Atlético
None

ATLÉTICO

Piscou, mudou a zaga

Diante do Flamengo, Atlético terá a oitava formação diferente na zaga em 16 partidas do Brasileiro. Dupla fez três jogos pelo Campeonato Mineiro, ainda sob comando de Autuori

postado em 19/08/2014 11:00 / atualizado em 19/08/2014 08:33

Roger Dias /Estado de Minas

EULLER JÚNIOR / EM DA PRESS
A fase do Atlético no Campeonato Brasileiro é de críticas e questionamentos ao setor defensivo, sobretudo em quesitos como a marcação e a insegurança em jogadas aéreas. Não é por acaso que a equipe levou gols nas últimas sete partidas e jogou fora pontos essenciais, como no empate com o Figueirense por 2 a 2, em Florianópolis. E justamente a retaguarda alvinegra terá mudanças importantes diante do Flamengo, amanhã, às 21h50, no Maracanã, pela 16ª rodada.

Na lateral direita, Marcos Rocha sentiu dor na coxa direita e ficará em tratamento em Belo Horizonte. O prata da casa Alex Silva ganhará chance na posição. Na zaga, Leonardo Silva levou o terceiro cartão amarelo e dará lugar a Edcarlos, recuperado de lesão na coxa direita. O ex-cruzeirense atuará ao lado de Jemerson, a exemplo de três confrontos do Campeonato Mineiro, no primeiro semestre, em que o então técnico Paulo Autuori optou por formação reserva – nas vitórias sobre Villa Nova (4 a 1), Guarani (1 a 0) e Boa (3 a 0).

Levir Culpi espera aproveitar o entrosamento da nova dupla, que será a oitava diferente na competição. Ambos são companheiros frequentes no dia a dia, na Cidade do Galo, nos coletivos contra o time titular, e agora terão o teste mais forte em 2014. “Vamos enfrentar o Fla com uma dupla de zaga tranquila. O Edcarlos pode jogar, é um ótimo zagueiro e dará segurança à equipe, assim como o Jemerson, que tem grande futuro pela frente”, ressalta Levir.

Os erros defensivos, segundo o treinador, são resultado de problemas atribuídos a toda a equipe. A média de gols sofridos pelo Galo no Brasileiro (17) é de 1,13 por jogo. “A bola jogada na área é a mais difícil. Não considero que tivemos falhas individuais, e sim coletivas.” A equipe foi vazada em escanteios diante do Palmeiras, da Chapecoense e do Figueirense.

O treinador espera a regularização de contrato do recém-contratado zagueiro Tiago (ex-Caxias), que chegou na semana passada, para tê-lo como opção no banco de reservas no Rio. Emerson, que fraturou a fíbula direita, ainda não está apto a jogar.

Depois da vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1, Marcos Rocha criticou a escolha de marcação por zona definida por Levir em detrimento da individual. A declaração gerou um princípio de crise entre treinador e jogador durante a semana passada. Mas ambos conversaram e chegaram a um entendimento. “Vamos continuar levando e fazendo gols de cabeça. Quando a bola vai na área, é 50% de chance para cada um. Mas, posicionando bem os jogadores e conversando, todos se sentirão melhor”, afirmou o comandante.

LIBERADO Se ainda aguarda Tiago, o Atlético contará com o lateral-esquerdo Douglas Santos, de 20 anos, cujo nome foi publicado ontem no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF. Mas a comissão técnica ainda não confirmou se o jogador viajará para o Rio. Em tratamento no departamento médico, os volantes Pierre e Leandro Donizete continuam fora, abrindo espaço para a manutenção de Rafael Carioca ao lado de Josué.

Apesar do empate frustrante em Florianópolis, depois de o Galo estar à frente no placar por duas vezes, Carioca aprovou sua estreia: “Acho que consegui suportar bem o ritmo da partida. Estava parado há 15 dias, só treinando, mas consegui dar ritmo no meio-campo. Agora teremos de manter a pegada diante do Flamengo. O jogo é bom, é um clássico do futebol brasileiro. Mas nosso time é de muita qualidade. Vamos ter iniciativa, mesmo jogando fora de casa”. O jogador ainda tenta se readaptar ao futebol brasileiro depois de quatro anos atuando na Rússia.

ZAGAS NO BRASILEIRO

» 4 vezes
Leonardo Silva e Réver
Leonardo Silva e Jemerson


» 3 vezes
Leonardo Silva e Otamendi
Leonardo Silva e Edcarlos


» 1 vez
Otamendi e Réver
Edcarlos e Réver
Edcarlos, Leonardo Silva e Otamendi (*
)

(*) Levir usou o 3-5-2 nos 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Horto