Atlético
None

Com a presença de amigos, ex-atletas e artistas, Levir lança biografia 'Um Burro com sorte?'

Livro foi escrito durante o período em que o técnico do Galo estava sem clube

postado em 03/07/2014 20:22 / atualizado em 03/07/2014 20:32

Rodrigo Fonseca /Superesportes

Rodrigo Fonseca/Superesportes
Levir Culpi, técnico do Atlético, lançou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, sua biografia, cujo título é curioso: “Um burro com sorte? - O futebol contado de dentro para fora dos gramados”.

O lançamento contou com a presença de amigos, de ex-jogadores como Nelinho, Humberto Ramos, Ronaldo Drumond, artistas como Samuel Rosa, Henrique Portugal e Lelo, integrantes do grupo Skank, e de dirigentes e funcionários do Atlético.

“O Levir tem uma história importante em vários clubes brasileiros, como jogador e treinador. Ele se destaca pela pessoa que é, não só pelo treinador. Ele é amigo do Skank desde a primeira vez que veio para o Atlético. É um cara que sabe rir dele mesmo, uma pessoa superior, com um título desse para o livro. Quem dera tivéssemos tantos burros com sorte no futebol”, diz Samuel Rosa.

Ideia surgiu em 2011

O livro, escrito no período em que o treinador estava desempregado, conta em 170 páginas de momentos marcantes da carreira de Levir, construída no futebol brasileiro e no Japão. O goleiro Rogério Ceni assina o prefácio.

“É uma biografia, só que não tem uma ordem cronológica. Comecei a escrever esse livro em 2011, quando deu aquele tsunami no Japão. Escrevo como se fosse um diário, fui viajando, fui para Belo Horizonte, Recife, Curitiba. Tem muita coisa engraçada, muita coisa séria”, diz o treinador.

Rodrigo Fonseca/Superesportes
No título, Levir lança um pergunta, mas para saber a resposta, segundo ele, é preciso ler a biografia: “Nós somos burros com sorte. Você vai ter que ler o livro para confirmar isso.”

A expressão “burro com sorte” surgiu quando Levir Culpi comandava o Criciúma. Ao fazer uma substituição, ele foi chamado de burro. No fim da partida, o jogador que entrou em campo marcou o gol da vitória. “Olhei para o torcedor e perguntei: e agora? Ele respondeu: burro, com sorte.”

O que era para ser um xingamento, hoje virou nome de livro. “No início eu fiquei com muita raiva, pois ele me chamou de burro com sorte. Depois, eu comecei a rir. Agora, já chegando aos 60, acho que ele tinha razão.”

O preço de capa do livro é R$ 42,90. O dinheiro arrecadado será doado para o Instituto de Pesquisa Pequeno Príncipe, de Curitiba. “Aqui não tem clássico, aqui é Atlético, América e Cruzeiro, porque a venda do livro é toda para o hospital Pequeno Príncipe”, destaca o treinador.

Tags: levir culpi um burro com sorte atlético técnico livro biografia