Atlético
None

Fé no taco da garotada

Com vários titulares lesionados, Levir aposta em atletas da base e no novato Douglas Santos para manter o Galo em alta. Dátolo será reavaliado hoje

postado em 29/09/2014 11:00 / atualizado em 29/09/2014 08:55

Roger Dias /Estado de Minas

Em meio à ascensão no Campeonato Brasileiro, o Atlético tenta se manter inteiro para suportar bem os confrontos pela competição por pontos corridos e pela Copa do Brasil. Com pelo menos cinco titulares importantes contundidos, o técnico Levir Culpi aproveita para dar um voto de confiança aos que assumem as novas funções e aos pratas da casa que vêm ganhando chance. No triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, ele não poupou elogios ao zagueiro Jemerson, de 22 anos, ao atacante Carlos, de 19, e ao lateral Douglas Santos, de 20, que tiveram papel importante no resultado.

“Entramos com um esquema ofensivo, mesmo contando com volantes defensivos. Se os jogadores acreditarem que podem dar conta, tudo tende a ser conforme o planejado. Gosto de jogadores jovens por causa disso. O grupo está bem e isso dá tranquilidade para escalar, embora haja a dificuldade devido ao número de desfalques. O Atlético tem potencial de elenco, mas temos poucas opções para escalar”, afirmou o treinador.

Para o zagueiro Leonardo Silva, o alvinegro tem mostrado determinação mesmo com tantos problemas: “Não dá tempo de treinar e recuperar os atletas. É preciso paciência, mas a equipe fez o trabalho certo. Importante vencer para cumprir o objetivo, que é permanecer no G4. Precisamos vencer os jogos em casa e manter a sequência”.

Promovido aos profissionais no começo do ano, Carlos tem sido a opção de velocidade da equipe ao lado de Diego Tardelli. Na partida de ontem, em que perdeu chances de marcar, ele foi substituído pelo volante Eduardo, alegando cansaço físico. Em 21 jogos em 2014, fez cinco gols e se tornou um dos candidatos a xodó da torcida – os mais de 20 mil presentes ao alçapão do Horto gritaram seu nome em coro.

Segundo Levir, o jogador está atuando em alto nível e nem sempre consegue sair inteiro das partidas: “Ele não estava em seu melhor condicionamento físico pelo volume de jogos que fez como titular. Mas devemos considerar as ações ofensivas dele nas últimas partidas. Contra o Santos, ele teve seis vezes oportunidade de fazer gol e hoje teve quatro. Contra o Cruzeiro, marcou dois gols. O aproveitamento é muito alto, mas só lamento não ter tempo para treinar alguns fundamentos. Com o tempo, ele se tornará um grande jogador”.

ARGENTINO A expectativa de Levir é de que o argentino Dátolo, que teve uma lesão no pé direito, possa reforçar a equipe na quarta-feira contra o Corinthians, em São Paulo, pela Copa do Brasil. O jogador passará por avaliação hoje à tarde. A viagem para a capital paulista será amanhã.

Enquanto isso...

Dívida, uma dor de cabeça


O Atlético teve indeferido o pedido de parcelamento das dívidas fiscais do clube, conforme decisão da 26ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais na sexta-feira. O alvinegro não pagou a primeira parcela do montante de R$ 190 milhões financiado em 15 anos depois que o clube aderiu ao Refis. “O processo ainda não foi homologado. O juiz da execução não definiu nada sobre o parcelamento, que ainda está em tramitação”, alegou o diretor-jurídico do clube, Lásaro Cândido da Cunha, afirmando que a decisão não altera o acordo feito entre o clube mineiro e a Fazenda Nacional em agosto.

DAQUI PARA O FUTURO

Mais uma bomba

A mesma torcida que ajudou o Atlético a ganhar de forma heroica a Copa Libertadores no ano passado agora pode prejudicá-lo ainda mais na luta pelo título brasileiro e da Copa do Brasil. Primeiro, a briga generalizada no clássico com o Cruzeiro, no Mineirão, e a prisão de 11 pessoas pelos tumultos. Depois, um sanduíche atirado por outro atleticano contra o Santos, no Independência. Ontem, o árbitro paulista Marcelo Aparecido de Souza relatou na súmula que houve “explosão de artefato” depois do primeiro gol alvinegro contra o Vitória. O episódio ocorreu nas cadeiras, atrás do assistente Rogério Pablo Zanardo. “Devido ao gol, a partida já se encontrava paralisada, não ocorrendo mais nada e sem prejudicar seu andamento”, relatou o árbitro. As imagens podem ser analisadas pelo STJD e o clube mineiro corre risco de sofrer punição ainda mais rigorosa.