Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

O fino da Bola

Clássico coloca frente a frente as duas equipes que têm mostrado o futebol mais bonito e vitorioso nos últimos dois anos no país e todos garantem que não há favorito

postado em 21/09/2014 08:15 / atualizado em 21/09/2014 08:24

Ludymilla Sá /Estado de Minas , Paulo Galvão /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM//D.A Press

Sensações do futebol brasileiro em 2013, quando ganharam o título nacional e a Copa Libertadores, Cruzeiro e Atlético, respectivamente, se enfrentam neste domingo, às 16h, no Mineirão, para mostrar que continuam na crista da onda. Enquanto o time celeste, campeão mineiro, lidera o Brasileiro com folga e terá quase todos os atletas à disposição do técnico Marcelo Oliveira, a equipe alvinegra, respaldada por outro título internacional, o da Recopa Sul-Americana, vem se reencontrando com Levir Culpi e terá a volta de atletas como Diego Tardelli e Leonardo Silva.

Para completar, os tradicionais rivais conquistaram importantes vitórias na rodada passada: a Raposa fez 2 a 0 no Atlético-PR, em casa, enquanto o Galo bateu o Goiás por 3 a 2, na casa do adversário. A expectativa é de que o Gigante da Pampulha esteja lotado – foram colocados à venda 62.170 ingressos, sendo 6,2 mil para os atleticanos. Pelo lado celeste, a aposta é no fator Mineirão, onde a equipe venceu todos os nove jogos que disputou no Nacional, e também na força ofensiva: tem o melhor ataque, com 45 gols em 22 jogos. Alem disso, conta com os dois artilheiros do certame, que estarão em campo neste domingo, o atacante Marcelo Moreno, que já marcou 11 gols, e o armador Ricardo Goulart, que fez 10.

“Vamos manter nossa forma de jogar, não temos porque mudar. Vamos em busca de gols, pois estaremos em casa, diante de nossa torcida”, promete Ricardo Goulart, que volta ao time depois de cumprir suspensão diante dos paranaenses. Justamente na partida em que não atuou, ele viu o companheiro marcar mais um gol e se isolar na artilharia do Brasileiro. Porém, só tem motivos para comemorar. “Fico feliz que o Marcelo Moreno esteja no Cruzeiro. É uma briga boa (para ser artilheiro) e quem ganha é o clube.”

O conjunto e a união do grupo, aliás, são outras armas do time celeste. A equipe é praticamente a mesma que vem jogando desde o ano passado e tem entrosamento muito bom, mesmo que mudem algumas peças – neste domingo, por exemplo, terá o jovem Alisson na posição que já foi de jogadores experientes como Dagoberto, Willian e Marquinhos.

REFORMULAÇÃO

O Atlético, por sua vez, se reconstrói e nada seria melhor para isso que vencer o maior rival. Mesmo que já não conte com o ídolo Ronaldinho Gaúcho, que se transferiu para o Querétaro-MEX, ou esteja desfalcado do capitão Réver, contundido, tem peças que podem desequilibrar, como Diego Tardelli, que volta depois de ser poupado contra o Goiás. O atacante tem bom retrospecto diante da Raposa e pretende manter o desempenho. Sabe, no entanto, que a tarefa não será das mais fáceis. O rival é o líder do campeonato e tem forte poderio ofensivo. Tardelli, no entanto, descarta o favoritismo do adversário. “Será uma partida diferente de todas as outras, complicada, difícil, vamos jogar contra o melhor time do Brasileiro. Mas não tem favorito, mesmo com a boa fase do Cruzeiro. É igualado na vontade.”

Tardelli assegura estar bem preparado. A ausência no jogo contra o Goiás foi importante para o jogador, que havia sido titular da Seleção Brasileira nos amistosos contra Colômbia e Equador, recuperar-se fisicamente. “Estava precisando. Depois do jogo contra o Corinthians, senti um cansaço absurdo, dores no corpo devido aos jogos pela Seleção. Então foi bom esse descanso, estou recuperado e 100%.”

O jogador afirma que um triunfo sobre a Raposa será fundamental, já que o alvinegro busca vaga no G4. “Vai ser assim, vamos tentar atrapalhar a classificação do Cruzeiro. E é bom para a gente porque temos mais jogos em Belo Horizonte e precisamos pontuar.” O atacante vai reencontrar dois companheiros de Seleção: Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, fundamentais do time celeste. Ele revela um bom relacionamento entre eles na equipe canarinho, mas assegura postura diferente no clássico. “Tenho essa facilidade de ter relacionamento com as pessoas independentemente se joga no Cruzeiro. No momento que estivemos juntos, me aproximei do Éverton e do Goulart. As nossas esposas saíram juntas para fazer compra. Mas em campo cada um cuida do seu lado.”

Além de Tardelli, Levir Culpi contará com a volta do zagueiro Leonardo Silva e do armador Luan. Os dois também foram poupados contra o Goiás. O lateral-direito Marcos Rocha volta de suspensão. Os volantes Josué e Pierre, recuperados de lesão, estão à disposição. Jô foi relacionado, mas ainda é dúvida.

Tags: clássico brasileiro futnacional seriea cruzeiroec atleticomg