 13 partidas na temporada.


A única vez que o América foi vazado nas últimas seis partidas foi no clássico contra o Cruzeiro, na 7ª rodada do Mineiro. O gol saiu da cobrança de um pênalti contestado pelo Coelho e que Cleisson Veloso Pereira precisou do auxílio do árbitro assistente para marcar falta em jogada do zagueiro Renato Justi com o atacante celeste Rafael Sobis dentro da área.

Nos demais – contra Murici-AL, pela Copa do Brasil, e Tombense, Uberlândia, América-TO e Tricordiano, pelo Estadual –, o América não deixou os adversários tirarem o zero do placar. Capitão do América, o zagueiro Rafael Lima faz questão de dividir os méritos do bom momento da defesa com todos os companheiros.

Carlos Cruz/América
“Acho que todos estão de parabéns. Não apenas os defensores. Costumo dizer que a defesa começa no ataque, com os nossos homens de frente pressionando a saída de bola adversária. Isso facilita o nosso trabalho lá atrás. A cada partida estamos entendendo o que o Enderson deseja e, por isso, estamos evoluindo. Temos um grupo forte e unido. Queremos objetivos grandes nessa temporada”, almeja o camisa 3.


O próximo compromisso do Coelho será contra o Tupi, às 16h do domingo, em Juiz de Fora. O adversário vem embalado por duas vitórias consecutivas – sobre Democrata-GV e Villa Nova –, que fizeram o time alvinegro se afastar da zona de rebaixamento e até sonhar com uma classificação para as finais do Estadual.


“Essas vitórias seguidas colocaram o Tupi na briga pelo G4. Jogarão em casa e merecem nosso total respeito. Mas, a cada partida estamos evoluindo, minimizando os erros e vamos buscar o resultado. Se conquistarmos os três pontos garantiremos nossa classificação para as semifinais com uma rodada de antecedência”, concluiu Rafael Lima.

Tags: rafael lima interiormg enderson defesa coelho américa