Atlético
None

RACISMO

Querétaro pede punição severa a político que chamou Ronaldinho Gaúcho de "macaco"

Político mexicano Carlos Manuel Trevino Núñez insultou o craque no Twitter

postado em 15/09/2014 09:00 / atualizado em 15/09/2014 10:10

Gazeta Press

AFP PHOTO/ VICTOR STRAFFON
O Querétaro-MEX, novo clube de Ronaldinho Gaúcho, divulgou um comunicado oficial para repudiar a atitude do político mexicano Carlos Manuel Trevino Núñez, ex-secretário do Desenvolvimento Social da cidade, que no último fim de semana utilizou sua conta no Facebook para ofender o brasileiro com insultos racistas.

“A discriminação racial é uma grave expressão social que lastima a dignidade das pessoas. Por isso, o Club Gallos Blancos de Querétaro rechaça determinantemente todas as formas de racismo e discriminação”, diz em trecho da nota o clube, que também pede uma punição a Núñez.

“Exortamos as respectivas autoridades para que tomem ações no assunto e afirmamos que como clube chegaremos até as últimas consequências da lei para que este tipo de expressões não volte a afetar a algum de nossos jogadores e membros do clube”, afirma o Querétaro.

Irritado com o trânsito causado na cidade de Querétaro por causa da apresentação de Ronaldinho Gaúcho como novo reforço da equipe local, na última sexta-feira, Trevino Núñez decidiu insultar o meia.

“Realmente, eu tento ser tolerante, mas eu detesto futebol, e o fenômeno de idiotice que produz. Eu detesto ainda mais porque as pessoas inundam as avenidas fazendo-nos chegar duas horas mais tarde em casa. E tudo isso para ver um macaco... Brasileiro, mas ainda assim um macaco. Isso é um circo ridículo”, escreveu Núñez, que, pela atitude racista, já virou alvo de investigação segundo o secretário de Governo Jorge López Portillo.

Logo após sua apresentação, Ronaldinho acompanhou no estádio o empate por 1 a 1 do Querétaro contra o Puebla. A expectativa é que o brasileiro estreie no próximo domingo, contra o Chivas, pelo Campeonato Mexicano.

Abaixo, a íntegra do comunicado divulgado pelo Querétaro:

A discriminação racial é uma grave expressão social que lastima a dignidade das pessoas. Por isso, o Club Gallos Blancos de Querétaro rechaça determinantemente todas as formas de racismo e discriminação.

O racismo, a xenofobia, a desigualdade de gênero e outras práticas discriminatórias são uma forma de violência que devemos erradicar como sociedade.

Depois da lamentável publicação realizada por uma pessoa de status público, o senhor Carlos Manuel Trevino Núñez, vertida através das redes sociais insultando nosso jogador Ronaldo de Assis Moreira "Ronaldinho", exortamos as respectivas autoridades para que tomem ações no assunto e afirmamos que como clube chegaremos até as últimas consequências da lei para que este tipo de expressões não volte a afetar a algum de nossos jogadores e membros do clube.

Em nossa instituição nos apegamos à Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo primeiro artigo afirma que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, dotados como estão de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros".

Por isso, exigimos um castigo exemplar.

#TodosSomosSimios (macacos, em português).

Tags: macaco Ronaldinho Gaúcho Querétaro atleticomg racismo