Atlético
None

COLUNA DO JAECI

Esperança nas mãos de Tite

Os técnicos têm que fazer suas médias, e Tite não está fugindo à regra, embora devesse

postado em 27/08/2016 12:00

AFP / VANDERLEI ALMEIDA
Equador x Brasil, quinta-feira, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial da Rússia, na altitude de Quito. Terminasse hoje a competição, o Brasil estaria fora de uma Copa pela primeira vez em sua história – está em sexto lugar. O quinto colocado disputa uma vaga na repescagem. Dunga nos deixou nessa situação, mas, felizmente, foi demitido na Copa América, após ganhar somente do Haiti, e Tite (foto) assumiu. Unanimidade nacional muito mais pela falta de um treinador mais qualificado, fez bons trabalhos no Corinthians nos últimos tempos e habilitou-se a dirigir o time brasileiro. É o tal do não tem tu, vai tu mesmo.

Fui um dos que sugeriram a Marco Polo del Nero o nome de Tite. Não sou amigo dele, mas o respeito como técnico que evoluiu, depois de ter ajudado a derrubar o Atlético Mineiro em 2005. Reciclou-se, fez bons trabalhos e ganhou a condição atual. Sabe que pegou uma batata quente, pois tem dois jogos dificílimos e confesso que se conseguir três pontos (talvez contra a Colômbia, no segundo jogo, em Manaus) estará de bom tamanho. Nas últimas quatro edições de Eliminatórias, não vencemos os equatorianos lá. Acho dificílimo vencermos agora. Precisamos desesperadamente desses seis pontos, mas acho quase impossível consegui-los. E se Tite estrear com derrota, o que é provável, não me venham crucificá-lo. É apenas o começo do trabalho de quem está pegando o bonde andando.

Tite chamou sete jogadores que ganharam o inédito ouro olímpico. Não concordo com Gabigol e Gabriel Jesus, que nada fizeram na Olimpíada. Seleção é momento e merecimento, e eles não fizeram por merecer. Não se iluda, Tite. Jogamos contra ninguém até pegarmos a Alemanha. E não vencemos no tempo normal. Ganhamos na sorte, na competência dos cobradores de penalidades e levamos três bolas na trave. Sorte, mesmo! Acho que um técnico deve pegar três ou quatro times do Brasil como referência e formar a base da Seleção. Exemplo: Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo e Grêmio. Dois ou três jogadores de cada e mesclar com os “europeus”. Daria mais certo.

Mas quem ele poderia chamar do Palmeiras? Talvez Dudu. Não confio em Gabriel Jesus. Já disse e repito: não vai conseguir jogar na Inglaterra e logo estará pedindo emprego em outro centro. Estou avisando antes. É fraco para jogar num futebol competitivo como o inglês. Mas os técnicos têm que fazer suas médias, e Tite não está fugindo à regra, embora devesse. Se um cara não consegue jogar num time olímpico, contra garotos com idade inferior a 21 anos, como vai jogar na Seleção principal? Desejo toda a sorte do mundo a Tite, mas espero que ele seja mais coerente, não faça média e que convoque realmente que merece, que estiver no melhor momento. A volta de Marcelo é acertada pelo futebol que tem, mas ele precisa tirar a máscara do rosto. Joga muito, mas se acha o Pelé. Lidar com estrelas, consagradas e ganhadoras de Champions não é fácil. Mas Tite ganha bem para isso. É um problema dele. Sorte, Tite, e um pouco mais de coerência nas convocações.

Nuzman

Carlos Arthur Nuzman já provou ser um grande dirigente, tanto no comando da CBV, onde esteve por décadas, quanto no comando do COB. É um cara inteligente, conhecedor e articulado. Foi um dos grandes responsáveis pelo que o vôlei representa hoje no país, e merece todo o apoio para continuar à frente do COB, apesar da truculência de certos pseudojornalistas que o perseguem. Nuzman tem história vencedora. Tive a honra de cobrir, na Globo e Manchete, o vôlei mineiro e a Seleção na época em que ele comandava a CBV e aprendi a admirá-lo. Que ele seja reeleito e transforme ainda mais o esporte especializado no país.

Filme de terror

O último capítulo do processo de impeachment de Dilma Rousseff mostra como nossos políticos são despreparados e ignorantes. Os vários embates, com palavras de baixo calão e quase vias de fato, mostram que estamos muito mal representados no Congresso. Sonho com o dia em que os políticos serão honestos e aptos para os cargos. Mas isso é utopia. Seria como sonhar em ver o Sargento Garcia prendendo o Zorro.

Indiciado
Lula e a mulher, Marisa, estão indiciados por lavagem de dinheiro e falso testemunho no caso do triplex do Guarujá. A polícia e o MP não têm dúvida de que o apartamento é dele, embora o ex-presidente negue. Vamos ver se no Brasil tem cadeia mesmo para ex-presidentes como em países sérios!

Tags: seriea nacional cruzeiroec atleticomg americamg selefut