Atlético
None

ATLÉTICO

Galo supera planejamento falho e tem final de temporada surpreendente para Levir Culpi

Depois de assumir um time desestruturado no final de abril, treinador levou o Atlético à decisão da Copa do Brasil, além de brigar pelo G-4 do Campeonato Brasileiro

postado em 20/11/2014 18:30 / atualizado em 20/11/2014 18:51

Rodrigo Fonseca /Superesportes

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
A temporada está na reta final e o nível alcançado pelo Atlético deixou Levir Culpi surpreso. O treinador, que assumiu o Galo no fim de abril, quando o time se encontrava desestruturado, levou o clube à decisão da Copa do Brasil, além de brigar pelo G-4 do Campeonato Brasileiro. “Posso dizer que sim, o momento é surpreendente”, disse Levir.

O técnico foi contratado para a vaga de Paulo Autuori, que não conseguiu acertar o time, eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Nacional de Medellín. Após a queda, o presidente Alexandre Kalil disse que o trabalho de quatro meses tinha sido “jogado no lixo.”

Levir chegou e apontou erros no planejamento do Atlético. Usou ainda a expressão ‘nariz empinado’ ao se referir à diretoria, equipe e até torcida, depois da conquista inédita da Copa Libertadores de 2013.

Mesmo assim, logo no começo de trabalho, conquistou a Recopa Sul-Americana frente ao Lanús, da Argentina, com duas vitórias (1 a 0 e 4 a 3). Os triunfos sobre o Cruzeiro, além das eliminações de Palmeiras, Corinthians e Flamengo na Copa do Brasil, também entram na conta de resultados acima da expectativa.

“Não sei explicar aquela decisão contra o Lanús. Tivemos jogos contra Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Palmeiras marcantes. Não previa isso, ainda mais da maneira que aconteceu. Mas hoje, quando vou treinar e vejo o grupo, a comissão, a torcida, vejo que é uma realidade. Estamos próximos de uma conquista e de fazer um grande Campeonato Brasileiro”, disse.

Na final da Copa do Brasil, o Galo abriu boa vantagem sobre o arquirrival Cruzeiro, ganhando o jogo de ida por 2 a 0, no Independência. No Brasileirão, o clube luta por uma vaga na zona de classificação à Libertadores.

Diante de quadro de evolução, Levir, ao ser questionado se a equipe estaria disputando o título caso ele tivesse assumido no começo do ano, disse: “É uma pergunta que fica sem resposta. Ninguém sabe o que iria acontecer.”

Uma das explicações para a boa fase é o “grupo fechado”. “Estamos naquele momento que os jogadores estão bem fechados, com ambiente leve e todo mundo concentrado, procurando não errar. É aquele bom momento do futebol, o que proporciona bons jogos. Eles estão com atitude dentro de campo e isso faz um time vencedor”, disse Levir.

Tags: atlético galo levir seriea copadobrasil