Atlético
None

AMISTOSO

Botafogo perde para o chinês Shandong Luneng

Único gol da partida foi marcado pelo chinês Wang Yongpo, no segundo tempo

postado em 24/01/2015 20:03 / atualizado em 24/01/2015 20:36

Divulgação/Botafogo
Em seu primeiro amistoso de pré-temporada, o Botafogo foi derrotado pelo Shandong Luneng por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Engenhão. O único gol da partida foi marcado por Wang Yongpo, no segundo tempo.

Antes do compromisso contra a equipe da China, que tem vários jogadores brasileiros, como Diego Tardelli, Vágner Love, Aloísio e Júnior Urso, o Botafogo havia disputado dois jogos-treino, com derrota por 1 a 0 para o Gonçalense e vitória por 2 a 0 sobre o Barra Mansa. Antes da estreia no Campeonato Carioca, o alvinegro deve disputar mais um jogo-treino na próxima quarta-feira, e o adversário deve ser o Duquecaxiense.

O jogo - Com os dois times longe da melhor forma física e sob forte calor, Botafogo e Shandong fizeram um jogo animado, mas em ritmo cadenciado. A melhor qualidade técnica do time chinês começou o jogo ameaçando a meta alvinegra, principalmente com Júnior Urso, que demonstrava melhor preparo que os companheiros.

No ataque do Sandong, Aloísio e Vágner Love estavam notoriamente acima do peso, principalmente o primeiro. No meio de campo, o argentino Montillo e Diego Tardelli em nada lembravam os grandes jogadores de quando atuavam em clubes brasileiros. O Botafogo, por sua vez, encontrou dificuldades para trocar passes e organizar jogadas.

Depois de 15 minutos sem chances de gol no Engenhão, aos 17, após jogada de Vágner Love, Urso apareceu de trás e acertou a trave direita de Jefferson. Dois minutos depois foi a vez de Aloísio arriscar de fora da área, mas a bola passou por cima do travessão.

O Bota apareceu pela primeira vez só aos 25, quando Gegê fez cruzamento da esquerda e Willian Arão acertou uma cabeçada em direção ao gol. O goleiro Yang estava atento e fez boa defesa.

Os cariocas passaram a dominar no último terço da etapa inicial. Aos 36, o lateral Gilberto fez boa jogada pela direita e cruzou para Bill, mas o zagueiro Wang desviou e impediu a finalização do atacante brasileiro. Antes do apito, o mesmo Bill recebeu na área e ajeitou para Rodrigo Pimpão, que vinha de trás. Seu parceiro de ataque, entretanto, concluiu muito mal e isolou a bola.

O Botafogo manteve o ritmo no segundo tempo e começou levando perigo à meta do goleiro chinês, mas sofria com a falta de precisão nas finalizações. Com um minuto de bola rolando, Gilberto tocou de calcanhar para Roger Carvalho. O zagueiro foi ao fundo e cruzou na cabeça de Bill, que finalizou muito fraco e Yang fez a defesa. Três minutos depois, Diego Jardel recebeu de Bill e, cara a cara com o goleiro, errou e mandou para fora.

O gol quase saiu aos 9. Gilberto faz boa jogada pela direita, invadiu a área e rolou para Gegê. O meia chutou de primeira e a bola passou raspando a trave. Aos 11, Aloísio faz falta em Bill. Carleto cobrou com violência e a bola explodiu no travessão.

Depois de desperdiçar várias oportunidades de gol, a defesa do Botafogo errou aos 17 e Diego Tardelli fez grande jogada. O ex-atacante do Atlético-MG foi à linha de fundo e cruzou para Wang Yongpo, que cabeceou forte e Jefferson nem se mexeu: 1 a 0 Shandong.

As duas equipes iniciaram uma série de substituições e o jogo caiu de ritmo. O Botafogo continuou melhor, mas na base do abafa. Aos 32, Sassá chutou em cima da zaga e na sobra o goleiro Yang saiu do gol e impediu a conclusão de Willian Arão.

No finalzinho, Jóbson recebeu de Sassá e soltou a bomba, mas Yang estava lá para salvar o time chinês. Na sequência, Qi arrisocou um chute de muito longe e assustou Jefferson ao acertar a trave direita.

Tags: amistoso atleticomg