Atlético
None

ATLÉTICO

Presente no 200º jogo

No embalo da convocação para a Seleção Brasileira, Diego Tardelli alcançará a marca bicentenária com a camisa atleticana esta noite, diante do Flamengo, no Maracanã

postado em 20/08/2014 11:00 / atualizado em 20/08/2014 08:52

DIVULGAÇÃO / ATLETICO
A história do atacante Diego Tardelli no Atlético, os torcedores sabem de cor. Em quatro anos, são dois títulos internacionais conquistados, além de dois Estaduais, mais de 100 gols feitos e uma marca a ser atingida: a de 200 jogos. O momento não poderia ser melhor para o jogador – novamente convocado pelo técnico Dunga para a Seleção Brasileira, para amistosos contra Colômbia e Equador, ele volta a ser a referência da equipe alvinegra, com a saída de Ronaldinho Gaúcho. Hoje, contra o Flamengo, às 22h, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Tardelli será o centro das atenções no time do Galo, que busca a ascensão ao grupo dos quatro primeiros do campeonato.

Tardelli voltará a trabalhar com Dunga depois de cinco anos. Sua primeira convocação ocorreu na vitória em amistoso sobre a Estônia, na Europa, onde atuou parte do segundo tempo no lugar de Robinho. Ele desfalcará o Atlético na partida de volta contra o Palmeiras, em 4 de setembro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e no jogo contra o Botafogo, três dias depois, pelo Brasileiro.

“Estou com cabeça e maturidade para ir à Seleção e ficar. Quero disputar a Copa do Mundo e mantenho esse sonho. Sempre fiquei na expectativa de voltar, até porque desde o ano passado meu nome está sendo lembrado por todos. Essa convocação, veio no momento certo. Ninguém imaginava que o Dunga voltaria à Seleção, mas espero que tudo dê certo”, afirma o camisa 9, que reencontrou a boa forma no Galo depois da Copa do Mundo. No momento da convocação ele estava no Rio, com os demais atletas do Galo, e admite ter ficado emocionado quando Dunga leu seu nome: “De repente, comecei a tremer. Meus parentes e amigos começaram a me ligar. Foi uma sensação maravilhosa”.

Tardelli sabe que quem foi chamado agora terá a responsabilidade extra de apagar o fiasco da Seleção Brasileira na Copa. Por isso, afirma que o espírito será outro: “Vamos fazer tudo diferente. Esses jogadores convocados estão com grande pressão, mas, ao mesmo tempo, todos estão orgulhosos em vestir essa camisa. Vai ser uma seleção diferente, Dunga sabe lidar com isso”.

No Galo, ele tem a liberdade de movimentação por todo o meio-campo, função que pode exercer também no time verde-amarelo. Este ano, Tardelli marcou contra o Lanús o gol de número 100 com a camisa alvinegra. Agora vive a expectativa do jogo 200, no lendário palco do Maracanã. Para o jogador, a estratégia do Atlético no Rio será esperar o Flamengo atacar para depois partir em contra-golpe: “Na última partida, contra o Figueirense, estávamos com a vitória na mão e não conseguimos segurar. O jogo contra o Flamengo será difícil, não teremos vários titulares. Vamos fechados e esperar um contra-ataque”.

MOBILIDADE Levir Culpi elogiou a estreia do volante Rafael Carioca, afirmando que o jogador deu mais mobilidade ao meio-campo alvinegro. “Tecnicamente, deu para ver que ele tem uma distribuição de bola muito boa, mas foi pouco tempo de treinamento. Ainda temos a melhorar o conjunto, o Rafael vai se adaptar ainda.”

O lateral Marcos Rocha desfalcará o Galo por tempo indeterminado. O exame de ressonância magnética realizado ontem à tarde detectou um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Ele já havia ficado longe dos gramados por dois meses e meio devido a um problema similar na coxa direita, sofrido antes da Copa do Mundo. Com isso, Alex Silva continuará como titular nas próximas rodadas do Brasileiro e nos confrontos da Copa do Brasil diante do Palmeiras.

Flamengo x Atlético

Flamengo

Paulo Victor; Leo Moura, Marcel, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros, Lucas Mugni (Marcio Araújo) e Éverton; Eduardo da Silva e Arthur
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Atlético
Victor; Alex Silva, Edcarlos, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca, Maicosuel e Dátolo; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi

Estádio: Maracanã
Horário: 22h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Elan Vieira de Souza e Albino Andrade Júnior (PE)
TV: Globo