América
None

SÉRIE B

Em jogo marcado por falta de iluminação, América é batido pelo Vila Nova em Goiânia

Refletores do Serra Dourada pararam de funcionar na volta do intervalo; Coelho não soube aproveitar expulsão de adversário e fica distante do G4

postado em 09/06/2017 23:06 / atualizado em 09/06/2017 23:47

Divulgação/Vila Nova
O problema de iluminação no Serra Dourada poderia resumir o que faltou ao América em mais uma derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. Sem criatividade e mesmo com um jogador a mais desde os 24 minutos do primeiro tempo, o Coelho acabou sendo batido pelo Vila Nova por 2 a 0. Alípio, no início da partida, e Geovane, quase no fim, marcaram para os donos da casa.


A derrota deixa o América ainda mais distante do grupo que lidera a competição em busca do acesso à Série A do Brasileiro. O Coelho segue com oito pontos e caiu para a 11ª posição na tabela. Com a vitória, o Vila Nova chegou aos 11 pontos e está na liderança provisória da competição, com o mesmo número de pontos e um gol a mais no saldo que o Juventude, que tem um jogo a menos.


Na próxima rodada da Série B do Brasileiro, o América volta a Belo Horizonte onde tenta a recuperação na Série B. O Coelho recebe o Internacional, às 21h30 da próxima terça-feira, no Independência. No mesmo dia, às 20h30, o Vila Nova enfrenta o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas.


O jogo - O América entrou em campo com três mudanças em relação ao time que bateu o Ceará. Rafael Jataí entrou no meio-campo, na vaga do suspenso Zé Ricardo. As outras duas mudanças foram no setor direito, com o volante Christian no lugar do lateral Norbeto e Felipe Amorim no de Luan, na ponta. E foi por esse setor, logo aos dois minutos de partida, que o Vila Nova criou a jogada para abrir o placar no Serra Dourada. Em bobeada da defesa americana, Alípio tabelou com Alan Mineiro e entrou na área para bater no canto oposto, tirando de João Ricardo. 1 a 0.


Carlos Cruz/América
Apesar do gol do Vila, o Coelho dominava as ações da partida, chegando a ter 75% de posse de bola no início do duelo. A pressão gerava escanteios e o primeiro chute a gol veio com Ruy, aos 13'. A equipe goiana tentava não ficar acuada e avançar ao campo de ataque. Porém, em uma bola recuada a partida ganhou novos contrastes. Elisson dominou mal, perdeu a bola para Bill e fez a falta no atacante americano, a um passo da área. Andrey da Silva e Silva expulsou o goleiro vilanovense e Hemerson Maria optou pela saída de Wallyson para a entrada do reserva Wendell.


Na cobrança da falta, Felipe Amorim desperdiçou, chutando em cima do arqueiro do Vila. O América aproveitava os espaços e tentava chegar pelas pontas. No entanto, as melhores oportunidades do Coelho vieram em jogadas pelo meio. Aos 30', Magrão infiltrou e chutou cruzado para fora. Um minuto depois, Jataí descolou bom lançamento para Ernandes, que dominou no peito e rolou para trás. Felipe Amorim tentou o canto e mandou para fora. Nervosos por não conseguirem o empate, os comandados de Enderson Moreira não conseguiam mais penetrar a defesa adversária.

Carlos Cruz/América
Jogo paralisado por falta de iluminação – Na volta para o segundo tempo, tudo escuro no Serra Dourada por causa de um problema nos geradores de energia que alimentam os refletores do estádio. O 'apagão' acabou atrapalhando o Coelho, que havia terminado a primeira etapa em cima do adversário em busca do empate. “Jogamos o tempo todo com o controle do jogo. O Vila só chegou aquela vez do gol. Depois da expulsão foi normal termos o domínio, mas temos que transformar isso em chances de gol”, comentou Enderson Moreira ao Premiere.


“Já fizemos o que deveria ser feito e falado. Agora, precisamos executar em campo. Temos que deixá-los tranquilos para desempenhar o nosso jogo. Essa é uma situação muita atípica e é pior para quem esta buscando o jogo, estávamos num ritmo bom. Dá para eles se recuperarem fisicamente e o desgaste da equipe deles vai ser anulado com esse período”, complementou o técnico americano. Depois de cerca de 50 minutos de 'apagão', os refletores foram religados e a partida pôde ser reiniciada.


Segundo tempo – Em busca do gol, o América já voltou para a segunda etapa com uma formação diferente. Enderson sacou o volante Rafael Jataí para a entrada do meia Renan Oliveira na volta do intervalo. O Vila Nova voltou com os nove jogadores de linha concentrados próximos à área de defesa e o Coelho foi obrigado a trabalhar a bola para encontrar espaços. Aos 11', após escanteio, Rafael Lima disputou a bola no alto e marcou, mas o assistente viu falta no goleiro Wendell e o árbitro invalidou o lance.


Sem chances claras, Enderson tentou uma mudança mais drástica para ter mais presença na área. Tirou Felipe Amorim e Messias para as entradas de Hugo Cabral e Hugo Almeida. A pressão americana acabou ficando muito restrita a cruzamentos na área. Faltava criatividade na armação e infiltrações dos jogadores de ponta. A cada bola levantada na área e rebatida pela zaga, a torcida do Vila festejava o resultado mantido.


Aos 41', na melhor chance do Coelho, Gérson Magrão mandou uma bomba na trave. No rebote, Renan Oliveira cruzou, o goleiro espalmou e Rafael Lima chegou chutando, mas a zaga afastou. Dois minutos depois foi a vez de Hugo Cabral tentar de fora da área, mas a finalização saiu fraca, nas mãos de Wendell. Aos 44' veio o castigo. Em contra-ataque, Geovane aproveitou rebote de João Ricardo e deu números finais à partida. 2 a 0 Vila.

VILA NOVA-GO 2 X 0 AMÉRICA

Vila Nova
Elisson, Maguinho, Bruno Prado, Wesley Matos e Gastón Filgueira; Geovane, PH, Alan Mineiro (Jajá) e Alípio (Vinícius Leite); Mateus Anderson e Wallyson (Wendell)
Técnico: Hemerson Maria

América
João Ricardo, Christian, Rafael Lima, Messias (Hugo Almeida) e Ernandes; Rafael Jataí (Renan Oliveira), Willian, Ruy e Gerson Magrão; Felipe Amorim (Hugo Cabral) e Bill
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Alípio, aos 2' do 1ºT, e Geovane, aos 44' do 2ºT (Vila Nova)
Cartões amarelos: Alan Mineiro e PH (Vila Nova); Bill (América)
Cartões vermelhos: Elisson (Vila Nova)

Motivo: 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data e horário: 9 de junho (sexta-feira), às 20h30

Público pagante (presente)
: 2.682 (3.550)
Renda: R$ 38.435,00

Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA/CBF)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA/CBF) e Heronildo Freitas da Silva (PA/CBF)

Tags: américa coelho serieb interiormg vilanovago