Atlético
None

ATLÉTICO

Palco de duelos históricos, Independência recebe último 'Atlético x Rogério Ceni' domingo

Clube duelou poucas vezes contra o goleiro no Horto, mas foram jogos importantes

postado em 10/10/2014 17:51 / atualizado em 10/10/2014 18:01

Thiago de Castro /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Como mandante, o Atlético enfrentou Rogério Ceni em mais oportunidades no Mineirão. Contudo os confrontos mais históricos contra o goleiro do São Paulo aconteceram no Independência, palco da sua última exibição profissional em Belo Horizonte neste domingo, às 16 horas.

Rogério Ceni já confirmou a sua aposentadoria para o final da temporada. No Horto, o Galo terá a oportunidade de voltar a conquistar uma importante vitória contra aquele que já é considerado por muitos o maior jogador da história do São Paulo.

Atlético e Rogério Ceni estiveram frente a frente em memoráveis duelos de 2013 pela Copa Libertadores. O famoso “jogo da água” abriu a caminhada do título para o Galo, que venceu por 2 a 1 no Independência. Naquela ocasião, Ronaldinho Gaúcho se aproveitou de um posicionamento privilegiado no ataque, após beber água em garrafa emprestada pelo goleiro rival, para receber lançamento lateral de Marcos Rocha e fazer o cruzamento que originou em gol.

As oitavas de final reservaram um novo duelo entre Galo e São Paulo, que haviam se classificado no Grupo 3. Depois de vencer por 2 a 1 fora de casa, o time alvinegro voltou a bater o Tricolor no Horto. De forma soberana, impôs um 4 a 1 contra Rogério Ceni e companhia.

Em 2013, o Galo teve Cuca no comando. Agora, o posto de comandante alvinegro é de Levir Culpi. Ambos tiveram a oportunidade de trabalhar com o goleiro no São Paulo. Elogios não foram medidos para falar sobre o reencontro:

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
“É sempre ruim reencontrar para jogar contra. É um profissional que tive a oportunidade de trabalhar e ter uma convivência legal. Tem liderança, que é dele. Considero talvez o goleiro mais importante da história do futebol. Não conheço outro que fez o que ele fez, marcando gol. É uma referência, um superprofissional. Sempre quer vencer, sempre se renovando, por isso joga até agora. Não posso torcer por ele no jogo, mas, fora do campo, tenho o maior prazer em reencontrá-lo e por ele ter escrito o prefácio do meu livro”, disse Levir, na Cidade do Galo.

Cuca já escreveu a sua história contra Rogério no Horto. Levir escreverá neste domingo. Já um treinador que não deve gostar nada de recordar de um duelo do Galo contra o camisa 1 no Independência é Mário Sérgio.

Em 2004, o Atlético recebeu o São Paulo com Rogério Ceni no gol pela primeira vez no Horto. O jogo válido pelo Campeonato Brasileiro registrou a maior goleada do clube paulista sobre o Galo em toda a história: um sonoro 5 a 0 que o torcedor alvinegro não consegue esquecer por conta da péssima atuação e da escalação escolhida por Mário Sérgio.

O time titular tinha apenas um zagueiro: o jovem Thiago Júnio. Grafite, autor de três gols, e Danilo, que marcou dois, aproveitaram. Desta vez, Rogério não deixou a sua marca. Mas viu, sem ser incomodado na sua meta, uma atuação e um resultado que custaram o emprego de Mário Sérgio na Cidade do Galo.

No retrospecto geral, o Atlético enfrentou Ceni no Independência cinco vezes. Foram três vitórias, um empate e uma derrota. O sexto confronto acontecerá neste domingo. O camisa 1 chegou a virar dúvida para o duelo, por conta de uma pancada sofrida na mão esquerda. Mas o departamento médico paulista já descartou qualquer lesão.

Tags: atlético são paulo rogério ceni independência aposentadoria galo libertadores ronaldinho