Atlético
None

CLÁSSICOS

Gilvan foi freguês de Kalil, mas é superior a Nepomuceno: o último clássico dos atuais presidentes de Atlético e Cruzeiro

Gilvan e Nepomuceno se despedem dos clássicos neste fim de semana

postado em 19/10/2017 13:30 / atualizado em 19/10/2017 14:23

Macos Vieira / EM DA PRESS

O clássico entre Cruzeiro e Atlético neste domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o último das administrações de Gilvan de Pinho Tavares e Daniel Nepomuceno. Gilvan deixa o cargo após duas gestões vitoriosas, com três títulos nacionais (dois Brasileiros e uma Copa do Brasil). Nepomuceno, por sua vez, conquistou dois Campeonatos Mineiros, mas não teve o mesmo sucesso nacionalmente nem no exterior. Pressionado pela torcida e dividindo tempo entre o clube e um cargo público, resolveu não tentar um segundo mandato.

O curioso é que tanto Gilvan quanto Nepomuceno deixarão os clubes com números negativos nos clássicos. Apesar de ter conquistas de peso pela Raposa, Gilvan foi freguês de Alexandre Kalil, que tem expressivos 7 a 3 de vantagem, além de quatro empates. Quando o confronto é com Nepomuceno, Gilvan leva a melhor: 5 a 3, com cinco igualdades. No geral, o atual presidente do Cruzeiro venceu oito vezes o maior rival e perdeu em 10 oportunidades, ademais de nove empates.

Retrospecto dos presidentes

 

Gilvan 3 x 7 Kalil (4 empates)


2012


No primeiro ano de Gilvan de Pinho Tavares no comando do Cruzeiro, nenhuma vitória sobre o arquirrival. Mas foram apenas três jogos, muito em função do fraco desempenho da Raposa, que foi eliminada na semifinal do Campeonato Mineiro pelo América. No Brasileiro, um empate e uma vitória do Atlético.

Campeonato Mineiro

Atlético 2 x 2 Cruzeiro – Primeira fase

Campeonato Brasileiro

Cruzeiro 2 x 2 Atlético
Atlético 3 x 2 Cruzeiro

2013


No ano em que o Atlético conquistou seu título mais importante, a Copa Libertadores, além do Campeonato Mineiro em final contra o maior rival, o Cruzeiro se sobressaiu nos resultados diretos. Foram três vitórias da Raposa, que levantou o Campeonato Brasileiro, e duas do Atlético.

Campeonato Mineiro

Cruzeiro 2 x 1 Atlético – Primeira fase
Atlético 3 x 0 Cruzeiro – Final
Cruzeiro 2 x 1 Atlético – Final

Campeonato Brasileiro

Cruzeiro 4 x 1 Atlético
Atlético 1 x 0 Cruzeiro

2014


Apesar de ter sido campeão brasileiro em 2014, o Cruzeiro não ganhou um clássico sequer. E olha que foram sete confrontos contra o maior rival. Nenhuma vitória. Zero. Ao todo, quatro triunfos do Galo e três empates. Para piorar, a Raposa perdeu as duas partidas da final da Copa do Brasil para o Atlético.

Campeonato Mineiro

Atlético 0 x 0 Cruzeiro – Primeira Fase

Atlético 0 x 0 Cruzeiro – Final
Cruzeiro 0 x 0 Atlético – Final

Campeonato Brasileiro

Atlético 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 3 Atlético

Copa do Brasil

Atlético 2 x 0 Cruzeiro - Final
Cruzeiro 0 x 1 Atlético - Final


Gilvan 5 x 3 Nepomuceno (5 empates)


2015


A temporada marcou o início da era Daniel Nepomuceno no Atlético. E ele começou bem: eliminou o Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro e venceu o torneio regional. Na Série A, o Galo acabou na segunda posição. O ano de 2015 marcou a primeira vitória da Raposa no novo Independência sobre o arquirrival, quebrando um jejum de 11 jogos, a terceira maior sequência invicta da história dos clássicos.

Campeonato Mineiro

Cruzeiro 1 x 1 Atlético – Primeira fase

Atlético 1 x 1 Cruzeiro – Semifinal
Cruzeiro 1 x 2 Atlético – Semifinal

Campeonato Brasileiro

Atlético 1 x 3 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 Atlético


2016


A temporada foi frustrante para Atlético e Cruzeiro. Os rivais não levantaram nenhum título. Nem mesmo o Mineiro, que ficou com o América. Nesse ano, a Raposa venceu dois jogos e empatou outro. O Galo, que perdeu a final da Copa do Brasil para o Grêmio, não triunfou sobre o rival, passando o ano em branco.

Campeonato Mineiro

Atlético 0 x 1 Cruzeiro – Primeira fase

Campeonato Brasileiro

Atlético 2 x 3 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 Atlético


2017


O Cruzeiro começou o ano com pé direito, vencendo os clássicos contra o Atlético, pela amistosa Primeira Liga, e pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Nas finais do Estadual, o Galo bateu o Cruzeiro no segundo jogo, após empatar o primeiro, e ficou com a taça. No Brasileiro, outra vitória do time alvinegro. Neste domingo, o último clássico para Nepomuceno e Gilvan.

Primeira Liga

Cruzeiro 1 x 0 Atlético - Primeira fase

Campeonato Mineiro

Cruzeiro 2 x 1 Atlético – Primeira fase

Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Final
Atlético 2 x 1 Cruzeiro – Final

Campeonato Brasileiro

Atlético 3 x 1 Cruzeiro

Tags: estatísticas números nepomuceno gilvan classicos cruzeiroec atleticomg