Atlético
None

LUTO

Carlos Alberto Silva lançou Ronaldo Fenômeno na Europa em 1993

Ronaldo surpreendeu com brilhantes atuações na excursão do Cruzeiro

postado em 20/01/2017 14:42 / atualizado em 20/01/2017 16:09

Marcos Vieira/EM/D. A Press

Do banco de reservas, Carlos Alberto Silva observou atentamente os primeiros dribles de Ronaldo. Foi o então técnico do Cruzeiro que convocou o jogador, na época com 16 anos, para participar de uma excursão a Portugal em 1993.

Mesmo enfrentando tradicionais adversários (Benfica, Porto, Peñarol-URU e Belenenses) no giro pela Europa, Ronaldo surpreendeu com brilhantes atuações e garantiu uma vaga no ataque celeste. Para muitos, aquele era o prenúncio do nascimento de um craque.

"Estávamos com dificuldades para montar o time para ir a Portugal porque tínhamos alguns jogadores lesionados. Pedi ao Benecy Queiroz para conseguir um atacante emprestado ao América ou ao Villa para compor o grupo na viagem. Mas ele me atentou para a chegada do Ronaldo e pediu para eu observá-lo primeiro. Quando logo vi, não tive dúvidas que o levaria", recorda Carlos Alberto Silva em entrevista ao Superesportes em 24 de maio de 2013 para o especial Nasce o Fenômeno.

Ronaldo, que já havia feito sua estreia pelo clube contra a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, entrou no decorrer da primeira partida, contra o Benfica, no lugar de Tôto. "O estádio estava lotado e Ronaldo entrou com personalidade. Fez algumas boas jogadas, mas estava muito bem marcado pelo Mozert, na botinada", lembrou Carlos Alberto Silva naquela entrevista.

Não demorou para o jovem atacante balançar as redes. No jogo seguinte, marcou um dos gols da vitória, por 2 a 0, sobre o Belenenses.

O melhor de Ronaldo, contudo, ainda estava por vir. Para Carlos Alberto Silva, um dos gols mais bonitos da carreira do jogador foi marcado contra o Peñarol-URU, na vitória celeste por 3 a 0.

"Domingo vencemos o Belenenses e na terça fomos jogar contra o Peñarol. Viajamos a noite inteira, chegamos cansados e eu temia pela partida", disse. "Em um momento do jogo, Ronaldo pegou a bola, driblou o time inteiro do Peñarol e fez o gol", contou o treinador.

O único revés do Cruzeiro foi na partida final da excursão: 3 a 1 para o Porto.

Convite de cervejaria


O sucesso alcançado em Minas Gerais fez o jogador receber muitas propostas publicitárias. Conselheiro do atacante, Carlos Alberto Silva o advertiu sobre o anúncio para uma cervejaria.

"Eu me lembro que um dia ele me procurou e me disse que recebeu uma proposta de uma companhia de cerveja. Ele falou que receberia um dinheiro muito bom. Ai eu perguntei para ele se já tinha visto o Pelé fazendo propaganda de cerveja ou cigarro na televisão", questionou.

"Ele tinha um futuro muito grande e não poderia iniciar a carreira assim. Quando ficou muito famoso, ele fez", completou o técnico, que faleceu nesta sexta-feira, aos 77 anos.

Carreira de sucesso

Carlos Alberto Silva era só elogios ao discorrer sobre a carreira do atleta. "Ele foi acima da expectativa. Maior artilheiro das Copas do Mundo, campeão mundial, eleito melhor do mundo, mostrou para o mundo inteiro o que ele podia fazer com a bola nos pés".

Jogos de Ronaldo em Portugal sob o comando de Carlos Alberto Silva


03/08/1993 - 1 X 1 Benfica (POR) - Gol de Luís Fernando

Paulo César; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho e Genilson; Ademir, Rogério Lage, Luis Fernando, Ramon (Nivaldo), Tôto (Ronaldo), Roberto Gaúcho (Edenílson).

05/08/1993 - 2 X 0 Belenenses (POR) - Gols de Ronaldo e Roberto Gaúcho

Paulo César; Paulo Roberto (Zelão), Célio Lúcio, Luizinho (Robson) e Genilson; Ademir, Rogério Lage, Luis Fernando (Ramon), Roberto Gaúcho (Nivaldo), Ronaldo (Tôto), Edenílson).

07/08/1993 - 3 X 0 Peñarol (URU) - Gols de Ronaldo, Edenílson e Ramon
Paulo César (Harlei); Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho e Genilson; Ademir, Rogério Lage, Luis Fernando, Roberto Gaúcho (Nivaldo), Ronaldo (Tôto), Edenílson).

08/08/1993 - Cruzeiro 1 x 3 Porto - Gol de Roberto Gaúcho

Paulo César; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho e Genilson; Ademir, Rogério Lage, Ramon, Roberto Gaúcho (Nivaldo), Ronaldo, Edenílson).


Tags: carlos alberto silva futinternacional futnacional atleticomg americamg cruzeiroec ronaldo