Atlético
None

DA ARQUIBANCADA

Meu caro Robinho

"O Galo, meu amigo, é um manual prático sobre como não desistir jamais. É o nosso divã, nossa droga e nossa cachaça. Robinho, seja bem-vindo: você agora é princípio ativo do nosso Rivotril!"

postado em 13/02/2016 11:00 / atualizado em 13/02/2016 11:26

Bruno Cantini/Atlético
Pequeno grande Robson, seja bem-vindo ao sanatório geral! Esqueça tudo o que você já viu e ouviu sobre torcidas de futebol. Isso aqui não é torcida nem futebol – isso aqui é algo que não se explica nem se entende. Isso aqui é Galo – um exercício de amor e fé, uma ideologia, um partido político revolucionário, uma guerrilha urbana, uma religião fundamentalista. Tudo isso e nada disso. O Galo, meu amigo, é um manual prático sobre como não desistir jamais. É o nosso divã, nossa droga e nossa cachaça. Robinho, seja bem-vindo: você agora é princípio ativo do nosso Rivotril!

Por 40 anos, meu camarada, fomos esquecidos na porta do inferno. Até que o homem lá em cima, percebendo o equívoco, nos conduzisse ao paraíso. Apoiados pelas políticas compensatórias de Deus, ingressamos desde então em seu sistema de cotas: a cada três Libertadores, uma é nossa; a cada três Copas do Brasil, idem; um Ronaldinho Gaúcho pra nós, um Júlio Baptista pro Cruzeiro; um Pratto aqui, um Damião acolá; um Robinho no Galo, um Bebezão no Corinthians.

E chegamos então ao ponto crucial em que nos encontramos, a cinco dias da estreia em nossa quarta Libertadores consecutiva: não se trata mais de dar a volta por cima. A sua contratação, meu caro Robinho, é simbólica daquilo que muitos de nós nasceram só pra ver: o Galo gigante e multinacional, como já seria se não tivesse sido roubado em 1981. Agora não se trata mais de Atlético e Cruzeiro. Você com o manto sagrado, Robinho, é um recado ao Flamengo, ao Corinthians, ao São Paulo, ao Boca Juniors: eu sei que vocês tremem.

Espero que tenham comentado sobre um fenômeno inescapável: no Galo, você entra funcionário e sai torcedor. Portanto, vá se preparando para a dolorosa separação: em alguns meses, você terá de dizer aos santistas que fica com o disco do Pixinguinha sim, o resto é deles, inclusive o Damião. E quando enfim chegar a sua hora de nos deixar, você certamente conseguirá apoio num desses AA para “pessoas que amam demais”. Com sorte, encontrará em seu grupo o Tardelli e o Ronaldinho. Nenhum dos dois conseguiu ainda se curar.

Tags: atleticomg