Atlético
None

SÉRIE A

Cadê o gol, Galo?

Ainda sem balançar as redes no returno, Atlético para no Grêmio e é o único mandante a não vencer na 21ª rodada do Brasileiro. Torcida vaia Levir Culpi depois do tropeço

postado em 15/09/2014 11:00 / atualizado em 15/09/2014 08:56

Estado de Minas /

ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS
O Atlético desperdiçou ontem à noite mais uma chance de se aproximar do pelotão de elite do Campeonato Brasileiro, que assegura vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Ao ficar no 0 a 0 com o Grêmio, no Independência, foi o único dos 10 mandantes a não vencer na 22ª rodada. Resultado nada satisfatório para a massa, que saiu do Horto xingando o técnico Levir Culpi.

Ainda sem balançar as redes no returno – quinta-feira foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0 –, o alvinegro distanciou-se cinco pontos do G4. Hoje, o time inicia os preparativos para enfrentar o Goiás quinta-feira, às 19h30, no Serra Dourada.

Foi um jogo muito equilibrado, de velocidade e pegada, como esperado. O Atlético teve certa dificuldade para tocar a bola devido à forte marcação do tricolor gaúcho no meio-campo. Até chegou a levar perigo à meta gremista na primeira parte do jogo, muito em razão do esquema proposto por Levir. Diego Tardelli e Carlos se revezaram na frente e Luan atuou mais pela direita. Mas faltou capricho na finalização.

O time de Felipão usou algumas vezes do antijogo para tentar barrar o Galo no primeiro tempo. O goleiro Marcelo Grohe demorava para repor a bola, Barcos fez cera depois de se chocar com Leonardo Silva e depois isolou a bola, ignorando o fairplay. Fellipe Bastos jogou outra bola em campo para atrasar a reposição de Victor.

GOL ANULADO

O Atlético chegou a balançar as redes no segundo tempo, mas o árbitro anulou gol de Luan assinalando falta de Leonardo Silva em Barcos. Vendo que a bola não entrava e a falta de criatividade do meio-campo, a torcida pediu Guilherme. Levir atendeu o clamor, mas a troca não agradou, pois o técnico preferiu tirar o garoto Carlos para a entrada do armador, que sentiu falta de ritmo e pouco produziu. Mais tarde, Levir substituiu Leandro Donizete pelo atacante André, provocando nova insatisfação da massa, apesar da pouca qualidade na saída de bola do volante.

O Grêmio, que apostou no erro alvinegro para encaixar um contra-ataque, teve mais chances na etapa complementar, mas parou no zagueiro Jemerson, um dos mais eficientes em campo. Enquanto isso, o Atlético desperdiçou uma série de escanteios nos minutos finais. A pressão não foi suficiente para conseguir a vitória, para irritação dos torcedores, que voltaram para casa frustrados com mais um tropeço no Horto.

O negócio é tentar reagir fora de casa

O empate sem gols com o Grêmio teve sabor de derrota para o Atlético, que se afastou mais da zona de classificação à Libertadores e terá de buscar a reação quinta-feira, contra o Goiás, no Serra Dourada. E jogar fora de casa tem sido um dos problemas da equipe na competição. A última vitória como visitante foi em maio, sobre o Vitória.

O armador Guilherme, que entrou no segundo tempo a pedido da massa, lamentou. “Empatar ou perder em casa pode ser considerado resultado ruim. Acho que não tivemos tantas oportunidades como as de costume e as que tivemos não foram tão claras. Foi um jogo truncado. Agora, é tentar somar três pontos fora. Não tem o que fazer além disso.”

O zagueiro Jemerson, um dos melhores em campo, concordou: “O time jogou bem, mas no segundo tempo deixamos o Grêmio tocar muito a bola no nosso campo ofensivo. Tentamos também, mas a bola não entrou. Mas é assim mesmo, bola para a frente. Agora, é descansar, porque no meio de semana tem mais.”

Alvo da frustração dos torcedores, o técnico Levir Culpi demonstrou serenidade, especialmente sobre as críticas ao lateral-esquerdo Emerson Conceição. “É uma pena. Se os torcedores conhecessem o Emerson como conhecemos, ele teria oportunidade de jogar bem aqui, porque é um dos mais profissionais do elenco do Atlético. Contra o Corinthians, fez bons lançamentos, mas não fizemos o gol. Vou tratá-lo como qualquer jogador e trocá-lo com meu critério técnico.”

O time inicia hoje os preparativos para o jogo contra o Goiás. Levir não terá o lateral-direito Marcos Rocha, que levou o terceiro cartão amarelo.