Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Conjunto celeste, vontade alvinegra

Raposa aposta na força do entrosamento e na mística dos 100% no Brasileiro no Mineirão. Galo chega com vários desfalques, mas jogadores prometem muita raça

postado em 21/09/2014 11:00 / atualizado em 21/09/2014 08:27

Paulo Galvão /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, até tenta fazer mistério sobre o time que encara o Atlético neste domingo. No sábado, o comandante celeste decidiu fechar para a imprensa parte do treinamento, o último trabalho antes do clássico. Apesar disso, o treinador não tem dúvidas para escalar a equipe que estará em campo na tarde deste domingo, já que vem colocando quase que o mesmo time nos últimos jogos, com uma ou outra mudança devido a suspensões ou convocações para a Seleção Brasileira, mas sempre mantendo a base. Com uma equipe acertada desde o ano passado, o Cruzeiro chega ao clássico se dando ao luxo de deixar no banco jogadores do quilate dos atacantes Dagoberto, quatro vezes campeão brasileiro, e do volante Nílton, eleito pela CBF para a seleção do Campeonato Brasileiro de 2013.

Por outro lado, promessas como o lateral-direito Mayke e o armador Alisson já se projetam como realidade e assumem a titularidade em um jogo cheio de mística e de muita responsabilidade, como já fez outro prata da casa, o volante Lucas Silva, titular desde o ano passado.

A mistura de experiência e juventude promovida pelo técnico Marcelo Oliveira tem dado certo. Alisson, por exemplo, foi muito importante na vitória sobre o Atlético-PR, quarta-feira, que permitiu ao Cruzeiro abrir sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o São Paulo. Agora, tem a missão de novamente criar jogadas, principalmente pelo setor esquerdo do ataque.

No que depender dos companheiros, o camisa 29 tem tudo para se destacar novamente. “O Alisson é um grande jogador, que vem mostrando muita qualidade. Desde 2012 tem mostrado personalidade, parte para cima, tenta o drible. Tem nos ajudado e vai nos ajudar muito ainda”, diz o zagueiro Leo, que fará seu segundo clássico seguido – Bruno Rodrigo já está recuperado de lesão, mas ainda precisa se recondicionar.

Do time que entrará em campo neste domingo, apenas o goleiro Fábio disputou todos os outros quatro clássicos da temporada. O número seria maior se no embate do primeiro turno do Brasileiro o técnico Marcelo Oliveira não tivesse optado por escalar uma equipe mista, priorizando a disputa das quartas de final da Copa Libertadores, diante do San Lorenzo-ARG.

DE VOLTA

Se Ricardo Goulart está de volta ao time, no banco a novidade deverá ser a presença do atacante Borges. Recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, sofrida durante a inter-temporada nos EUA, em junho, o jogador esteve em campo pela última vez em 1º de junho, quando ajudou o time celeste a golear o Flamengo por 3 a 0, tendo marcado o terceiro gol. Porém, ele ainda pode ser cortado da lista de suplentes, pois Marcelo Oliveira relacionou 21 jogadores para o clássico e só 18 vão para o jogo.

Depois da partida deste domingo, o time celeste terá duas partidas longe de Belo Horizonte: quarta-feira enfrenta o Coritiba, na capital paranaense, e no sábado encara o Sport, no Recife. O próximo compromisso em casa pelo Brasileiro será contra o Internacional, em 4 de outubro. No dia 1º, porém, recebe o ABC-RN, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Tags: atleticomg cruzeiroec seriea clássico brasileirão