Atlético
None

ATLÉTICO

Embalado e reforçado

Motivado pela sequência positiva no Brasileiro e com a volta de Jô, Dátolo, Luan e Marion, Atlético segue encorpado para o duelo com o Corinthians na Copa do Brasil

postado em 30/09/2014 11:00 / atualizado em 30/09/2014 08:53

Roger Dias /Estado de Minas

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
As quatro vitórias consecutivas e a ascensão às primeiras posições no Campeonato Brasileiro selaram de vez a paz do Atlético com sua torcida, além de contribuir para o crescimento individual e coletivo do grupo de jogadores. Aproveitar o embalo no confronto de amanhã pelas quartas de final da Copa do Brasil diante do Corinthians, às 22h, em São Paulo, é questão de ordem para a equipe comprovar sua força no segundo semestre e buscar mais uma conquista nacional. O jogo de volta será dia 15, no Mineirão.

Depois do triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória pelo Brasileiro, o técnico Levir Culpi destacou o comprometimento e a responsabilidade da equipe na sequência positiva. Desde que ele pôs fim à concentração nos jogos em casa, o time cresceu e obteve oito vitórias e um empate.

Além disso, mesmo enfrentando alto número de desfalques, o comandante apostou naqueles que vieram do banco, casos do lateral Douglas Santos, do atacante Carlos e até de André, que vive jejum de gols. Ontem, o armador Dátolo e os atacantes Jô, Luan e Marion treinaram com o grupo depois de deixar o departamento médico e poderão ser escalados contra o Timão.

Jô tem sido um dos mais cobrados. Há 20 jogos sem marcar gols, o jogador tenta se inspirar na fase positiva do alvinegro para voltar a balançar as redes: “Nossa equipe vive bom momento e essa é a hora de retomar a confiança. Quero voltar a fazer gols. A equipe está numa crescente, pois venceu quatro jogos seguidos. Quarta-feira é dia de mata-mata e não pode dar bobeira. É sempre difícil jogar lá, mas estamos motivados”.

A má fase do camisa 7 abriu espaço para que Diego Tardelli assumisse a condição de principal goleador do Galo em 2014 e para que o prata da casa Carlos se transformasse em xodó da torcida. Levir não deu pistas se Jô será escalado desde o início. Apesar de o Galo ter rendido bem sem um centroavante fixo, o treinador não descarta o uso do autêntico camisa 9, mesmo que o artilheiro da Libertadores de 2013 e André não venham convencendo.

Recuperado de fratura em duas costelas, Luan lamenta ter ficado fora de combate, o que prejudicou sua sequência. Ele havia se restabelecido de delicada cirurgia na cartilagem do joelho direito, ficando longe dos gramados em todo o primeiro semestre. “A equipe vive uma disputa saudável, mas sempre deixei claro que quero buscar o espaço. Essa lesão prejudicou um pouco. Venho pegando ritmo aos poucos, mas o treinador tem de decidir com base no momento do atleta. Posso jogar em várias funções, tenho de fazer todas bem e esperar a chance aparecer.”

ARGENTINO A tendência é que Dátolo assuma a posição no meio-campo, provavelmente no lugar de André. O argentino se recuperou de lesão no pé direito. A confirmação da equipe será hoje à tarde, no último treino antes do embarque para a capital paulista, de onde a delegação seguirá na quinta-feira diretamente para Santa Catarina, onde enfrenta o Criciúma no sábado.

Atleticanas

Uniformes
Para não repetir os equívocos do confronto deste mês pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Atlético já combinaram as cores dos uniformes que vestirão amanhã. O Timão usará roupa toda preta (camisas, calções e meiões), enquanto o Galo vai todo de branco. No duelo pelo Nacional, os times foram obrigados a mudar suas cores depois de entrar em campo, a pedido da arbitragem.

Defesa
O Atlético alega que o artefato explosivo atirado depois do primeiro gol do triunfo sobre o Vitória por 2 a 0, domingo, no Independência, ocorreu fora do estádio. O clube afirmou que uma das empresas contratadas para fazer a segurança no local registrou boletim de ocorrência indicando que a bomba foi lançada no lado externo. O árbitro Marcelo Aparecido de Souza relatou o fato em súmula. O BO será anexado à defesa, em caso de denúncia.

O adversário

Um treinador sob pressão

Em queda livre no Campeonato Brasileiro, depois das derrotas para Figueirense e Atlético-PR, o Corinthians usa a Copa do Brasil para ganhar motivação extra que o ajudaria a seguir lutando pelo título nacional na disputa por pontos corridos. O técnico Mano Menezes sofre pressão e, em caso de derrota em casa para o Atlético, ficaria em situação ruim perante a torcida e a diretoria. O treinador nega que o Timão vá investir mais na Copa do Brasil: “Temos um grande adversário pela frente. Só que são competições separadas. Avançamos bem na Copa no Brasil, mas não existe a necessidade de priorizar. No Brasileiro, também poderemos avançar. Nossos concorrentes abriram três pontos de vantagem, mas estávamos todos juntos e o quadro será outro se vencermos nossos próximos compromissos”. A tendência é de que ele reforce o setor de criação contra o Atlético para buscar o êxito na primeira partida. Petros e Renato Augusto foram escalados desde o início contra o Atlético-PR, no meio de semana, pelo Brasileiro, mas não foram bem e acabaram substituídos.