Atlético
None

ATLÉTICO

Personagens do passado, Toninho Cerezo e Mário Sérgio avaliam tira-teima entre Galo e Inter

Ex-jogadores se enfrentaram em jogos dramáticos nas décadas de 70 e 80

postado em 05/05/2015 14:29 / atualizado em 05/05/2015 13:57

Arquivo Estado de Minas

As oitavas de final da Copa Libertadores'2015 colocaram Atlético e Internacional frente a frente. Os clubes já tiveram duelos dramáticos nas décadas de 1970 e 1980. Com gerações sem o mesmo brilho de décadas passadas, os times também se enfrentaram nas décadas de 1990 e 2000. Com duas classificações para cada lado na história em mata-matas, a disputa da competição continental será uma espécie de tira-teima.

Toninho Cerezo e Mário Sérgio estiveram presentes em grandes conjuntos formados por alvinegros e colorados. O volante atleticano participou das partidas de 76, 80 e 81. Já o meia atuou nos dois últimos duelos.

Na partida de 1976, em jogo único disputado no Beira-Rio, pois o Colorado tinha melhor campanha no Brasileiro, Cerezo presenciou a virada do Internacional e vaga gaúcha na final depois de vitória por 2 a 1.

“Os times do Sul sempre renderam bons jogos. O Inter tinha uma grande equipe e um time com grandes jogadores e uma mentalidade do treinador com força física, algo típico do Sul. O nosso time era leve, rápido e de toque de bola. Foram jogos no limite. Quem ganhava era o torcedor, sempre com bons espetáculos”, disse ao Superesportes.

O troco do Atlético veio na semifinal do Brasileiro de 80. Depois de empatar em casa, o Galo foi ao Sul do país e venceu por 3 a 0. “Eu sempre jogava bem contra o Inter. Era uma partida que se decidia no setor de meio-campo”, completou Cerezo.

O ex-meia e comentarista esportivo Mário Sérgio esteve em campo e viu o choque entre duas gerações com grandes jogadores. Por isso, ele considera que o jogo pelas oitavas de final da Libertadores 2015 não terá o mesmo nível técnico que o de décadas passadas.

“Para começar, os dois times do passado eram 100 vezes melhores que os dois de agora. Os jogadores envolvidos nos dois times, não dá para comparar. Cerezo, Reinaldo e Éder pelo Atlético e, do nosso lado, Falcão, Batista e outros. Era um nível muito alto”, comentou.

No ano seguinte, o Inter despachou o Galo nas oitavas de final do Brasileiro. Somente em 2002 que os clubes se encontraram em um duelo eliminatório, dessa vez pela Copa do Brasil. O Galo foi à forra e tirou os gaúchos nas oitavas.

Previsão para a Libertadores

A função de comentarista no canal Fox Sports, emissora que detém os direitos de transmissão da Copa Libertadores, deixa Mário Sérgio à vontade para avaliar o jogo entre Atlético e Internacional.

“Algumas mudanças e lesões atrapalharam o início do Atlético. O Carioca é mais técnico, sem tanta pegada como o Donizete. O Rocha é fundamental. Se o Atlético mantivesse o embalo, teria passado com mais facilidade pelos grupos, mas ainda acho favorito”, frisou, antes de destacar o que pensa sobre o Colorado.

“As pessoas mudam a opinião sobre esse Inter do dia para a noite. O Aguirre (técnico) era o pior do mundo, e ganhou um jogo do Estadual, que é fraquíssimo, e não será fácil ganhar do Grêmio, e se tornou o melhor. Estão achando que o Inter está com um timaço, mas não é assim. O Inter subiu um pouco de produção, mas ainda está longe do que o Atlético vem mostrando nos últimos anos”.

Treinador do Kashima Antlers, no Japão, Cerezo não acompanha o Atlético com a intensidade que gostaria. Mesmo assim, ele aposta que uma vitória no jogo de ida, marcado para o dia 6 de maio, no Independência, pode facilitar o estilo de jogo do Galo para a volta no Beira-Rio, no dia 13.

“Vai ser um jogo aberto. Mas se o Atlético fizer um resultado em casa, você pode ter um controle da partida no jogo de fora, sem se arriscar tanto. Acredito em jogo aberto. O resultado em casa é fundamental”, destacou Cerezo.

Confira os jogos eliminatórios entre Atlético e Internacional:

Copa do Brasil 2002 – oitavas de final
Atlético 2 x 0 Internacional
Internacional 3 x 2 Atlético


Campeonato Brasileiro 1981 – oitavas de final
Atlético 0 x 1 Internacional
Internacional 1 x 1 Atlético


Campeonato Brasileiro 1980 - semifinal
Atlético 1 x 1 Internacional
Internacional 0 x 3 Atlético


Campeonato Brasileiro 1976 - semifinal
Internacional 2 x 1 Atlético

Tags: libertadores sergio mario cerezo beira-rio independencia internacional atlético