Atlético
None

ATLÉTICO

Calibrando a pontaria

Aprimorar as finalizações da equipe do Atlético é uma das preocupações do técnico Levir. Principal atacante do time, Pratto ainda busca o primeiro gol no Brasileiro

postado em 27/05/2015 09:48 / atualizado em 27/05/2015 09:53

Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Com tempo razoável para testar diferentes formações táticas no Atlético, o técnico Levir Culpi vai aproveitar os treinos da semana para aprimorar as finalizações, ponto negativo da equipe na derrota para o Atlético-PR por 1 a 0, em Curitiba. Ele quer ver um time mais vibrante e que converta as chances criadas contra o Vasco, domingo, às 16h, no Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Se vencer, o Galo pode voltar ao grupo dos quatro primeiros.

A falta de pontaria é um dos fatores que justificam a queda alvinegra na classificação. Artilheiro alvinegro em 2015, com 10 gols (nove em jogos oficiais), o argentino Lucas Pratto acredita que o Galo pode evoluir mais neste quesito: “Estamos chegando ao gol adversário com força, mas nem sempre conseguimos marcar. É algo que nos prejudica muito, mas sabemos que poderemos melhorar, com muita dedicação e treinamento. Temos bons jogadores, que finalizam bem, mas, às vezes, falta paciência para marcar”.

Além de ser o que mais balançou as redes, Pratto lidera a estatística dos que mais finalizam na equipe em 2015, com média de 3,11 por jogo. Depois dele vem Luan, vice-artilheiro alvinegro na temporada, com seis gols e média de 2,87 finalizações por confronto. Os demais jogadores do setor ofensivo – Thiago Ribeiro, Carlos, André e Jô – têm desempenho semelhante. A ideia de Levir é que todos tenham o mesmo rendimento nos treinos e nas partidas.

Pratto ainda busca o primeiro gol no Campeonato Brasileiro e confia que ele poderá sair contra o Vasco, no retorno do alvinegro ao Independência, depois de 25 dias. O argentino foi poupado do empate com o Palmeiras por 2 a 2, em São Paulo, e passou em branco contra Fluminense e Atlético-PR. “O importante é jogar para o time, e sei que estou me saindo bem. Estou tranquilo.Quero fazer gols para o time, mas o importante é seguir ajudando para a equipe chegar ao fim do campeonato com o título”, contou o atacante de 26 anos, nascido em La Plata.

No dia a dia na Cidade do Galo, Levir orienta treinos de chutes a gols, cruzamentos e faltas, que duram cerca de meia hora, cada. Nas bolas paradas, os titulares com melhor desempenho são Luan e Dátolo, normalmente os responsáveis pelas cobranças nas partidas. Além deles, o zagueiro Tiago, os armadores Cárdenas, Giovanni Augusto e Dodô e o atacante Thiago Ribeiro participam da atividade. Os demais jogadores de frente ensaiam finalizações de cabeça e com os dois pés.

Carlos ressalta que o aspecto emocional também atrapalha o time no momento de marcar os gols: “Vamos trabalhar em cima disso. O time está bem, mas precisamos absorver esses pontos que deixamos de conquistar. O Levir já nos pediu para treinar finalizações. Muitas vezes falta treino e tranquilidade. Tem hora que ficamos cara a cara e o goleiro defende, tem hora que ficamos nervosos... Isso nos prejudica”.

SEM PROBLEMAS Depois de folgar ontem, os jogadores retornam aos trabalhos hoje à tarde. O Galo não tem problemas de suspensão ou contusão para encarar o Vasco e Levir Culpi pode repetir a formação. O armador Guilherme pode finalmente ser relacionado. Na segunda-feira, ele jogou meio tempo do coletivo do time reserva, marcou um gol e foi elogiado pela comissão técnica. Mas seu retorno, segundo Levir, será gradual, até para evitar novos problemas musculares.

Atacantes alvinegros em 2015


Lucas Pratto
18 jogos
9 gols
25 finalizações certas
31 finalizações erradas
Média de 3,11 finalizações por partida

Luan
24 jogos
6 gols
27 finalizações certas
42 finalizações erradas
Média: 2,87 finalizações por partida

Carlos
22 jogos
4 gols
18 finalizações certas
16 finalizações erradas
Média: 1,54 finalizações por partida

Thiago Ribeiro
7 jogos
1 gol
5 finalizações certas
4 finalizações erradas
Média: 1,28 finalizações por partida
(Rodrigo Clemente/EM/D.A Press - 11/2/15)


8 jogos
2 gols
4 finalizações certas
7 finalizações erradas
Média: 1,37 finalizações por partida

André
2 jogos
1 gol
1 finalização certa
2 erradas
Média: 1,5 finalizações por partida

Dados: Footstats

Tags: seriea interiormg atlético