Atlético
None

SÉRIE A

Faça sua aposta

Confira o Guia do Campeonato Brasileiro com informações sobre os 20 participantes

postado em 18/04/2014 08:52 / atualizado em 18/04/2014 09:42

Estado de Minas /

O Campeonato Brasileiro de 2014, que começa neste sábado, já nasce com uma novidade. Ao contrário dos anos anteriores, cariocas e paulistas, sob desconfiança, deixam o favoritismo inicial com as duplas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Confira o Guia do Brasileirão preparado pelo Estado de Minas.

Cruzeiro Esporte Clube

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Em time que está ganhando...
Atual campeão, o Cruzeiro tem o desafio de manter a hegemonia no Campeonato Brasileiro, algo que não acontece desde o tricampeonato do São Paulo, em 2006/2007/2008. Para isso, o clube não só manteve a comissão técnica comandada por Marcelo Oliveira como também o grupo de jogadores, além de ter buscado reforços, como Samudio, Marlone e Marcelo Moreno.

Campeão mineiro invicto, o grupo se mantém forte, com quase nenhum desnível entre titulares e reservas. Detalhe fundamental para competição longa e tão disputada quanto o Nacional, como ficou provado no ano passado.

Mas, se o entrosamento é um dos seus trunfos, a Raposa é também bastante conhecida por todos os adversários. O que a obriga a se reinventar, buscando novas formas de atuar, ainda que o esquema 3-5-2 não tenha sido alterado neste primeiro semestre. Outro desafio da equipe celeste é conciliar a disputa do Brasileiro com a da Copa Libertadores.

No ano passado, o Cruzeiro aproveitou como poucos a parada para a Copa das Confederações. Agora, tentará fazer o mesmo com a Copa do Mundo. Até o local da intertemporada será o mesmo: os Estados Unidos. Resta saber se, na volta da competição, a diretoria seguirá resistindo ao assédio dos principais jogadores. Se no início do ano os europeus conseguiram levar apenas o jovem atacante Vinícius Araújo, que era reserva, na janela de verão de lá, eles deverão voltar com munição bem mais pesada para tirar os destaques do time. Dedé e Éverton Ribeiro são os principais alvos.

O craque: Everton Ribeiro

Craque do Brasileiro e Bola de Ouro da Revista Placar em 2013, o armador Éverton Ribeiro continua a se destacar como o motor do time celeste, ditando o ritmo, comandando a intensa movimentação e sendo responsável por grandes jogadas e finalizações.


Clube Atlético Mineiro

Bruno Cantini / Atlético

Foco maior para o fim do jejum

O Atlético ainda tenta se adaptar à transição do estilo de Cuca para o de Paulo Autuori e enxerga o Campeonato Brasileiro como um dos pilares na temporada, além da busca pelo bi da Libertadores. No ano passado, a trajtória da equipe foi prejudicada pelos preparativos para o Mundial de Clubes, que tiraram do Galo as pretensões de conquista nacional. Agora, o planejamento é diferente: foco total na principal competição do país, inclusive nas rodadas pré-Copa do Mundo, fundamentais para a sequência do torneio.

O longo período sem levantar o título nacional (43 anos) se torna uma pressão e fator de responsabilidade a mais para Autuori e para o grupo. Principalmente os mais badalados, como o zagueiro Réver, o armador Ronaldinho Gaúcho e os atacantes Diego Tardelli e Jô. A manutenção da base campeã sul-americana é um fator a mais para a diretoria apostar na conquista do Brasileiro.

Se a vinda do francês Anelka não passou do sonho, não será surpresa se o presidente Alexandre Kalil buscar um reforço de peso, até para agradar a torcida em seu último ano de mandato. Mas, ao mesmo tempo, a diretoria prega responsabilidade nos gastos e contratações, porque o Galo ainda espera solução do bloqueio de parte dos R$ 71 milhões referentes à venda de Bernard ao Shakhtar Donetsk.

Favorito ao título em 2013, o Galo passa a dividir a condição de candidato ao troféu com o arquirrival, Cruzeiro, além dos sempre badalados Corinthians, São Paulo, Grêmio e Internacional. O alvinegro tenta se aproveitar do caldeirão do Independência, onde só perdeu duas vezes, mas também fazer campanha regular fora de casa – sob o comando de Cuca, em 2012, o Galo liderou por 15 rodadas consecutivas, mas perdeu fôlego no returno, com tropeços seguidos como visitante.

 

O craque: Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho ainda não mostrou em 2014 o grande futebol que o consagrou na primeira fase da Libertadores do ano passado. Levar o Galo à conquista do Brasileiro, título inédito em sua carreira, pode ser a resposta ideal na tentativa de pôr fim ao descrédito com a torcida.

Clube de Regatas Flamengo
O objetivo é pintar o 7
A frustração por mais uma eliminação na fase de grupos da Libertadores foi parcialmente encoberta com o título carioca. Mas o que o torcedor rubro-negro quer na temporada é ganhar o sétimo Brasileiro. No ano passado, o time conquistou a Copa do Brasil, mas quase caiu para a Série B ao perder quatro pontos pela escalação de André Santos contra o Cruzeiro, na última rodada. A diretoria ainda não fez nenhuma grande contratação e aposta na base que vem sendo mantida desde 2013. O primeiro reforço foi o atacante Arthur (ex-Londrina). O Fla busca também um armador. Já deixaram o clube o zagueiro Welinton, para o Coritiba, e o volante Feijão, de volta ao Bahia. O armador Carlos Eduardo deve retornar ao Rubin Kazan.

O craque: Hernane
Artilheiro da equipe em 2013, o atacante não começou bem esta temporada, depois de ter frustrada por duas vezes uma negociação com o exterior. Ainda por cima, ele se recupera de uma contusão na costela.

O COMANDANTE: Jayme de Almeida
Depois de assumir o cargo no meio da temporada passada e levar o Fla ao título da Copa do Brasil, Jayme de Almeida agora terá pela frente uma competição longa para mais uma vez provar seu valor.

Fluminense Football Club
Visado depois de cair para cima

Fluminense / Divulgação
Salvo de mais um rebaixamento por um erro da Portuguesa no campeonato passado, o tricolor carioca sabe que começará o Brasileiro muito visado pelas demais torcidas. A dele próprio também não está lá muito satisfeita com o rendimento da equipe na temporada. Fora da Libertadores, o Flu foi eliminado da semifinal do Carioca pelo Vasco. O técnico Cristóvão Borges substituiu Renato Gaúcho e, de imediato, salvou a equipe de eliminação precoce na Copa do Brasil. Agora, terá pela frente uma competição longa e já solicitou reforços, principalmente como opções para a reserva. Por enquanto, apenas o volante Édson, do São Bernardo, chegou às Laranjeiras.

O craque: Fred
Fred inicia o Brasileiro indisposto com as torcidas organizadas e com a cabeça na Copa do Mundo. Se escapar das contusões, será fundamental para outra boa campanha do time.

O COMANDANTE: Cristóvão Borges
Depois de se destacar como substituto de Ricardo Gomes no Vasco, em 2011/2012, e dirigir o Bahia no ano passado, Cristóvão Borges assumiu o Flu sob pressão e com pouco tempo de preparação.

Botafogo de Futebol e Regatas
Desconfiança e bolso vazio
Depois de abrir mão do Estadual para priorizar a Libertadores, na qual foi eliminado ainda na fase de grupos, o alvinegro carioca inicia o Brasileiro sob desconfiança geral. A diretoria reconheceu o erro ao apostar no inexperiente Eduardo Húngaro e contratou Vágner Mancini para substituí-lo. O novo treinador assumiu apenas no meio da semana e, por enquanto, mantém a base do antecessor, novamente auxiliar. O atacante Emerson Sheik, ex-Corinthians, foi apresentado e passa a ser a grande esperança da torcida, ao lado de Jorge Wagner, Lodeiro e Wallyson. Os jogadores, no entanto, ainda convivem com atrasos nos salários.

O craque: Jéfferson
Em boa fase, aos 31 anos, o goleiro Jéfferson, revelado pelo Cruzeiro, está garantido na Copa do Mundo e é uma segurança para a retaguarda alvinegra, invariavelmente com defesas milagrosas.

O COMANDANTE: Vágner Mancini
Com a pecha de retranqueiro, Vágner Mancini fez bom trabalho no Atlético-PR em 2013, quando levou o time da zona de rebaixamento ao terceiro lugar, além de disputar as finais da Copa do Brasil.

Sport Club Internacional
Para ir muito além da cotação
Internacional / Divulgação
Mais uma vez, o colorado entra no Brasileiro apontado como candidato ao título. O torcedor espera que em 2014 o resultado seja diferente dos anos anteriores e a equipe quebre o jejum de conquistas nacionais (a última foi a Copa do Brasil de 1992). A conquista do tetracampeonato gaúcho, com direito a goleada sobre o Grêmio na segunda partida decisiva, aumentou a confiança no Inter. A permanência da base de jogadores e a continuidade do trabalho de Abel Braga favorecem o bom rendimento. Outro fator positivo será a volta dos jogos ao Beira-Rio, inteiramente remodelado para a Copa do Mundo.

O craque: D’Alessandro
O argentino, de 33 anos, no clube desde 2008, voltou a mostrar bom futebol neste início de temporada. Foram de D’Alessandro os dois primeiros gols na reinauguração do Beira-Rio, na vitória sobre o Peñarol.

O COMANDANTE: Abel Braga
O treinador tem afinidade com o clube gaúcho: foi o último a iniciar e terminar uma mesma edição pelo time, em 2006, quando ficou com o vice-campeonato – e ainda conquistaria o Mundial de Clubes.

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Não basta fazer boa campanha
O tricolor gaúcho entra no campeonato embalado pela boa campanha na fase de grupos da Libertadores, apesar da perda do Estadual para o rival. Por outro lado, terá de dividir as atenções nas primeiras rodadas. Desde que voltou da Série B em 2006, o Grêmio faz boas campanhas, à exceção de 2011, mas o último título no Brasileiro foi em 1996. O armador Rodriguinho, ex-América, foi a principal contratação até agora. O experiente Zé Roberto, recuperado de contusão, já está à disposição do treinador.

O craque: Barcos
O argentino Barcos continua a ser a principal esperança de gols do torcedor gremista, apesar do desempenho abaixo da expectativa na Libertadores, com apenas dois em seis jogos.

O COMANDANTE: Enderson Moreira
O belo-horizontino Enderson Moreira encara seu primeiro Brasileiro por uma grande equipe e, consequentemente, com grande responsabilidade. No ano passado, ele se saiu bem no Goiás.

Sport Club Corinthians Paulista
Inspirado na superstição
Na última vez em que o Corinthians fez péssimo início de temporada, em 2011, a equipe conquistou o quinto Campeonato Brasileiro de sua história. Na época, a eliminação na pré-Libertadores pelo Tolima-COL fortaleceu o grupo comandado pelo treinador Tite. Em 2014, depois da eliminação na fase de grupos do Paulista, a equipe de Mano Menezes volta a apostar suas fichas no Nacional. O volante Elias, campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo e com passagens pela Seleção Brasileira, foi contratado no período em que o Timão ficou sem disputar jogos oficiais. O lateral-direito Ferrugem, ex-Ponte Preta, e o armador Petros, ex-Boa e Penapolense, são outros contratados.

O craque: Jádson
Desde que surgiu no Atlético-PR, em 2001, Jádson chamava a atenção pela qualidade técnica. Trocado por Alexandre Pato durante o Campeonato Paulista, o armador, de 30 anos, busca no Corinthians futebol mais regular do que o apresentado no São Paulo e na Seleção Brasileira.

O COMANDANTE:Mano Menezes
Em baixa desde os trabalhos na Seleção Brasileira e no Flamengo, Mano luta para recuperar prestígio no futebol brasileiro. Pelo Corinthians, ele conquistou a Série B em 2008 e a Copa do Brasil em 2009.

Santos Futebol Clube
Volta por cima após acidente
A derrota para o Ituano na decisão do Estadual foi tratada como acidente pelo Santos. O time, que para muitos paulistas apresentou o melhor futebol do país nos primeiros meses de 2014, entra com tudo no Brasileiro. Resta saber se o grupo, com muitos jovens, vai suportar a pressão em um dos campeonatos mais equilibrados do futebol mundial. A receita deu certo em 2002 e 2004, quando os Meninos da Vila, comandados por Diego e Robinho, conquistaram seus dois últimos títulos da competição.

O craque: Cícero
Apesar do alto investimento em Leandro Damião, Cícero é que desponta como o grande jogador santista na temporada. Aos 29 anos, o armador, com passagens por Fluminense e São Paulo, vive uma das melhores fases na carreira.

O COMANDANTE: Oswaldo de Oliveira
A opção da diretoria por Oswaldo no lugar do jovem Claudinei Oliveira não foi unanimidade. Com o aproveitamento das categorias de base, bom futebol e goleadas, a escolha parece ter sido acertada.

São Paulo Futebol Clube
São Paulo / Divulgação

Bons jogadores, mas dispersos

Maior vencedor do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos (2006, 2007 e 2008), o São Paulo não repetiu o bom desempenho na última edição, quando acabou em nono, depois de lutar contra o rebaixamento em grande parte da competição. Depois da surpreendente eliminação pelo Penapolense no Estadual, o desafio é encaixar uma equipe que conta com bons valores individuais, como Rogério Ceni, Luís Fabiano, Paulo Henrique Ganso e dois estrangeiros recém-contratados do futebol europeu: o lateral-esquerdo uruguaio Álvaro Pereira e o atacante colombiano Dorlan Pabón.

O craque: Alexandre Pato
A contratação mais cara da história do futebol brasileiro tem mais uma chance de mostrar que as enormes expectativas depositadas desde o início da carreira não estavam erradas. Aos 24 anos, Alexandre Pato chegou ao São Paulo com o apoio da torcida, dos companheiros e do treinador.

O COMANDANTE: Muricy Ramalho
Apenas Lula e Vanderlei Luxemburgo conquistaram mais Brasileiros (cinco) do que o tetra Muricy Ramalho. Especialista em pontos corridos, ele pôde fazer toda a pré-temporada com o Tricolor.

Sociedade esportiva Palmeiras
Um time e meio de contratados
No último Brasileiro, o Bahia fez parte do grande grupo de ameaçados pelo rebaixamento até a penúltima rodada. O aproveitamento do time na história dos pontos corridos deixa a desejar. O tricolor baiano caiu na primeira edição, em 2003, e só voltou à elite em 2011. Desde então, ficou na 14ª, 15ª e 12ª posições. O esforço para mudar a situação na atual temporada foi grande – 16 jogadores foram contratados, entre eles, os atacantes Rhayner e Maxi Biancucchi. A diretoria também apostou no volante paraguaio Wilson Pittoni, vice-campeão da Libertadores pelo Olimpia.

O craque: Lincoln
O experiente Lincoln, de 35 anos, será o responsável por comandar o meio-campo do Bahia. O armador, revelado pelo Atlético, chegou ao clube em março, emprestado pelo Coritiba até o fim do ano. O jovem Anderson Talisca deve ser seu parceiro na criação.

O COMANDANTE: Marquinhos Santos
Marquinhos Santos, de 34 anos, foi a aposta para substituir Cristóvão Borges. Destaque no ano passado no Coritiba, ele chegou a balançar no cargo, mas ganhou fôlego com o título baiano.

Clube Atlético Paranaense
Se a estratégia foi boa antes...
O Furacão inicia novo Brasileiro disposto a repetir a boa campanha anterior, na qual conquistou vaga na Libertadores. Para isso, aposta na estratégia que usou em 2013: em troca de pré-temporada mais longa, pôs o time Sub-23 no Campeonato Paranaense. Ele foi eliminado pelo Londrina nas semifinais, depois de goleada por 4 a 1, mas a estratégia foi considerada importante para dar mais experiência a revelações da base. O time, dirigido pelo espanhol Miguel Angel Portugal, vai iniciar o Brasileiro sem Adriano. Depois de dois meses, quatro partidas oficiais e apenas um gol, o Imperador foi dispensado em seguida à eliminação na competição continental. Acabada a Copa do Mundo, o Atlético-PR voltará a mandar jogos na Arena da Baixada.

O craque:Éderson
O atacante Éderson terminou a edição passada como surpreendente artilheiro, com 21 gols. Calouro na elite, sem alarde, virou a principal arma na grande campanha. Agora conhecido, a marcação não vai lhe dar trégua.


Coritiba Foot Ball Club
 Henry Milleo/Agencias de Noticias Gazeta do Povo

Roth no banco e Alex em campo

Sob o comando de Celso Roth, o Coritiba espera campanha bem diferente da do ano passado, quando teve início fulminante, mas caiu de produção e acabou em 11º lugar, bem distante da zona da Libertadores. As últimas rodadas em 2013 foram de turbulência no Couto Pereira, até com ameaça de rebaixamento. O objetivo é afastar de vez qualquer possibilidade de reviver a situação. Para isso, o clube aposta na soma de experiência e juventude. O goleiro Vanderlei, o zagueiro Chico e o atacante Júlio César agregam maturidade ao grupo, que também aposta na força da base, representada pelo zagueiro Luccas Claro e o armador Dudu. Outro prata da casa é o atacante Keirrison, mas já sem o brilho de quem foi um dos artilheiros da edição de 2008.

O craque: Alex
A aposta do Coxa continua a ser Alex. O experiente armador, líder dentro e fora do campo, anunciou que para no fim do ano. E espera provar ser ainda capaz de grandes jogadas e belos gols.


Esporte Clube Vitória
Repetir 2013 será sucesso
O Vitória encerrou o último Brasileiro em quinto lugar, perto de vaga na Libertadores. Situação que agora o afasta, inicialmente, dos candidatos ao descenso. Mas terá de superar problemas, como a falta do Barradão, onde obteve 68% de aproveitamento na Série A em 2013. O estádio passa por ampla reforma no gramado. Além disso, o armador argentino Escudero rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e só vai retornar no returno. Sem o ex-atleticano, Hugo herda a camisa 10. O treinador mineiro Ney Franco, depois de sair desgastado do São Paulo, deu a volta por cima no rubro-negro baiano. Ele conseguiu recuperar jogadores desacreditados, como o lateral Ayrton, especialista em cobranças de faltas e escanteios, e o atacante Marquinhos.

O craque: Dinei
Goleador do time em 2013 e aposta para outra boa campanha em 2014, o atacante terá a concorrência de Souza, que foi dispensado pelo Bahia e assinou contrato de produtividade com o rival.


Sport Club Recife
Campeão, mas sob desconfiança
O Sport retorna à elite sob desconfiança. O Leão fez boa campanha na Copa Nordeste, da qual foi campeão, mas, ainda assim, deixou a impressão de que as peças não se encaixaram. Para tentar permanecer na Série A, o time se reforçou com o armador Renan Oliveira e o atacante Leonardo, emprestados pelo Atlético, e os laterais Bileu e Danilo. Renan Oliveira tem a favor o entrosamento com o artilheiro Neto Baiano, dos tempos de Goiás. Para tentar evitar sufoco, será comandado pelo ex-preparador físico Eduardo Baptista, efetivado no cargo em fevereiro. Filho do técnico Nelsinho Baptista, ele fez parte em 2008 da comissão técnica do pai, com quem saiu no ano seguinte. Retornou em 2012 a convite para participar da comissão técnica fixa do clube.

O craque: Neto Baiano
Polêmico, Neto Baiano responde com gols as críticas sobre os hábitos extracampo. Atacante que não foge à responsabilidade, ele confunde a defesa adversária e finaliza bem. Ele sonha ser artilheiro do Brasileiro.


Goiás Esporte Clube
Duas desilusões em cima da hora
Derrotado nos acréscimos no Campeonato Goiano, o Goiás chega em baixa no Brasileiro. Bem colocado em 2013, quando ficou na sexta posição, à frente de Atlético, Santos, São Paulo e Corinthians, em 2014 ele não mostra a mesma força. Foi também eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, pelo Botafogo-PB. Tem jogadores de boa qualidade e costuma se arrumar sempre no meio da competição. Ano passado, chegou a brigar por vaga na Libertadores. Agora, de início, pensa em se manter na elite.

O craque: Carlos Alberto
O armador Carlos Alberto (ex-Fluminense, Porto, Corinthians, Botafogo, São Paulo, Grêmio e Vasco) é um dos jogadores diferenciados da equipe. Rápido e de bom passe, é o homem de criação de Ricardo Drubscky.

Figueirense Futebol Clube
Bola parada e nada mais
O campeão catarinense tem como forte arma a bola parada. Sem grandes estrelas, confia no conjunto formado no início do ano, que tem em Marcos Assunção o principal jogador. O time garantiu a classificação à Série A na última rodada da Série B do ano passado. Dirigido por Vinícius Eutrópio, chega como incógnita. Parece ser outro candidato ao rebaixamento, até por ter zaga frágil, formada por Thiago Heleno e Nirley, ambos ex-cruzeirenses. O goleiro Tiago Volpi tem demonstrado segurança, mas o restante da equipe não mostra a mesma qualidade.

O Craque: Marcos Assunção
Prestes a completar 38 anos, o volante Marcos Assunção ainda chama a atenção pela facilidade na finalização. Um dos líderes do time, o jogador é o diferencial da equipe catarinense na volta à Série A.


Criciúma Esporte Clube
Caras novas, mas familiares
Depois da má campanha no Campeonato Catarinense, em que nem chegou à decisão, o Criciúma se apressou na busca de reforços para não fazer feio no Brasileiro. Comandado fora do campo pelo treinador Caio Júnior e dentro dele pelo veterano Paulo Baier, o time apresentou caras novas na semana que antecede a estreia, contra o Palmeiras, no Heriberto Hulse: o volante Martinez (ex-Cruzeiro) e o armador Wellington Bruno (ex-América-TO e Ipatinga). Também fazem parte do grupo o zagueiro Rafael Donato e o atacante Lucca, ex-celestes, e o volante Serginho, ex-Atlético. O Tigre chega à competição em fase de remontagem e dificilmente ficará acima da 10ª posição, devendo brigar na parte de baixo da tabela.

O craque: Paulo Baier
Aos 39 anos, Paulo Baier é o maestro do Tigre. Com vasta experiência, é o homem das bolas paradas, em quem o treinador confia para comandar os mais jovens. É a sua terceira passagem pelo clube.

Associação Chapecoense de Futebol
Caçula quase sem pretensões
Fundado em 1973, é o clube mais novo da Série A. Na disputa da elite depois de 35 anos, após ascender como vice-campeão da Série B no ano passado, a Chapecoense não chegou entre os finalistas do Catarinense. Em seu grupo, são poucos os jogadores conhecidos, como o goleiro Lauro (ex-Cruzeiro, que viveu melhor fase na Ponte Preta e no Internacional). Recentemente, o clube contratou o armador Régis, pretendido pelo América, e tem nele a aposta de velocidade e para fazer a ligação defesa-ataque. Não deve ser um time com altas pretensões, preocupando-se mais em não ser rebaixado.

O Craque: Lauro
Lauro será um dos pontos de experiência no time. Experiente, o goleiro, que defendeu a Portuguesa e fez boa temporada em 2013, inclusive fazendo um gol contra o Flamengo, é um dos pilares catarinenses.

Tags: atleticomg cruzeiroec guia campeonato brasileiro