Atlético
None

CAMPEONATO MINEIRO

Por contrato com TV e entendimento com FMF, rivais manterão equipes principais no Estadual

Mesmo com a Copa Sul-Minas-Rio no calendário de 2016, Atlético e Cruzeiro já se reuniram com a FMF e acertaram a continuidade do Estadual sem desvalorizá-lo

postado em 13/10/2015 13:00 / atualizado em 13/10/2015 13:04

 Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A Copa Sul-Minas-Rio será prioridade no início do calendário de boa parte dos clubes que disputarão o torneio no ano que vem. O Flamengo, por meio do seu presidente Eduardo Bandeira de Mello, adiantou que jogará o Carioca com um time alternativo. O mesmo deve acontecer com o Fluminense, que ainda não externou seu planejamento. No Sul, o Atlético-PR vai utilizar pela quarta vez seguida o time sub-23 no Paranaense. Já o rival Coritiba, grande entusiasta da Sul-Minas-Rio, dará atenção especial à competição interestadual, assim como os clubes catarinenses, que pensam em maior visibilidade e rentabilidade. Por outro lado, a empolgação no Rio Grande do Sul, que ainda deve tentar conciliar as outras competições com o Gauchão, é menor.

A situação em Minas Gerais é diferente. Líderes na criação da nova competição, Atlético e Cruzeiro vão manter a equipe principal atuando no Estadual, segundo apurou o Superesportes. Os clubes já se reuniram com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e acertaram a continuidade do Estadual sem desvalorizá-lo.

O Galo, próximo de garantir vaga na próxima edição da Copa Libertadores, deve rodar mais o elenco, mas não relegará o Mineiro. Por sua vez, o Cruzeiro planeja brigar em duas frentes: tanto no Estadual como na Sul-Minas-Rio. Apesar das desavenças com a FMF, o presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares, entende que tem que cumprir a agenda do clube e o contrato assinado com a detentora dos direitos de TV. Atlético e Cruzeiro recebem cerca de R$ 6,5 milhões por ano da Rede Globo pelo Estadual. O valor ainda é considerado baixo, por isso os rivais buscam no novo torneio uma saída. A título de comparação, neste ano, os clubes paulistas receberam R$ 14,2 milhões.

O América também já esclareceu sua posição em entrevista realizada na última sexta-feira. “Já articulamos com a FMF. Disputaremos o Estadual com os titulares, sem a menor interferência. Todas as partidas da Sul-Minas-Rio estão compatibilizadas com a agenda do Mineiro”, pontuou Marco Antônio Batista, integrante do conselho de administração.

O trabalho de tornar viável a nova competição está a cargo do diretor executivo, Alexandre Kalil. Ele negocia os direitos de transmissão com várias emissoras. Esporte Interativo, Espn, Fox e Globo já foram ouvidas. A Record também deve formular uma proposta. Kalil também terá a missão de negociar o naming rights do torneio.

Na última semana de outubro, a Toca da Raposa II receberá os fundadores da Sul-Minas-Rio para uma nova reunião. Neste encontro, detalhes técnicos serão definidos. A competição terá 12 clubes divididos em três chaves. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado avançam à semifinal, que será realizada em jogo único tal como a decisão.

Liga Sul-Minas-Rio

Cinco datas entre 28/01/2016 e 03/04/2016

Divisão de chaves (por estado)

Grupo 1: MG, RJ, SC e ranking

Grupo 2: RS, RS, PR e ranking

Grupo 3: RJ, MG, SC e PR

Tags: atleticomg americamg interiormg seriea sul-minas-rio liga contratos