Atlético
None

BRASILEIRÃO

Atlético derrota América no Mineirão e reduz diferença para o líder Palmeiras no Brasileiro

Vitória deixa Galo firme na briga pela taça; Coelho segue amargando lanterna

postado em 13/10/2016 21:33 / atualizado em 13/10/2016 23:10

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O Atlético cumpriu sua missão e está vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, no Mineirão, o time venceu o América por 3 a 0, e contou com o empate do líder Palmeiras frente ao Cruzeiro (0 a 0) para reduzir para cinco pontos a distância até a ponta da tabela. Na terceira colocação, o Galo soma agora 56 pontos, contra 61 do Palmeiras e 60 do Flamengo.

Na próxima rodada, no domingo, o Atlético enfrenta o Botafogo no Rio de Janeiro. Já o Palmeiras pega o Figueirense em Santa Catarina. O Flamengo, vice-líder, encara o Internacional, em Porto Alegre. Restam agora oito rodadas para o término da competição.

Já o América está cada vez mais próximo de selar o rebaixamento. Na lanterna, com apenas 21 pontos, o Coelho tem no domingo o compromisso contra o Corinthians, em São Paulo.



O jogo

O Atlético teve uma baixa inesperada horas antes do confronto. O armador Cazares foi cortado do jogo por não se apresentar no horário marcado pelo clube após disputar a rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo pelo Equador.

A ausência de Cazares não foi sentida. Coube a Otero, venezuelano que também estava nas Eliminatórias, ocupar a vaga. E o armador procurou se movimentar dando opção aos companheiros e ajudando na marcação. Por muito pouco não foi decisivo para a abertura do placar logo aos quatro minutos. Depois do chute forte de Otero, João Ricardo espalmou. Na sobram, na cara do gol, Clayton bateu e o goleiro fez grande defesa no reflexo.

O lance não intimidou o América. O time de Enderson Moreira tentou colocar em prática sua proposta: forçar o erro atleticano para contra-atacar. O Coelho chegou a finalizar quatro vezes em seis minutos, mas o máximo que conseguiu foi uma defesa de Victor.

Muito espalhando em campo em alguns momentos, o Galo encontrou dificuldades para furar a defesa rival. Teve grande uma grande chance aos 19 minutos, de novo com Clayton. E novamente João Ricardo fez excelente intervenção.

Para superar a marcação, o Atlético contou com a qualidade do ataque. Aos 36 minutos, Robinho lançou Otero. O meia fez boa jogada, cruzou e Fred pegou de primeira para fazer 1 a 0.

Etapa final

O Galo por pouco não ampliou aos nove minutos. A finalização de cabeça de Leonardo Silva parou no goleiro João Ricardo.

O Alvinegro precisou esperar mais dez minutos para comemorar o segundo gol. A jogada começou com a roubada de bola de Carlos César e terminou com o gol do lateral. Robinho tocou para Clayton, que cruzou e Carlos César mandou para as redes: 2 a 0.

As duas equipes tiveram chances seguidas. Robinho, pelo Atlético, cabeceou por cima, aos 26. O América encontrou espaços e, em um chute de Juninho, obrigou Victor a fazer boa defesa, aos 32. Quatros minutos depois, Claudinei concluiu cruzamento de Matheusinho por cima do gol.

Aos 38, Osman cabeceou na trave atleticana. No contra-ataque, o Galo foi fatal. Lucas Pratto recebeu, invadiu a área, ajeitou e mandou no ângulo: 3 a 0.

ATLÉTICO 3 X 0 AMÉRICA

ATLÉTICO
Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca (Yago), Júnior Urso, Otero e Robinho (Patric); Clayton (Pratto) e Fred
Técnico: Marcelo Oliveira

AMÉRICA
João Ricardo; Jonas, Messias (Claudinei), Éder Lima e Gilson; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Tony (Danilo); Osman e Nixon (Matheusinho)
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Fred, 36min 1ºT; Carlos César, 19min 2ºT; Lucas Pratto, 39min 2ºT

Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 13 de outubro de 2016

Arbitragem: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (Asp. Fifa/SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (Asp. Fifa/SP)

Público: 30.411
Renda: R$ 766.625,00

Tags: atleticomg americamg