Atlético
None

INDEPENDÊNCIA

Instalação de arquibancada móvel avança no Estádio Independência; veja novas fotos

LuArenas segue instalação de estruturas metálicas perto dos vestiários

postado em 04/04/2017 15:18 / atualizado em 04/04/2017 15:35

Bruno Furtado/EM/D. A Press

As obras para instalação de arquibancadas móveis no Independência seguem a todo vapor. Nesta terça-feira, a reportagem do Superesportes voltou ao estádio, no bairro Horto, em Belo Horizonte, e registrou um avanço considerável da estrutura metálica que pretende abrigar cerca de 5 mil pessoas.

Vizinhos relataram que carretas com peças metálicas chegam diariamente ao Independência. Nesta terça pela manhã, mais duas foram descarregadas. O estacionamento do estádio serve de depósito e está completamente tomado por embalagens com estruturas para instalação das arquibancadas.

Bruno Furtado/EM/D. A Press

A LuArenas, concessionária que administra o Independência e que é responsável pela instalação da arquibancada móvel, pretende reunir ainda esta semana o Grupo Consultivo da Arena Independência (GCAI), formado por três representantes do governo (gestor do contrato de concessão), dois do América (proprietário da arena) e um da Federação Mineira de Futebol, para apresentar o projeto e o plano de ação, a fim de tentar obter aprovação legal para a ampliação da capacidade do estádio de 23 mil para 30 mil espectadores.

Segundo o documento do governo acerca do “Modelo de Governança da Arena Independência” (leia abaixo), feito em 2011, integrantes da Comissão Facilitadora da Participação da Sociedade Civil (CFPSC), composto por cinco representantes da sociedade civil – moradores da região - , também precisam participar das discussões sobre os impactos da construção para o bairro Horto, onde está localizado o Independência.


Mesmo sem aprovação do América e do governo de Minas, a LuArenas assumiu o risco de construir as arquibancadas ao lado do vestiário. A concessionária alega que o trâmite para aprovação das obras poderia demorar muito mais se não pudesse apresentar parte do projeto já executado. Com ao menos um módulo das arquibancadas instalado, a gestora entende que o GCAI terá mais elementos para avaliar se a ideia deve ser levada adiante ou não. Posteriormente, seria ainda necessário receber licenças da Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo a fonte ouvida, a LuArenas não vê irregularidade ou descumprimento de contrato ao montar o módulo de arquibancadas ao lado do vestiário, uma vez que ele não compromete o funcionamento das demais dependências do estádio.

Até a apresentação do projeto ao GCAI, a LuArenas não se manifestará oficialmente.

Caso o GCAI e a CFPSC vetem o projeto, as estruturas metálicas compradas pela LuArenas serão retiradas e deslocadas para outros estádios geridos pela concessionária.

Bruno Furtado/EM/D. A Press


Na segunda-feira, a reportagem esteve no Independência no fim da tarde e conversou com funcionários que participam das obras. Um deles informou que o projeto completo da LuArenas prevê arquibancadas móveis em toda a parte aberta do estádio, passando inclusive sobre os vestiários. “Isso levaria em torno de 15 dias para ser montado”.

Outro operário explicou que a concessionária também modificará a disposição de assentos na parte oposta do estádio (setor Minas). “Para colocar módulos atrás dos dois gols, acho que levamos em torno de um mês”, acrescentou.

América repudia obras não autorizadas


No sábado, o América divulgou uma nota oficial sobre a postura da LuArenas e se posicionou de forma dura e absolutamente contrária à realização da ampliação da capacidade do estádio. O clube contestou a decisão da concessionária de iniciar a montagem de estruturas metálicas 'na surdina'. Falou também em quebra de contrato.

A situação contratual não é simples, já que envolve várias instituições. O América é o dono do estádio, mas, em 2009, cedeu o uso por 20 anos ao governo do estado de Minas Gerais - em troca das reformas para modernização. O estado, por sua vez, firmou contrato com a BWA (hoje LuArenas). Por fim, a concessionária fechou parceria comercial, em 2012, com o Atlético, que desde então tem mandado a maioria dos jogos no Horto.

Governo reage às obras

Por conta da decisão da LuArenas de iniciar as obras sem aval do América e do estado, o governo de Minas Gerais se manifestou em nota nesta segunda-feira informando que notificou a concessionária. “O Governo do Estado de Minas Gerais teve ciência, na última semana, das intervenções iniciadas no estádio pela concessionária. Informamos, ainda, que a concessionária já foi notificada pelo governo, visto que o contrato de concessão celebra que é necessária a autorização do Poder Concedente para a realização de qualquer ação que possa modificar as condições estruturais da Arena Independência. A administração estadual aguarda da concessionária a apresentação do projeto e das licenças dos órgãos de segurança competentes, bem como da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte”.

Balsimelli


Na quinta-feira passada, o diretor-executivo da LuArenas, Bruno Balsimelli, concedeu entrevista exclusiva ao Superesportes, deu detalhes do projeto para instalar arquibancadas móveis perto do vestiário e revelou que, de fato, o setor Minas (onde há uma publicidade da Brahma nas arquibancadas) também será modificado.

Segundo ele, assim que a ampliação for autorizada formalmente, serão instaladas arquibancadas com capacidade para 5 mil pessoas na parte aberta do estádio (próximo ao vestiário) e o setor Minas saltará de 3.772 lugares para 6 mil assentos.

Dessa forma, o estádio, que hoje abriga 23 mil pessoas, passaria a comportar até 30 mil. O custo das melhorias, segundo o executivo da LuArenas, seria de R$ 8,8 milhões.



Tags: estádio américa americamg atleticomg cruzeiroec luareas horto independência móvel arquibancada instalação obras