Atlético
None

ATLÉTICO

Falhas defensivas e pouca inspiração do ataque determinam derrota do Atlético para o Sport

Leão se aproveitou de erros do Galo e abriu vantagem. No fim, Tardelli descontou

postado em 27/07/2014 17:58 / atualizado em 27/07/2014 22:28

Rafael Arruda /Superesportes

Roberto Ramos/DP D.A Press

O Atlético permanece na intermediária da tabela do Campeonato Brasileiro. Não é desta vez que a equipe alvinegra dará o tão esperado passo para, quem sabe, brigar pelas primeiras posições. Mais uma vez, o Galo esbarrou na falta de criatividade e cometeu falhas defensivas. A derrota por 2 a 1 para o Sport, na Ilha do Retiro, foi o resultado de um conjunto de erros. Bem que Levir Culpi avisou na entrevista coletiva antes da partida. "Empenho e raça não faltam, mas o time precisa jogar melhor". Parecia que o comandante alvinegro sabia exatamente o que estaria porvir neste domingo. Felipe Azevedo e Durval fizeram os gols do Leão. Diego Tardelli anotou o tento de honra dos mineiros. O duelo valeu pela 12ª rodada da Série A.

Com a possível saída de Ronaldinho Gaúcho, o Atlético precisa encontrar o mais rápido possível o jogador para assumir a responsabilidade de camisa 10. Guilherme recebeu a missão no Nordeste, mas esteve longe de uma grande atuação. Mais à frente, Jô e Diego Tardelli desperdiçaram boas oportunidades. Outro setor bastante acionado durante o jogo foi a lateral da equipe. Na direita, Marcos Rocha arriscou bons ataques. Do lado esquerdo, o tão cobrado Emerson Conceição até deu vários cruzamentos, mas a maioria errados. Além disso, ele falhou no lance do primeiro gol do Sport. Com esse excesso de erros, Levir terá muito trabalho pela frente.

Que o período de uma semana de treinos na Cidade do Galo seja suficente para o treinador corrigir os defeitos. O Atlético voltará a Belo Horizonte e terá tempo para respirar. Viagem desgastante será apenas a de retorno à capital mineira, já que a próxima partida acontecerá no Estádio Independência, domingo que vem, às 18h30, contra o Atlético Paranaense. Na classificação, a equipe alvinegra ocupa o 11º lugar, com 15 pontos.

O Sport, por sua vez, deu um salto muito grande na tabela. Agora é o quinto colocado, com 21 pontos, dois a menos que o vice-líder Corinthians. Também no próximo domingo, o Leão estará em Florianópolis para enfrentar o Figueirense, às 16h, no Estádio Orlando Scarpelli. Os catarinenses seguem em situação difícil na tabela, com apenas sete pontos.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/07/27/5785/20140727182515897475i.JPG', 'id_content': 2842775L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/atletico-mg/2014/07/27/galeria_atletico_mg,5785/fotos-do-jogo-entre-sport-e-atletico.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos do jogo entre Sport e Atl\xe9tico', 'id_pk': 5785L, 'id_conteudo': 2842775L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos do jogo entre Sport e Atl\xe9tico', 'id_treeapp': 144, 'descricao_destaque': 'Equipes se enfrentaram na Ilha do Retiro, no Recife', 'schema': 'foto_126510467054'}

Primeiro tempo truncado

Dono da casa, o Sport partiu para cima logo no primeiro minuto. Aos 34 segundos, Wendel recebeu passe na entrada da área e bateu rasteiro. Leandro Donizete salvou. O Leão seguiu em cima por mais alguns instantes, porém sem investidas perigosas. Com calma, o Atlético conseguiu sustentar a pressão inicial e passou a controlar a bola nos pés.

Se Jô tivesse acertado a rede em finalização na linha da pequena área, a torcida alvinegra ficaria na bronca com a arbitragem. É porque o auxiliar Fábio Rogério Baesteiro assinalou impedimento que não existiu. Para sorte do bandeira, a bola triscou na trave esquerda e saiu à linha de fundo. O Galo atacou com perigo novamente aos 24 minutos. Marcos Rocha deu ótimo lançamento e Tardelli exigiu grande defesa de Magrão.

O jogo seguiu truncado até os 40 minutos do primeiro tempo. A partir daquele instante, o Sport acuou o Atlético no campo de defesa. Neto Baiano e Zé Mário tiveram chances claríssimas, mas isolaram a bola por cima do gol. Houve ainda uma finalização de Felipe Azevedo bloqueada por Marcos Rocha.

Time sem inspiração e defesa vulnerável

O segundo tempo começou lá e cá. Aos quatro minutos, Jô driblou três defensores, deixou o goleiro Magrão para trás e, sem ângulo, tocou para o meio da pequena área. Mas ali só havia jogadores vestidos de vermelho e preto. Ninguém do Galo para botar o pé e inaugurar o placar. A resposta do Leão foi imediata e da maneira mais cruel. Durval deu ótimo lançamento, Emerson Conceição falhou ao tentar cortar e Felipe Azevedo tocou na saída de Victor: 1 a 0.

Roberto Ramos/DP D.A Press


O Atlético passou a viver uma tarde terrível. E não por omissão ou falta de tentativas. O time até criava situações, contudo não as aproveitava. Como ocorreu aos 10 minutos, quando Maicosuel puxou contra-ataque e serviu a Guilherme de frente para o gol. A conclusão foi imprecisa, ao lado esquerdo da meta de Magrão. Na tentativa de mudar algo, Levir trocou Jô e Maicosuel por Dátolo e Luan. Mas o Sport continuava determinado a evitar o êxito alvinegro.

Experiente, Durval comandava as ações defensivas do Leão. Quando preciso, fazia jogadas de ataque. Não bastava a assistência para o primeiro gol, o veterano queria mais. E aos 23 minutos, ele se aventurou na grande área num cruzamento do lateral-esquerdo Danilo. A zaga do Atlético bateu cabeça, e o camisa 4 do Sport, mesmo caído, conseguiu finalizar no canto esquerdo de Victor: 2 a 0.

O Atlético já demonstrava sinais de cansaço e via o Sport tocar a bola. Gritos de "olé" ecoavam das arquibancadas da Ilha do Retiro. Porém, em um lance isolado, surgiu um fio de esperança. Diego Tardelli apanhou bola mal afastada pela defesa do Leão e sofreu pênalti ao ser derrubado por Wendel. Ele mesmo cobrou, no meio do gol, e diminuiu a desvantagem: 2 a 1. Foi o 101º tento do camisa 9 pelo clube. Aos 44, Dátolo teve oportunidade de ouro para empatar, mas mandou por cima. Depois, Luan chutou rasteiro e Magrão defendeu. Até mesmo Victor foi para a área em escanteio, porém não conseguiu evitar o revés atleticano.

SPORT 2X1 ATLÉTICO

SPORT
Magrão; Vitor, Ewerton Páscoa (Oswaldo, no intervalo), Durval e Renê; Ronaldo (William, aos 32 do 2ºT), Wendel, Zé Mário (Ailton, aos 21 do 2ºT), Danilo e Felipe Azevedo; Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre (André, aos 43 do 2ºT), Leandro Donizete, Guilherme, Maicosuel (Dátolo, aos 19 do 2ºT) e Diego Tardelli; Jô (Luan, aos 18 do 2ºT)
Técnico: Levir Culpi

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Ilha do Retiro, no Recife
Data: domingo, 27 de julho de 2014
Gols: Felipe Azevedo, aos 5, Durval, aos 23, e Diego Tardelli, aos 37 do 2ºT
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Vicente Rogério Neto (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, aos 8, Victor, aos 10 do 2ºT
Público e renda: 17.575 pagantes e R$ 304.320,00

Assista aos melhores momentos de Sport 2x1 Atlético




Tags: Ilha do Retiro Campeonato Brasileiro seriea atlético sport