América
None

SÉRIE B

América segura empate com Brasil de Pelotas e segue na vice-liderança da Série B

Coelho sofreu no 2º tempo, com duas bolas no travessão, mas somou ponto

postado em 17/10/2017 22:29 / atualizado em 17/10/2017 23:57

Daniel Hott/América/Divulgação
Depois de fazer primeiro tempo razoável na noite desta terça-feira, o América caiu de rendimento na etapa complementar e certamente se deu por satisfeito com o empate por 0 a 0 fora de casa diante do Brasil-RS, no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas-RS, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na reta final do segundo tempo, o time da casa acertou duas finalizações no travessão e perdeu outra cara a cara com o goleiro João Ricardo.

Se a parte de cima da tabela estiver em questão, o vice-líder Coelho desperdiçou grande oportunidade para se aproximar do primeiro Internacional, que também empatou sem gols com o Boa, em Varginha. Enquanto o Colorado chegou a 58 pontos, o alviverde atingiu 55.

Por outro lado, continua confortável a distância para o quinto colocado. É verdade que o triunfo do Vila Nova-GO sobre o Criciúma por 1 a 0 diminuiu a distância de sete para cinco pontos, mas o time de Enderson Moreira terá a oportunidade de se recuperar no próximo sábado, diante de sua torcida. O confronto contra o quarto colocado Paraná (52 pontos) – sábado, às 19h, no Independência – pode valer a segunda posição.

O Brasil de Pelotas subiu do 11º para o 10º lugar, com 38 pontos. Apesar de estar na intermediária da tabela, o clube gaúcho ainda corre risco de cair para a Série C. No sábado, às 17h30, o adversário será o Santa Cruz, também no Bento de Freitas.

O jogo

O técnico Enderson Moreira mudou duas peças do time que havia ganhado do Luverdense no último sábado por 2 a 1, no Independência. Com dores no adutor direito, o lateral-esquerdo Pará foi substituído pelo volante Zé Ricardo. Ernandes, meio-campista de origem, atuou improvisado na ala. Já na armação, a alteração aconteceu por opção do treinador: o canhoto Ruy deu lugar ao destro Renan Oliveira.

A proposta inicial do América era esperar o Brasil-RS e tentar encaixar algum contra-ataque. Mas as limitações do adversário eram grandes. Basicamente, o time gaúcho insistia em cruzamentos. O objetivo era explorar a estatura do centroavante Lincom, de 1,92m – autor de sete gols na Série B. Só que a zaga alviverde, com Rafael Lima (1,89m) e Messias  (1,90m), estava atenta aos lançamentos em direção à área.

Daniel Hott/América/Divulgação

A partir dos 15 minutos, o Coelho viu que era possível dominar o jogo. Com boa participação de Zé Ricardo, responsável por rodar a bola, a equipe mineira avançou as linhas e passou a ter o controle das ações. Aos 25min, uma boa chance: Renan Oliveira recebeu lançamento de Luan, tirou da marcação e bateu cruzado para boa defesa de Marcelo Pitol. Aos 45min, Renan foi acionado por Matheusinho e, de primeira, passou para Bill. O centroavante, contudo, chegou atrasado no lance e perdeu a dividida para Pitol.

Se quisesse sair vitorioso, o América tinha de manter a atenção defensiva e melhorar sua produtividade no ataque. O time, no entanto, não caprichava quando trocava passes próximo à área do Brasil e em vários momentos até se mostrava displicente, com toques desnecessários de calcanhar e dribles malsucedidos.

Já o Brasil manteve a estratégia de forçar os avanços na bola aérea. A jogada, que foi inofensiva na etapa inicial, causou problemas ao Coelho na segunda parte. Aos 28min, Cassiano se aproveitou de bate-rebate em cobrança de escanteio e acertou o travessão. Aos 31min foi a vez de Leandro Leite, em chute com o pé esquerdo, carimbar o poste após arremesso lateral. Aos 34min, uma oportunidade claríssima: Juninho, que acabara de entrar no lugar de Misael, apareceu cara a cara com João Ricardo, porém finalizou para fora.

Nos últimos instantes, Enderson Moreira tentou mudar o panorama do jogo com Edno no lugar de Bill. O atacante substituto arriscou de longa distância, em cobrança de falta, e deu trabalho a Marcelo Pitol. Aos 47, Luan, também de fora da área, mandou para a linha de fundo a derradeira chance de triunfo americano.

BRASIL-RS 0X0 AMÉRICA

BRASIL-RS
Marcelo Pitol; Eder Sciola, Leandro Camilo, Nirley e Breno; Leandro Leite, João Afonso, Elias (Cassiano, aos 21min do 2ºT) e Calyson; Misael (Juninho, aos 32min do 2ºT) e Lincom
Técnico: Clemer

AMÉRICA
João Ricardo; Norberto, Messias, Rafael Lima e Ernandes; Zé Ricardo, Juninho, Renan Oliveira (Neto Moura, aos 33min do 2ºT) e Matheusinho (Felipe Amorim, aos 47min do 2ºT); Luan e Bill (Edno, aos 36min do 2ºT)
Técnico: Enderson Moreira

Cartões amarelos: Leandro Leite, aos 38min do 1ºT (BRA); Rafael Lima, aos 12min do 1ºT. Zé Ricardo, aos 46min do 2ºT (AME)
Motivo: 30ª rodada da Série B
Estádio: Bento de Freitas, em Pelotas-RS
Data: terça-feira, 17 de outubro de 2017
Árbitro: Paulo H. Schleich Vollkopf - MS (CBF)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz - MS (CBF) e Daiane Caroline Muniz dos Santos - MS (CBF)
Pagantes: 3.024
Presentes: 4.221
Renda: R$ 35.920,00

Tags: brasil américa empate interiormg futnacional serieb