Atlético
None

ATLÉTICO

Engatou a terceira

Embalado, Atlético ganha mais uma e mantém briga direta com o Sport pela liderança. Thiago Ribeiro brilha diante do ferrolho do Coritiba e garante os gols da vitória

postado em 02/07/2015 11:00

EM DA PRESS
Se o mais importante no Campeonato Brasileiro é não dar espaço aos adversários em casa, o Atlético conseguiu cumprir seu objetivo e deixou o Independência ainda mais confiante em se manter no pelotão de frente. Com dois gols do atacante Thiago Ribeiro, o Galo bateu o Coritiba por 2 a 0 ontem, garantindo seu terceiro triunfo consecutivo na competição. Melhor: sem levar gols. A vitória, no entanto, não foi suficiente para a equipe chegar pela primeira vez à liderança, já que o Sport goleou o Internacional por 3 a 0, na Ilha do Retiro.

Apesar das dificuldades na articulação de jogadas ofensivas, a equipe mostrou-se segura defensivamente. Diferentemente do magro triunfo por 1 a 0 sobre o Joinville, no Mineirão, o Galo teve mais liberdade e foi melhor contra os paranaenses.

Herói do duelo, Thiago Ribeiro valorizou a sequência de jogos, o encaixe com os companheiros e a confiança do técnico Levir Culpi: “Quanto mais jogamos, mais nos entrosamos e nos adaptamos ao esquema proposto pelo treinador. Não é fácil jogar nessa função, já que é desgastante defender e estar na área para finalizar e marcar gols. Nunca fui centroavante e quem joga nas pontas se sacrifica demais. Mas fico feliz pelos gols e pela partida”.

O próximo compromisso será em Porto Alegre, sábado, contra o Internacional, adversário que eliminou o Galo nas oitavas de final da Libertadores. O time não terá o capitão Leonardo Silva, que levou o terceiro cartão amarelo, nem o armador Dátolo, com lesão muscular.

Com relação à disputa entre Sport e Atlético pela liderança, Levir Culpi entende que outros rivais poderão chegar à frente: “Vi o Sport jogando. Consistente, confiante. É candidato ao título. Mas não acho que Sport e Atlético vão polarizar a liderança. Conheço bem o campeonato, e a cada dois jogos há uma mudança brusca nas primeiras posições. É difícil fazer uma previsão e não temos como apontar um favorito”.

DUPLA INSPIRADA
Paciência foi o ponto-chave do Atlético para levar vantagem sobre uma equipe que se fechou com eficiência. Somente no primeiro tempo, o alvinegro chegou ao gol de Bruno sete vezes com perigo, mas não caprichou nas finalizações. Era nítido que a dificuldade do Galo era na criação – sem o machucado Dátolo, Giovanni Augusto ficou sobrecarregado e foi irregular. Por isso, Lucas Pratto deixava a área a todo momento e não aparecia na posição ideal para chutar ao gol.

Para alívio e felicidade da torcida alvinegra, Patric e Thiago Ribeiro estavam em noite inspirada. Melhores em campo, ambos protagonizaram os dois lances que resultaram nos gols, um em cada tempo. No primeiro, Lucas Pratto deu carrinho na intermediária e ganhou a dividida com um zagueiro. A bola sobrou para Giovanni Augusto e, em seguida, para Patric cruzar da direita. Thiago Ribeiro girou e chutou no canto direito. No segundo, quem iniciou a jogada foi o ex-jogador do Santos, que tabelou com o lateral e finalizou com precisão.

Foi o bastante para a torcida pôr fim à desconfiança e à apreensão com relação ao time e a intensificar o apoio aos jogadores. Levir dedicou a vitória aos ídolos do passado do Galo que estiveram no Horto. “Fiquei emocionado e dei um abraço no Reinaldo e no Éder. Graças a eles estamos aqui. É muito legal reconhecer o que esses atletas fizeram pelo time ao longo dos anos”.

Atlético 2 x Coritiba 0

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Giovanni Augusto (Josué 44 do 2º); Carlos (Maicosuel 18 do 2º), Thiago Ribeiro (Cárdenas 44 do 2º) e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

Coritiba
Bruno; Rodrigo Ramos, Luccas Claro, Welinton e Henrique; Alan Santos (Marcos Aurélio, intervalo), João Paulo, Thiago Galhardo e Lúcio Flávio (Misael 25 do 2º); Rafhael Lucas (Paulinho 25 do 2º) e Wellington Paulista
Técnico: Ney Franco

Estádio: Independência
Gols: Thiago Ribeiro 44 do 1º; Thiago Ribeiro 21 do 2º
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Rosnei Hoffman Scherer (SC)
Cartão amarelo: Lúcio Flávio, Thiago Galhardo, Welinton, Luccas Claro, Leonardo Silva, Carlos e Douglas Santos
Pagantes: 12.309
Renda: R$ 430.060