Atlético
None

EM BUSCA DO MUNDIAL

Eu quero esta taça!

Atleticanos e marroquinos lotam Fan Fest da Fifa em Marrakesh para 'namorar' o troféu do campeão. Caravanas alvinegras chegam de todas as partes do Brasil

postado em 17/12/2013 08:40 / atualizado em 17/12/2013 08:48

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Roger Dias

Enviado especial ao Marrocos

Objeto de desejo dos atleticanos em Marrakesh, a taça de campeão do mundo de clubes da Fifa esteve ontem ao alcance da mão de muitos torcedores alvinegros. O fluxo na Fan Fest da entidade máxima do futebol recebeu um grande público de brasileiros, à medida que cresce a chegada de caravanas. Extrovertidos, eles fotografaram, fizeram pedidos e orações para que o time estreie com o pé direito, amanhã, diante do Raja Casablanca, no Stadium Marrakesh. Na exposição, aberta no fim de semana, havia venda de produtos oficiais da patrocinadora da competição e torneios de videogame.

Os atleticanos não vieram somente de Belo Horizonte ou outras cidades de Minas, como Divinópolis, Bom Despacho, Dores de Campos, Mariana, Ouro Preto e Campo Belo. Há grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Hoje devem chegar pelo menos 500 torcedores ao aeroporto de Menara. Serão 10 mil fãs da equipe mineira, segundo estimativa do Comitê Organizador Local nas cadeiras do estádio.

“Agora o clima começa a esquentar de verdade. O fato de o Galo ter vindo ao Marrocos contagia o povo local. Perguntam muito sobre o Brasil e sempre procuram nos ajudar. Veem a gente com a camisa do Atlético e logo ficam contagiados”, afirma o policial civil Renato Moreira, de 48 anos, de Mariana. Acompanhado do filho, Caio Augusto, e do amigo Diógenes Ribeiro, ambos de 19, ele é um dos que foram à Fan Fest. “O Raja tecnicamente é um time mais fraco. Mas não pode ser desprezado. Vai ser uma guerra de torcidas, uma festa bonita”, afirma Caio.

O administrador Alessandro Ribeiro, de 44, e o eletricista Celso Costa, de 43, moram no Rio e fazem parte da torcida Cariogalo, que viajou a Marrakesh com outros 45 integrantes. Além de curtir o time do coração, eles aproveitam para conhecer cidades de outros países: “Fui a Buenos Aires para ver o jogo contra o Arsenal, pela Libertadores, e a emoção foi indescritível. Marrakesh é um lugar espetacular. O Galo também proporciona cultura a todos”.

Eles não perderam a oportunidade de fazer fotos com a taça da Fifa ao fundo – ao lado estava o troféu que o Atlético ganhou pela conquista da Libertadores. “Ela é bonita e já tem o endereço certo: a Avenida Olegário Maciel”, afirma Ribeiro, se referindo à sede do Atlético.

TUMULTO De acordo com a assessoria de comunicação da Fifa, restam poucos ingressos para o confronto de amanhã. Ontem se formou uma fila muito grande de marroquinos para tentar garantir seu lugar no estádio. Eram torcedores do Raja, que vieram diretamente de Casablanca, e deixaram para a última hora justamente porque não confiavam na classificação às semifinais. Há postos na estação de trem, próximo ao Palácio de Congres, e no aeroporto. Houve tumulto também para os atleticanos no momento de retirada de seus bilhetes, sobretudo com a aglomeração depois da chegada de um voo de torcedores vindo de Madri.

Para a estudante Tatiane Ioussef, de 24, o dia foi de incertezas. Ela afirma ter adquirido pela internet os bilhetes para a semifinal e a decisão por cerca de R$ 300, mas foi avisada no posto de que a compra foi cancelada. Ainda sem resposta, pretendia entrar outra vez na fila. “Eu não acredito nesta situação. Atravessei o Oceano Atlântico e não vou conseguir ver o jogo do Galo. Fiquei duas horas no aeroporto e não consegui as entradas”. Segundo a estudante, o dinheiro foi reembolsado pela bandeira de seu cartão de crédito.

MARROQUINAS
Ônibus dos turistas

Quem escolhe Marrakesh para passear tem à disposição um ônibus especial. Ele percorre as principais vias da cidade, leva os turistas para conhecer os dromedários e também as tendas de especiarias. O trajeto dura cerca de uma hora e o visitante paga R$ 50 pelo serviço.

Guia
O guia do torcedor, distribuído pela Fifa, só tem versões em inglês e árabe. Ele pode ser adquirido nos pontos de retirada de ingressos, no aeroporto de Menara e na estação de trem. Os brasileiros devem ficar atentos às normas do país africano para evitar problemas com a polícia ou com os seguranças da entidade máxima do futebol.

Agências
Dentro do souk, onde há várias tendas de especiarias e artesanato na Medina de Marrakesh, falta de pontos para saques bancários não será problema os estrangeiros. Lá existem várias agências e casas de câmbio para que os turistas sintam-se mais confortáveis ao adquirir os produtos locais.

Tags: mundialdeclubes