Atlético
None

ATLÉTICO

Mais que entrar, ficar

Sem Dátolo e Guilherme, colombiano Cárdenas ganha mais uma chance de provar que pode ser o responsável pela armação de jogadas no Atlético. Ele está escalado contra o Villa

postado em 27/03/2015 08:27 / atualizado em 27/03/2015 08:28

EM DA PRESS
Ainda em busca de afirmação com a camisa do Atlético, o colombiano Cárdenas sabe que terá concorrência das mais difíceis nos próximos dias pela vaga de titular. Com os retornos graduais dos armadores Guilheme e Dátolo, o gringo precisará mostrar serviço para manter o prestígio com o técnico Levir Culpi. Por isso, terá mais um teste contra o Villa Nova, domingo, às 16h, no Independência, pelo Campeonato Mineiro. Se for bem, ganhará crédito e pode até ser mantido pelo treinador nas próximas partidas.

Levir Culpi afirmou que o estrangeiro ainda precisa de evolução para entrar no nível dos demais jogadores do sistema ofensivo. Ele atuou seis vezes pela equipe, não balançou as redes, mas deu assistência para Lucas Pratto marcar o gol da vitória sobre o Santa Fe por 1 a 0, em Bogotá, pela Libertadores. Ainda não atuou 90 minutos ininterruptos porque precisa de melhor condicionamento físico. Mesmo assim, o quarteto ofensivo escalado pelo treinador, completado por Pratto, Luan e Carlos, não decepcionou nas últimas partidas: foram três vitórias, com oito gols marcados e nenhum sofrido.

Dátolo e Guilherme não terão condições de jogo contra o Leão do Bonfim. Eles ficaram longo tempo em tratamento de lesões musculares e trabalham sem pressa as partes física e técnica. O argentino está em fase mais avançada para voltar, podendo reaparecer no outro fim de semana, contra o Boa, fechando a fase de classificação do Estadual, em Varginha. Já o ex-cruzeirense levará mais algum tempo e está sendo preparado para encarar o Santa Fe, em Belo Horizonte, dia 9, pela Libertadores.

Cárdenas acredita que evoluirá à medida que tiver mais oportunidades: “Até agora, tudo se mostrou tranquilo, da forma como planejamos. A adaptação tem sido difícil, porque só havia jogado no futebol colombiano, que é mais cadenciado. Mas, com o passar dos treinos, a gente vai conhecendo a posição dos companheiros e isso facilita o trabalho”. Ele foi contratado do Nacional de Medellín no início de fevereiro para ser uma peça de qualidade no meio-campo. No entanto, Levir preferiu não o lançar no começo, por achar que o atleta não suportaria o ritmo dos jogos no Brasil. Em todas as partidas em que esteve presente, o armador sentiu desgaste físico no segundo tempo e foi substituído.

Para o colombiano, o retorno de Guilherme e Dátolo melhora muito a criatividade do time alvinegro, que tende a se fortalecer na Copa Libertadores: “É bom que todos os jogadores estejam voltando de contusões, para melhorar o rendimento técnico da equipe. A concorrência será boa e todos terão de mostrar serviço para conquistar a confiança do corpo técnico. Isso faz a equipe crescer e ir mais forte nas partidas”.

RETORNO EM BREVE Se tudo ocorrer conforme o planejado, Dátolo começará na semana que vem os trabalhos com o grupo. Seu último jogo foi na derrota para o Atlas por 1 a 0, no Independência, em 25 de fevereiro. Com relação ao número de opções para criação de jogadas, o argentino sabe que todos vão se dedicar para buscar seu lugar: “Vai ser sempre assim, difícil para o treinador, mas uma dor de cabeça positiva. A gente vai se reforçar, cada um vai encontrar seu espaço. Cada um tem de respeitar o outro e, se não estiver atuando, tem de respeitar e fazer o máximo para voltar. Vai ser concorrência boa”.

De contrato renovado com o Atlético até dezembro de 2016, Dátalo revelou ter recusado proposta milionária do futebol do Catar para permanecer em Minas, onde afirma ter feito amigos e se ambientado bem em Belo Horizonte. Depois de ficar fora do Mundial de Clubes de 2013, no Marrocos, ele começou a ganhar espaço no grupo alvinegro. Com a chegada de Levir Culpi, se transformou no principal armador da equipe e foi um dos símbolos da conquista da Copa do Brasil no ano passado.


ENQUANTO ISSO...
Thiago Ribeiro na mira

O interesse do Atlético em contar com o atacante Thiago Ribeiro é real e a negociação pode ser concretizada nos próximos dias. Ontem, a diretoria alvinegra teve reunião com o presidente do Santos, Modesto Roma, para discutir sobre valores e os trâmites do acordo. O volante Pierre, sem espaço no grupo do Galo, pode ser envolvido na troca. “Ainda não é um casamento. É apenas um namoro. O Atlético tem interesse no jogador”, afirma o dirigente santista. Thiago Ribeiro recebe R$ 250 mil mensais, valor alto para o clube praiano, que tenta reduzir gastos. O atleta foi artilheiro da Copa Libertadores de 2010 pelo Cruzeiro. Se confirmar o acerto com o Galo, poderá ser inscrito na competição sul-americana somente numa eventual passagem às quartas de final.